Sainz defende estratégias da Ferrari e vê desgaste de pneus como “calcanhar de Aquiles”

Carlos Sainz disse que as escolhas estratégicas da Ferrari não foram um ponto fraco da equipe em 2023. Segundo ele, o principal problema está no desgaste de pneus, algo que limita as possibilidades de escolha da equipe dentro das corridas

Carlos Sainz defendeu as escolhas estratégicas da Ferrari na temporada 2023 da Fórmula 1 e disse que os planos da equipe passaram longe de ser o principal problema este ano. Segundo ele, o foco de evolução precisa ser o desgaste dos pneus, o que causa dificuldades reais no ritmo de corrida da SF-23.

Segundo o piloto espanhol, sétimo colocado no Mundial de Pilotos, a Ferrari até pode ter cometido alguns erros do tipo em 2023 — mas nada muito além de Red Bull e Mercedes, equipes que terminaram à frente da escuderia italiana. Para ele, definitivamente, este não foi o ponto fraco do time na temporada.

“Realmente não acho que tenhamos perdido muitos pontos por causa das estratégias esse ano”, destacou Sainz ao portal Motorsport-total. “Pode ser que tenhamos errado em algumas corridas, sim, mas não foi nosso calcanhar de Aquiles [em 2023]”, frisou o espanhol.

“Ao longo das 22 corridas, Mercedes e Red Bull também cometeram erros estratégicos”, apontou. “Se tivermos cometido erros mais vezes, então temos algo a otimizar. Mas está longe de ser nosso principal problema”, garantiu.

Sainz definiu o alto desgaste dos pneus como o principal problema da equipe (Foto: AFP)

Segundo Sainz, as possibilidades estratégicas passam a ser menores quando se tem um carro que sofre com o alto desgaste dos pneus aos domingos. Assim, a dificuldade de tentar uma ultrapassagem nas paradas dos boxes aumenta, já que o carro italiano tem mais problemas para manter o ritmo aos domingos do que seus rivais diretos.

“Se seu carro não é tão rápido aos domingos e você está forçando os pneus mais do que seus rivais, fica ainda mais difícil de acertar a estratégia”, explicou. “Com um desgaste acentuado, você está sempre em risco de ser atacado ou de sofrer um undercut”, ressaltou.

“Além disso, você fica impedido de tentar um overcut sobre alguém”, comentou Sainz. “Isso deixa muito pouco espaço para tentar outras possibilidades estratégicas”, finalizou.

Sainz terminou em sétimo lugar no Mundial de Pilotos de 2023 (Foto: AFP)

Sainz fechou a temporada com 200 pontos conquistados, cinco a menos do que Lando Norris e seis abaixo do companheiro Charles Leclerc. A Ferrari, por sua vez, ficou com o terceiro lugar nos Construtores ao somar 406 tentos, três a menos que a Mercedes. A Red Bull liderou com facilidade, somando 860 pontos ao longo do ano.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

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