Verstappen atropela concorrência e conquista 10ª pole-position da temporada 2023 no Catar

Max Verstappen precisou de uma tentativa no Q3 para cravar 1min23s778 e não ser sequer ameaçado na classificação para o GP do Catar. George Russell e Lewis Hamilton fecharam na sequência após a dupla da McLaren ter os tempos de volta deletados por exceder os limites de pista

Max Verstappen precisou de uma única tentativa no Q3 para elevar o sarrafo e conquistar mais uma pole-position na temporada 2023 da Fórmula 1. O holandês cravou 1min23s778 na sessão desta sexta-feira (6) e vai largar na posição de honra no GP do Catar.

Após um treino bastante prejudicado pela areia na pista, poupando pneus macios ao máximo para a classificação, a definição do grid de largada até teve seus momentos de equilíbrio e algumas surpresas, sendo a maior a queda de Carlos Sainz ainda no Q2. Sergio Pérez também não conseguiu passar para a parte final da sessão por exceder os limites de pista em sua tentativa final e ter a volta deletada.

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Na ponta da tabela, uma briga um tanto equilibrada entre McLaren, Mercedes e Verstappen no Q2, com Lewis Hamilton chegando a liderar, enquanto Lando Norris e Oscar Piastri vieram na sequência, em terceiro e quarto por apenas 0s2. Só que Max mais uma vez deixou claro que Singapura foi um devaneio, colocando impressionantes 0s7 em sua primeira tentativa de volta rápida.

Max Verstappen não deu chance a ninguém no Catar (Foto: Red Bull Content Pool)

Não tinha o que fazer. A briga, na verdade, foi para se manter nos limites de pista e não comprometer qualquer décimo que valeria uma primeira fila. Norris era sempre o que mais chegava perto do tempo de Max, mas não conseguiu escapar dos track limits e teve todas as voltas adquiridas no Q3 deletadas. No final, ficou apenas em décimo, enquanto George Russell e Hamilton fecharam o top-3.

Mas o melhor ficou para o fim, aliás, para o momento da entrevista. Enquanto Russell procurava Norris, certo de que ele era o segundo colocado, Oscar Piastri foi todo feliz para o bate-papo na pista com Naomi Schiff quando foi informado ali, pela apresentadora, que também teve o seu tempo de volta deletado. Atônito, foi para as fotos oficiais mesmo caindo da terceira para a sexta posição.

Fernando Alonso, com isso, subiu para quarto, com Charles Leclerc levando a Ferrari ao quinto lugar. Pierre Gasly terminou em sétimo, à frente do companheiro de Alpine, Esteban Ocon. Valtteri Bottas foi o nono colocado, à frente de Norris.

A Fórmula 1 volta neste sábado (7), com a classificação para a sprint marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO EM TEMPO REAL e ainda exibe a corrida curta em segunda tela, às 14h15, em parceria com a Voz do Esporte.

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Charles Leclerc durante a classificação para o GP do Catar (Foto: AFP)

Confira como foi a classificação para o GP do Catar:

Após uma sessão de treino livre liderada por Verstappen e bastante dificultada pela areia que comprometeu a aderência da pista de Lusail, os pilotos voltaram à ação com o clima ainda muito quente: 31°C de temperatura ambiente, com 34°C no asfalto e 53% de umidade relativa. Os ventos diminuíram, a uma velocidade média de 12 km/h, mas a preocupação com a sujeira ainda era real, tanto que o grupo não perdeu tempo para ir à pista no Q1.

Q1: Sargeant, Stroll, Lawson, Magnussen e Zhou eliminados

Após os primeiros tempos de volta serem completados, Alonso assumiu a liderança com 1min26s715, porém a marca do espanhol logo foi superada por Leclerc em 0s271. Depois foi a vez de Norris pular para a ponta, porém teve a volta deletada por exceder os limites de pista. Piastri, por sua vez, colocou-se em quarto, com Gasly, Pérez, Alexander Albon, Ocon, Lance Stroll e Sainz fechando o primeiro top-10 da classificação.

Leclerc, então, melhorou a volta após perder posição para Ocon e recuperou o segundo o posto, mas o francês imediatamente deu o troco, num duelo curioso a menos de dez minutos para o final do Q1. Norris, em contrapartida, vinha com o melhor primeiro setor da pista ainda em busca de registrar tempo, mas optou por abortar o giro, permanecendo em último dos que apareciam com volta registrada.

Quem ainda vinha sem tempo era o duo da Mercedes, assim como Nico Hülkenberg. Quando enfim abriram volta rápida, a sete minutos para o fim da primeira parte da classificação, Hamilton cravou 1min26s093 e assumiu o segundo posto, porém viu Russell fazer um tempo 0s185 melhor que o seu, colocando-se apenas atrás de Alonso.

Com cinco minutos para o fim, Leclerc virou 1min25s452 e assumiu a liderança. Norris, em mais uma tentativa de conseguir uma volta decente, pegou o melhor segundo setor, cruzando a linha de chegada com uma volta 0s321 melhor que a do monegasco.

