Quem assume posto de Vettel na Aston Martin na temporada 2023 da Fórmula 1?

A aposentadoria de Sebastian Vettel ao fim da temporada abre agora uma corrida pela vaga do alemão na Aston Martin. A equipe ainda não se pronunciou sobre o mercado de pilotos, mas entende-se que há pelo menos seis candidatos ao posto do tetracampeão

Victor Martins analisa a decisão de Sebastian Vettel de se aposentar da F1 (Vídeo: Grande Prêmio)

A decisão de Sebastian Vettel em deixar as pistas da Fórmula 1 após o fim da temporada 2022 abre agora uma série de especulações sobre quem será o escolhido para assumir o posto do alemão na Aston Martin a partir do próximo ano. Entende-se que Lance Stroll siga na equipe que é de propriedade de seu pai, Lawrence. Então, resta saber quem vai completar as garagens da icônica marca britânica em 2023.

O caso é que a equipe inglesa ainda parecia trabalhar por um novo vínculo de Vettel. Tanto é que, na semana passada, Seb afirmou que havia “clara intenção de continuar” na F1 e renovar com a Aston Martin. A própria esquadra verde, por meio do chefe Mike Krack, dissera anteriormente que esperava “contar com Vettel por muito tempo”. Portanto, apesar de equipe e piloto tratarem o assunto como uma possibilidade nos últimos meses, a aposentadoria do alemão vai promover uma mudança de rumo no time.

E nesse momento, há pelo menos seis nomes associados a um possível acordo, que, por consequência, vai mexer também em outras equipes do grid. Mas o primeiro candidato natural é Nico Hülkenberg. O alemão é o piloto reserva da Aston Martin e substituiu Vettel no início da temporada, quando o tetracampeão foi diagnosticado com a Covid-19.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Niko Hulkenberg substituiu Vettel nas duas primeiras corridas e agora deixa a F1 novamente (Foto: Aston Martin)

Hülkenberg também já defendeu a Force India como titular entre 2011 e 2012 e, mais tarde, entre 2014 e 2016. Mais tarde, quando o time mudou para Racing Point, Nico foi chamado para o lugar de Sergio Pérez e Lance Stroll em 2020, nas ocasiões em que ambos contraíram o novo coronavírus.

Porém, há uma alternativa mais valiosa: Fernando Alonso. Entende-se que o espanhol esteja em negociação para mais dois anos com a Alpine, que ainda não decidiu o que fazer com o novato Oscar Piastri. Uma saída eventual de Alonso abriria a porta para o jovem australiano e resolveria, de certa forma, a vida de ambas as equipes.

O asturiano, por sua vez, já foi alvo de Lawrence Stroll – até mesmo da contratação de Vettel. E seria uma aquisição estelar para a esquadra esverdeada, devido a enorme experiência e o potencial de desenvolvimento.

Por outro lado, há caminhos que levam a pilotos mais jovens. O primeiro caso seria o de Mick Schumacher. Pupilo de Vettel, o alemão vem ganhando os holofotes com as recentes atuações com a Haas, mas segue sem novo contrato. A única ressalva seria a seguinte: em caso de um acordo com a Aston Martin, Schumacher deixaria o programa da Ferrari e teria de recalcular a rota. No entanto, não deixa de ser uma boa opção.

LEIA TAMBÉM
+Vettel menciona filhas e ações pelo clima ao justificar retirada da F1
+’Lenda e carreira notável’: a F1 comemora Vettel por aposentadoria
+Hamilton afirma que Vettel ‘deixa esporte melhor do que encontrou’
+Sebastian Vettel: todos números e os feitos da carreira na Fórmula 1

Fernando Alonso é uma opção valiosa, mas ele ainda negocia com a Alpine (Foto: Alpine)

Ainda nessa linha de jovens, é necessário destacar Piastri. Apesar da ligação com Alpine, o campeão da Fórmula 2 do ano passado tem sempre o nome cogitado na F1. Além da própria equipe francesa, Oscar já foi manchete em uma possível associação com a McLaren e com a Williams.

E outro campeão, o da FE de 2020, Nyck de Vries também pode ser colocado nessa lista. O holandês está sempre no radar do paddock da F1 e o laços com a Mercedes podem fortelecer uma eventual negociação. O piloto andou no lugar de Lewis Hamilton no TL1 em Paul Ricard e não fez feio, também figurou na Williams.

Por fim, ainda há Daniel Ricciardo. O australiano tem mais um ano de contrato com a McLaren, mas o desempenho claudicante de 2022 o coloca em uma posição de dúvida. Embora equipe e piloto tenham falado que o vínculo segue, as especulações não param, especialmente diante da fila de competidores que a esquadra inglesa tem em suas garagens.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.