Futura casa de Bortoleto na Fórmula 1, Audi chegou ao Brasil pelas mãos de Senna

Nova casa de Gabriel Bortoleto, Audi tem longa ligação com Ayrton Senna. Tricampeão mundial foi o responsável por iniciar a importação dos carros alemães para o Brasil nos anos 1990

Audi e Brasil vão se encontrar na Fórmula 1. Em preparação para a entrada no Mundial a partir de 2026, a marca alemã escolheu o paulista Gabriel Bortoleto como um de seus pilotos para fazer dupla com o alemão Nico Hülkenberg já em 2025, no último ano da nomenclatura Sauber na categoria e já nos preparativos para a mudança de motores que abre as portas para a entrada dos alemães.

A chegada de Bortoleto simboliza também um renascimento da relação entre a marca e o Brasil, iniciada ainda nos anos 1990 pelo principal nome brasileiro na história da Fórmula 1: o tricampeão mundial Ayrton Senna, que foi um dos responsáveis pela chegada da montadora das quatro argolas no pais.

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A importação de carros estrangeiros no Brasil ganhou força em 1990, quando o então presidente Fernando Collor de Mello criticou os modelos nacionais e prometeu varrer as “carroças” das ruas brasileiras, reduzindo o Imposto sobre Produtos Industrializados e anunciando uma política de incentivo para as compras de carros zero quilômetro.

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Ayrton Senna, em 1994 (Foto: Reprodução)

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Senna, no auge da carreira, procurava marcas internacionais para um investimento em concessionárias premium no Brasil, chegando a cogitar negócios com a Mercedes-Benz e a BMW. Com incentivo do amigo e companheiro de equipe Gerhard Berger, Ayrton procurou os dirigentes da Audi na sede da fábrica, em Ingolstadt, na Alemanha, e passou a articular a importação por meio da empresa Senna Import, que além de Ayrton, tinha como sócios o irmão, Leonardo Senna, e o empresário Ubirajara Guimarães.

Após um período de testes fora do Brasil para notar o comportamento dos carros no clima e no combustível brasileiro, junto do treinamento de mecânicos, construção das concessionárias e definição da linha de produtos, a Senna Imports trouxe os modelos 80, 100, S2 e S4 [estes dois últimos, esportivos] ao mercado brasileiro pela primeira vez em fevereiro de 1994, três meses antes da morte de Ayrton.

Um grande evento, em 29 de março daquele ano [dois dias após o abandono de Ayrton no GP do Brasil], marcou o início da Audi no Brasil. Realizado no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, teve o apresentador e comediante Jô Soares tirando um Audi 80 de dentro de um avião cargueiro da Varig.

Audi S2 foi um dos primeiros carros da marca no Brasil (Foto: Reprodução)

Dias depois, Senna fez uma apresentação especial para a imprensa especializada em Interlagos, com o S2 e o S4, que eram os únicos modelos esportivos da Audi no Brasil à época. Ayrton acabou falecendo em 1 de maio após acidente no GP de San Marino de Fórmula 1.

Mesmo depois da morte do tricampeão, a joint venture entre Audi e Senna Import seguiu, com direito a construção de uma fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, inaugurada em 1997, que produziu também veículos Volkswagen. Em 2005, a montadora comprou a parte do piloto, assumindo toda a operação de importação, fabricação e venda dos produtos no Brasil.

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