Sainz responde e lidera segundo treino livre do GP da Itália. Verstappen é 2º

Carlos Sainz bateu o companheiro Charles Leclerc e o líder da Fórmula 1, Max Verstappen, para pontear o TL2 em Monza. Vantagem, entretanto, segue sendo pequena

TUDO SOBRE A SEXTA-FEIRA DE TREINOS LIVRES DA F1 NA ITÁLIA | Briefing

O que o primeiro dia de atividades da Fórmula 1 em Monza, nesta sexta-feira (9), mostrou de cenário é que uma vez mais existe equilíbrio entre Red Bull e Ferrari para abrir um fim de semana. Após o 1-2 no TL1, a equipe italiana voltou a liderar no segundo treino livre. Carlos Sainz, desta vez, deixou os carros rubro-taurinos para trás e foi o mais rápido.

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Assim como mais cedo, entretanto, o resultado não representa ampla vantagem. Max Verstappen tentou menos volta lançada de pneus macios que Sainz e terminou cerca. A diferença foi de apenas 0s143 e o segundo lugar. Charles Leclerc foi o terceiro, só 0s050 mais lento que o holandês. A proximidade é real.

A situação de Sainz não é do maior dos otimismos. O espanhol trocou toda a unidade de força e vai largar nas últimas posições do GP da Itália. Muita gente tem punição, mas, ao menos até o momento, somente Sainz, Lewis Hamilton e Yuki Tsunoda estão garantidos no fim da fila. Caso ninguém se junte a eles, os três estarão entre as posições 18 e 20, em ordem a ser definida pela classificação.

Atrás dos três primeiros colocados, o melhor do resto foi Lando Norris. O inglês ficou 0s6 mais lento que Sainz e menos de 0s1 na frente de George Russell. Sergio Pérez, Hamilton, Esteban Ocon, Fernando Alonso e Alexander Albon encerraram o top-10.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1. No sábado, o TL3 começa às 8h (de Brasília, GMT-3) e a classificação inicia às 11h.

Carlos Sainz está punido, mas, apesar disso, acelera (Foto: Ferrari)
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Confira como foi o TL2:

Nenhuma preocupação com mudanças climáticas para o segundo treino livre do GP da Itália. Com 27°C de temperatura ambiente, sol e 37°C no asfalto. As maiores questões eram as muitas punições do fim de semana: Lewis Hamilton, Carlos Sainz e Yuki Tsunoda largariam do fim da fila, ao passo que Max Verstappen, Valtteri Bottas e Sergio Pérez contavam com punições menores.

Sainz foi um dos que abriu a pista assim que a bandeira verde chegou: junto dele, Fernando Alonso, Mick Schumacher e Sebastian Vettel. O piloto da Ferrari usava pneus médios e partiu direto para uma volta cronometrada. É bom ressaltar que a Pirelli lançou mão da gama intermediária de pneus para o fim de semana: C2, C3 e C4.

Se Carlos anotou 1min23s156 de cara, Max Verstappen já apareceu na pista logo em seguida para cravar 1min23s021 e já assumir a ponta. Assim como aconteceu mais cedo, o traçado se encheu de gente ainda nos primeiros minutos de atividade. Sergio Pérez era o terceiro, mas Charles Leclerc ainda devia uma volta.

O motivo era provavelmente já estar pronto para testar verdadeiras voltas lançadas. Mesmo de pneus médios, escolha praticamente geral do começo do treino, fez 1min22s307 e já melhorou até a volta que valeu liderança no TL1.

Lando Norris durante o TL2 em Monza (Foto: AFP)

A Alpine ainda não resolveu o que fará com a vaga ao lado de Esteban Ocon para 2023, mas já apresentava um campeão do mundo em da garagem. Infelizmente para ela, um campeão no mundo de futebol: o atacante Olivier Giroud, do Milan, ganhador da Copa do Mundo com a seleção da França, em 2018. Na pista, Fernando Alonso fazia bonito e superava o tempo de Lewis Hamilton.

