Sainz entra no top-60 de maiores vencedores da F1 após triunfo na Austrália

Após vitória na Austrália, Carlos Sainz subiu na lista de maiores vencedores e agora marca presença no top-60 da Fórmula 1. Foi apenas o terceiro triunfo da carreira do espanhol — todos pela Ferrari

A vitória de Carlos Sainz no GP da Austrália, realizado no último fim de semana, colocou o espanhol na lista dos 60 pilotos que mais venceram na história da Fórmula 1. Foi apenas o terceiro triunfo do companheiro de Charles Leclerc na categoria principal do automobilismo, mas o suficiente para colocá-lo no mesmo nível de outros nomes conhecidos como Didier Pironi, Johnny Herbert, Giancarlo Fisichella e Phil Hill, todos empatados na 59ª posição.

Após passar por uma cirurgia de urgência para a retirada do apêndice e ficar de fora do GP da Arábia Saudita, no início de março, Sainz fez todos os esforços possíveis para se recuperar a tempo de competir em Melbourne. Embora o próprio dono do #55 não acreditasse que seria possível assumir o cockpit da SF-24 no Albert Park, ele foi muito mais além e mostrou um ritmo impressionante para garantir a segunda posição do grid de largada antes de cruzar a linha de chegada na primeira posição no dia seguinte.

Foi apenas a terceira vitórias de Sainz na F1, porém, todas dignas de nota pela maneira como o espanhol superou os adversários e subiu no degrau mais alto do pódio. Embora o principal adversário de Carlos na Austrália tenha sido a sua própria condição física, ainda debilitada por causa do procedimento cirúrgico, as outras duas anteriores foram na base da persistência e inteligência para cima dos rivais.

No GP da Inglaterra de 2022, o piloto da Ferrari largou na pole, mas perdeu a posição de honra logo após a primeira curva, quando foi ultrapassado por Max Verstappen. Com o grave acidente envolvendo Guanyu Zhou logo nos primeiros metros do circuito de Silverstone, a bandeira vermelha foi acionada e todas as mudanças de posições foram canceladas, com a corrida relargando com cada piloto no colchete definido na classificação do dia anterior. De volta ao primeiro posto, Sainz largou melhor na segunda vez, mas cometeu um erro na décima volta e permitiu que o neerlandês da Red Bull lhe ultrapassasse novamente. Além do tricampeão, que teve problemas no RB18 e perdeu muitas posições nos giros seguintes, Carlos ainda precisou segurar a pressão de Leclerc e Lewis Hamilton. Após um safety-car causado por Esteban Ocon, que perdeu potência, o espanhol foi aos boxes e colocou pneus macios para as últimas 12 voltas, enquanto que o companheiro de equipe permaneceu na pista com os compostos mais duros e virou presa fácil para os rivais que vinham atrás. Sainz ultrapassou o monegasco e conquistou a primeira vitória da carreira.

Carlos Sainz venceu o GP da Austrália (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mais de um ano depois, no GP de Singapura de 2023, o #55 usou de uma estratégia genial para segurar Lando Norris e a dupla da Mercedes durante as últimas voltas no circuito de Marina Bay. Após a favorita Red Bull errar na configuração de ambos os carros para a prova, Verstappen e Sergio Pérez não tiveram a menor chance de vitória. Desta forma, coube a Sainz, que havia conquistado a pole-position no dia anterior, usar o DRS da McLaren de Norris para manter George Russell — que bateu nos momentos finais — e Hamilton distantes, já que os pilotos do time comandado por Toto Wolff optaram por uma estratégia diferente e estavam com muito mais ritmo. Ao manter Lando dentro da margem de 1s, o britânico poderia usar a asa móvel para tentar chegar no espanhol e, ao mesmo tempo, se afastar de George. No circuito apertado de Singapura, Norris conseguiu se defender enquanto não representava uma ameaça ao espanhol logo à frente. Como resultado, Sainz foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada e venceu a segunda na classe rainha.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.