Sainz supera Verstappen e abre GP da Hungria como líder do TL1 em Hungaroring

Não foram Max Verstappen ou Charles Leclerc, favoritos para todos os fins de semana de 2022, mas Carlos Sainz quem liderou o TL1 na Hungria

SEBASTIAN VETTEL SE APOSENTA EM 2022: FÓRMULA 1 PERDE UM DOS GRANDES | WGP

A Fórmula 1 começou a andar em Hungaroring para o último fim de semana antes das férias de verão. Na manhã desta sexta-feira (29), os carros tomaram a pista travada do país do Leste Europeu para começar os trabalhos do GP da Hungria. Com a pista bem acima dos 50°C, pegando fogo, Carlos Sainz levou a melhor contra Max Verstappen e a Red Bull.

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A realidade é que o TL1 em Hungaroring foi um duelo de gato e rato entre Ferrari e Red Bull. Foram inúmeras trocas na liderança entre Sainz, Max Verstappen e Charles Leclerc. Os três passaram praticamente o mesmo tempo na liderança ao longo da hora, mas foi o espanhol que levou a melhor no fim das contas ao anotar o tempo de 1min18s750. Os indícios, entretanto, são de que as duas estão emparelhadas.

Verstappen veio na segunda posição, mas somente 0s130 atrás. Leclerc já não conseguiu baixar da casa de 1min19s, mas, mesmo assim, ficou menos de 0s3 mais lento que o companheiro de equipe.

A quarta colocação coube a Lando Norris, 0s5 mais lento numa McLaren que mostra se entender com as características da pista magiar. George Russell foi o quinto, porém 0s3 pior que Norris. O alérgico Sergio Pérez ficou somente em sexto e brilhou apenas quando a transmissão da TV mostrou que o mexicano foi ao rádio da Red Bull para espirrar três vezes e dizer que alguma coisa na pista causou a alergia.

Lewis Hamilton ficou grudado em Russell e Pérez, mas em nono, enquanto Daniel Ricciardo não conseguiu se manter no mesmo segundo do líder Sainz, mas ainda sobrou para a grande rival da McLaren na temporada. Esta é a Alpine, que contou com Esteban Ocon e Fernando Alonso em nono e décimo.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Hungria de Fórmula 1.

Carlos Sainz levou a melhor na primeira ida à pista (Foto: Ferrari)
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Confira como foi o TL1:

O calor da tarde húngara era esmagador, conforme o horário marcado para o primeiro treino livre, 14h locais [9h de Brasília] se aproximava. Com 32°C de temperatura ambiente e 55°C na pista, os carros receberam a bandeira verde para tomarem a pista de Hungaroring após um ano.

No fim de semana que encerra a parte da temporada disputada antes das férias de verão e 24 horas após anunciar que deixa a Fórmula 1 no fim da temporada, Sebastian Vettel foi quem primeiro saiu ao traçado. Na verdade, as duas Aston Martin deram o ar da graça logo no momento inicial. E foi um corre-corre para andar, porque 17 pilotos pintavam na pista com menos de quatro minutos de relógio liberado.

Entre as duas principais equipes da temporada, a primeira rodada de voltas rápidas chegou rápido e mostrou Max Verstappen andando em 1min21s235 e assumindo a dianteira, ao passo que Carlos Sainz vinha logo atrás. Mas Sainz daria o troco em seguida, andando já na casa de 1min20s6. Os tempos ainda cairiam bastante, porém. Se Sergio Pérez demorava a chegar, Charles Leclerc grudava em 1min20s225 para atirar ainda mais para baixo com os pneus macios.

O treino livre tinha uma novidade. Na verdade, um velho conhecido que também esteve na pista no TL1 da França, há uma semana: Robert Kubica, reserva da Alfa Romeo, que novamente pintava no carro de Valtteri Bottas para começar os trabalhos.

Enquanto isso, a transmissão da TV ligava o rádio de Pérez para mostra três espirros do mexicano. Sim, três espirros. Pérez espirrou firme três vezes seguidas e disse que estava com algum tipo de alergia.