Enquanto a Mercedes começara o fim de semana tentando entender qual a distância para Ferrari e Red Bull, a Alpine mirava as Flechas Prateadas e se colocava em boa vantagem para a McLaren na sexta-feira. Enquanto isso, Daniel Ricciardo, Schumacher, Esteban Ocon e Alexander Albon testavam pneus duros.

Após 15 minutos, os pneus macios começaram a aparecer na pista e imediatamente passavam a se refletir na classificação. Valtteri Bottas saltou para quarto com a Alfa Romeo, mas a queda foi veloz. George Russell e Pérez saltaram na frente, assim como Alexander Albon e até o companheiro Guanyu Zhou. As coisas iam se normalizando.

Se dava para dizer que a Alpine olhava para a Mercedes após o primeiro treino e 15 minutos, a McLaren protestou: Lando Norris subiu o top-3, enquanto Ricciardo ficava momentaneamente entre os dez fronteiros.

Aí, enfim, o primeiro problema mais sério do fim de semana. Com pouco menos de 30 minutos, Schumacher parou o carro do lado de fora da pista antes. O motivo era ordem da Haas, notando uma questão de alguma ordem no carro. Bandeira vermelha e interrupção.

Mick Schumacher teve problemas no TL2 (Foto: Haas F1 Team)

Com metade do treino e bandeira vermelha, Verstappen liderava e contava com exatos 0s500 de vantagem para Leclerc. Norris, Sainz, Hamilton, Alonso, Albon, Pérez, Ricciardo e Zhou fechavam o top-10.

Após sete minutos, o treino voltou com mais 25 ainda pela frente. A correria com os pneus macios seguia sendo verdadeira. Não demorou até que Sainz marcasse 1min21s664 e assumisse a liderança.

Na verdade, apesar de mais gente com macios na pista na retomada do treino, logo em seguida já era notório ver gente testando o ritmo de corrida. Era o caso com Verstappen e Hamilton, já de pneus médios, por exemplo, assim como Alonso e Norris.

A pista deixou de ter novas voltas rápidas. Russell avisava no rádio que o uso da energia recuperada tinha de melhorar. Apesar de quase todos os pilotos estarem em ação, só com Schumacher parado, nada demais acontecia. O mais empolgante era Leclerc escapando duas vezes da pista enquanto fazia sua simulação de corrida.

Uma dessas rápidas escapadas, rendeu bandeira amarela e, em seguida, o aviso da direção de prova de que Tsunoda seria investigado por não diminuir a velocidade quando passou por ela. De qualquer maneira, ficaria para depois do treino. O japonês já abria o fim de semana punido exatamente por ter cinco chamadas de atenção da FIA, uma acima do limite.

Mas era apenas isso. O punido Sainz liderou o mesmo o treino e teve Verstappen e Leclerc na cola.

F1 2022, GP da Itália, Monza, TL2:

1C SAINZFerrari1:21.664 23   
2M VERSTAPPENRed Bull Honda1:21.807+0,14326   
3C LECLERCFerrari1:21.857+0,19322   
4L NORRISMcLaren Mercedes1:22.338+0,67428   
5G RUSSELLMercedes1:22.386+0,72223   
6S PÉREZRed Bull Honda1:22.394+0,73025   
7L HAMILTONMercedes1:22.503+0,83924   
8E OCONAlpine1:22.728+1,06428   
9F ALONSOAlpine1:22.752+1,08827   
10A ALBONWilliams Mercedes1:22.835+1,17124   
11D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:22.911+1,24725   
12G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:22.938+1,27429   
13V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:22.993+1,32925   
14P GASLYAlphaTauri Honda1:23.135+1,47124   
15Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:23.217+1,55330   
16K MAGNUSSENHaas Ferrari1:23.557+1,89324   
17S VETTELAston Martin Mercedes1:23.731+2,06724   
18L STROLLAston Martin Mercedes1:23.785+2,12126   
19N LATIFIWilliams Mercedes1:23.982+2,31822   
20M SCHUMACHERHaas Ferrari1:24.586+2,9229   
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