Na parte do desespero, Hülkenberg, Stroll, Guanyu Zhou, Albon e Kevin Magnussen eram os eliminados. 1min26s760 era o tempo de corte, de Liam Lawson, até que Albon conseguiu entrar no grupo dos 15 e jogou o representante da AlphaTauri para as cinco últimas posições.

Minuto final, Logan Sargeant entrou no Q2 e deixou o tempo de Albon a ser batido. Magnussen tentou, mas não conseguiu passar, ficando em 17°. Já o companheiro de Haas deu mais uma prova de que é muito forte em volta rápida, arrancando um nono lugar e jogando Sargeant para a zona de corte. Albon, então, veio para o lance final e conseguiu a 15ª posição, eliminando justamente o colega da Williams. Além dele, Stroll, Lawson, Magnussen e Zhou também não avançaram para o Q2. O piloto da Aston Martin, aliás, deixou o carro um tanto contrariado, chegando a empurrar um funcionário da equipe nos boxes.

Lance Stroll saiu empurrando todo mundo após cair no Q1 (Vídeo: F1TV)

Q2: Pérez e Sainz caem, Hamilton é o mais rápido na segunda parte

Mais 15 minutos pela frente, Piastri foi o primeiro a assumir a liderança com 1min25s745, 0s053 melhor que Sainz. Leclerc, então, baixou o tempo do australiano em 0s2 só no segundo setor, completando a volta em 1min25s348. Só que Verstappen não quis saber de brincadeira e baixou da casa de 1min25s, cravando 1min24s758 — 0s460 mais rápido que um surpreendente Gasly, que assumira a liderança segundos antes.

Menos de dez minutos para o fim, Russell e Hamilton ocuparam os segundo e terceiro lugares. Até então, Piastri, Hülkenberg, Sainz, Bottas e Norris eram os que ficavam de fora do Q3. O espanhol da Ferrari ainda deu uma errada a cinco minutos do fim e viu a classificação ficar ainda mais ameaçada, indo para o tudo ou nada na última tentativa.

Norris, ao contrário, acertou tudo e pulou para a liderança, com 1min24s685, enquanto Piastri ficou em segundo por apenas 0s039. Faltando pouco mais de 1min para o fim do Q2, Sainz conseguiu entrar em nono, enquanto Verstappen recuperava a liderança. Só que o tempo do #55 não foi suficiente para participar da última parte da classificação. Fim de sessão também para Pérez, que teve a última volta deletada, caindo no Q2 mais uma vez na temporada. Yuki Tsunoda, Albon e Hülkenberg foram os outros eliminados, enquanto Hamilton achou um ótimo tempo e fechou a segunda parte na liderança.

Oscar Piastri atônito ao saber na entrevista da volta deletada… (Foto: Reprodução/F1 TV)

Q3: Verstappen atropela e dupla da McLaren sucumbe aos limites de pista

Os últimos dez minutos da classificação começaram com Norris cravando os dois melhores primeiros setores, assumindo a liderança com 1min24s088. Só que a volta do #4 foi deletada, abrindo caminho para a liderança momentânea de Piastri, com 1min24s540.

Verstappen, então, foi simplesmente 0s7 mais rápido que o novato da McLaren na primeira tentativa e cravou 1min23s778, enquanto Hamilton pulou para o segundo lugar, seguido por Russell. Leclerc fechou o primeiro giro na quinta posição, seguido por Ocon, Alonso, Gasly, Bottas e Norris, ainda sem tempo.

Lando, então, foi para mais uma tentativa e novamente ficou bem próximo a Verstappen — 0s2, para ser mais exato, só que passou de novo do ponto. Ainda no carro, já sabia que não teria a volta validada, o que de fato aconteceu quando os pilotos já davam entrevistas. Só que a cena mais absurda aconteceu com Piastri, então terceiro, sendo avisado por Naomi Schiff que também tinha perdido o registro por infringir os limites de pista.

F1 2023, 17ª Etapa, GP do Catar, Grid de Largada:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda1:23.778 
2G RUSSELLMercedes1:24.219+0.441
3L HAMILTONMercedes1:24.305+0.527
4F ALONSOAston Martin Mercedes1:24.369+0.591
5C LECLERCFerrari1:24.424+0.646
6O PIASTRIMcLaren Mercedes1:24.540+0.762
7P GASLYAlpine1:24.553+0.775
8E OCONAlpine1:24.763+0.985
9V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:25.058+1.280
10L NORRISMcLaren Mercedes
11Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:25.301+1.523
12C SAINZFerrari1:25.328+1.550
13S PÉREZRed Bull Honda1:25.462+1.684
14A ALBONWilliams Mercedes1:25.707+1.929
15N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:25.783+2.005
16L SARGEANTWilliams Mercedes1:26.210+2.432
17L STROLLAston Martin Mercedes1:26.345+2.567
18L LAWSONAlphaTauri Honda1:26.635+2.857
19K MAGNUSSENHaas Ferrari1:27.046+3.268
20G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:27.432+3.654
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