Sainz destaca “objetivo cumprido” e vê subida de rendimento em 2023: “Mais consistente”

Carlos Sainz afirmou que tinha como objetivo atingir um ritmo mais consistente em 2023 e entender melhor a nova geração de carros da Fórmula 1. Segundo o espanhol, o alvo foi alcançado, mas ainda há trabalho a fazer para 2024

Único piloto fora da Red Bull a conquistar uma vitória na temporada 2023 da Fórmula 1, Carlos Sainz fechou o campeonato mais satisfeito com seu desempenho em 2023 do que em 2022. O espanhol foi o sétimo colocado no Mundial de Pilotos após a etapa de encerramento, em Abu Dhabi, seis pontos atrás do companheiro Charles Leclerc, sendo ultrapassado pelo monegasco justamente em Yas Marina. No entanto, se vê em uma posição melhor do que no ano anterior.

Segundo Sainz, o objetivo para 2023 era conseguir entender melhor a nova geração de carros da Fórmula 1, introduzida em 2022. O espanhol admitiu que não ficou satisfeito com seu desempenho no primeiro ano do novo regulamento técnico e tomou como propósito melhorar o próprio ritmo, tanto em voltas lançadas como também nas disputas.

“Sinto que, em 2022, não fui tão rápido como em 2021, com a geração antiga de carros”, disse Sainz. “E meu objetivo para 2023 era entender melhor essa nova geração e ser mais rápido, simplesmente ter mais velocidade — tanto na classificação quanto na corrida”, explicou.

“E acho que, definitivamente, alcancei essas duas coisas”, apontou. “Certamente me sinto mais rápido e bem mais no controle do carro nas classificações e nas corridas”, destacou o espanhol.

Em Singapura, Sainz garantiu a única vitória da Ferrari no ano (Foto: AFP)

Os números brutos, entretanto, sofreram com o domínio avassalador da Red Bull em 2023. Com três pódios e duas poles, Sainz ficou abaixo dos nove top-3 e três largadas na posição de honra de 2022. Além disso, também terminou duas posições atrás — foi quinto colocado no Mundial de Pilotos no ano anterior e sétimo na temporada que se encerrou no último mês de novembro.

Por outro lado, Sainz enxergou uma consistência maior este ano, com pontos altos de mais destaque do que em 2022. Ainda assim, para o espanhol, dono de duas vitórias na categoria — uma em cada temporada —, há bastante trabalho a fazer para o campeonato de 2024.

“E também fui mais consistente este ano, então, atingi picos maiores”, afirmou. “Os pontos baixos de 2023 não foram tão baixos como em 2022. Então, no geral, foi uma temporada melhor. Mas, infelizmente, não foi exatamente o que eu queria. Ainda tenho mais trabalho a fazer para o ano que vem”, admitiu.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.