Leclerc culpa defeito na marcha por 5º lugar no grid do Catar: “Perdemos bastante”

Incomodado com o quinto lugar conquistado no grid de largada do GP do Catar, Charles Leclerc disse que um problema no carro da Ferrari o fez perder velocidade em aceleração máxima

Na briga pelo segundo lugar do Mundial de Construtores da F1 2023 contra a Mercedes, a Ferrari sofreu um baque nesta sexta-feira (6), dia de classificação para o GP do Catar, e viu os dois carros da equipe alemã se colocarem à sua frente para a corrida de domingo. Enquanto George Russell e Lewis Hamilton saem em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Charles Leclerc será o quinto — enquanto Carlos Sainz sai apenas em 12º.

Após a atividade, o monegasco reclamou de um problema no carro vermelho que o teria feito perder velocidade na última volta rápida, o que prejudicou suas chances de conseguir um posto melhor no grid de largada.

“Tivemos um problema em alta velocidade na última volta rápida, o que fez o carro descer uma marcha enquanto estava em aceleração máxima. Então, isso não foi bom”, lamentou Leclerc. “Perdemos bastante ali. Nós sofremos muito em cada uma das primeiras voltas. Éramos fortes na segunda, mas sofremos demais com os pneus traseiros nas saídas dos boxes”, admitiu.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Leclerc lamentou problema no carro da Ferrari e reclamou das voltas de saída dos boxes (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Com tantas dificuldades na volta de saída dos boxes, o plano de Leclerc era fazer mais um giro pelo circuito antes de abrir a volta rápida. No entanto, na primeira oportunidade que teve, precisou abandonar a tentativa ao sentir o problema no câmbio; na segunda, o monegasco não teve tempo para executar a estratégia.

“Então, acho que essa é a explicação de termos ido mal no Q3: tive apenas uma volta na última saída”, explicou. “Precisei abortar a primeira volta, pelo mesmo motivo, e não tive escolha a não ser fazer uma única volta na segunda saída”, reclamou.

“Maximizamos o que tínhamos, mas precisamos trabalhar ao longo da noite para encontrar ritmo rapidamente”, finalizou.

Fórmula 1 volta neste sábado (7), com a classificação para a sprint marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO EM TEMPO REAL e ainda exibe a corrida curta em segunda tela, às 14h15, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.