Quem andava bem na sessão era a McLaren, aparentemente mais forte no começo da Hungria que na França. Lando Norris e Daniel Ricciardo se sobravam na frente da Alpine e chegavam a se colocar entre os seis primeiros. A Mercedes também começava em ritmo razoável, apesar das desconfianças de que tem carro bom para esse tipo de pista. Com George Russell um pouco melhor que Lewis Hamilton, os dois apareciam próximos aos rivais de Ferrari e Red Bull.

Sergio Pérez tem crise de espirro durante os treinos livres da F1 na Hungria (Vídeo: F1)

Se Leclerc, Verstappen, Sainz e Pérez chegaram a colocar 1s no quinto colocado – Russell – em dado momento, a razão era unicamente o fato de ninguém mais ter usado pneus macios. Depois que sobretudo a Mercedes colocou a borracha de faixa vermelha, a situação se tornou bem mais próxima. Importante destacar que, assim como aconteceu na França, a Pirelli selecionou a gama intermediária de pneus – C2, C3 e C4 – para o fim de semana da Hungria.

A liderança do treino seguia trocando de mãos. Verstappen chegou a recuperar, mas com quase metade da sessão, Leclerc andou em 1min19s4 para voltar ao topo. A posição não era nem um pouco segura, porém. Russell chegou a pular para segundo, abrindo os dois, mas rapidamente foi empurrado para baixo.

Para a segunda metade do treino, a AlphaTauri colocava os pneus macios e abria a sequência de equipes intermediárias que fariam o mesmo. A Haas fez igual e viu Mick Schumacher escapar da pista na curva 12 de Hungaroring – instantes depois, Hamilton faria o mesmo na Mercedes. A região da pista estava suja e facilitava o deslize. Russell quase escapou mais tarde, só que na curva um. Teve de travar os pneus.

Era Sainz quem vinha para tomar a frente com 20 minutos pela frente e assumir a dianteira com 1min19s262. Mas Verstappen responderia, como vinha sendo, ao cravar 1min18s880. Finalmente, a McLaren também utilizaram os pneus macios. Foi o suficiente para Norris pingar entre os primeiros colocados.

Acontece que Sainz queria muito mesmo liderar o TL1. O espanhol, que andou muito forte na França e foi atrapalhado por duas punições inteiramente causadas pela Ferrari, anotou 1min18s750 e reassumiu a liderança. Verstappen era o segundo, ao passo que Leclerc ficava em terceiro. Pérez seguia atrás de Norris e Russell.

Outra coisa que apareceu na sexta-feira foram as novas asas dianteiras da Aston Martin, tentando dar um salto de desempenho que ainda não apareceu num 2022 extremamente decepcionante. Vettel e Stroll estavam na 11ª e 12ª colocações nos dez minutos finais, quando várias equipes optaram por utilizar os pneus duros na pista.

E foi isso. A partir do momento que os pneus duros fizeram a primeira aparição, as voltas rápidas sumiram. Seriam a mesma pessoa? Brincadeira, apenas um humor para encerrar a primeira atividade do dia. Sainz foi mesmo o mais veloz.

F1 2022, GP da Hungria, Hungaroring, TL1:

1C SAINZFerrari1:18.750 26
2M VERSTAPPENRed Bull1:18.880+0.13024
3C LECLERCFerrari1:19.039+0.28926
4L NORRISMcLaren Mercedes1:19.299+0.54921
5G RUSSELLMercedes1:19.606+0.85628
6S PÉREZRed Bull1:19.622+0.87224
7L HAMILTONMercedes1:19.710+0.96025
8D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:19.841+1.09128
9E OCONAlpine1:20.348+1.59830
10F ALONSOAlpine1:20.377+1.62727
11S VETTELAston Martin Mercedes1:20.383+1.63326
12L STROLLAston Martin Mercedes1:20.414+1.66425
13P GASLYAlphaTauri Honda1:20.456+1.70628
14Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:20.695+1.94527
15G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:20.810+2.06023
16A ALBONWilliams Mercedes1:20.834+2.08428
17K MAGNUSSENHaas Ferrari1:20.921+2.17124
17M SCHUMACHERHaas Ferrari1:21.027+2.27725
19R KUBICAAlfa Romeo Ferrari1:21.179+2.42920
20N LATIFIWilliams Mercedes1:21.413+2.66327

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