Verstappen atropela concorrência e conquista 10ª pole-position da temporada 2023 no Catar
Max Verstappen precisou de uma tentativa no Q3 para cravar 1min23s778 e não ser sequer ameaçado na classificação para o GP do Catar. George Russell e Lewis Hamilton fecharam na sequência após a dupla da McLaren ter os tempos de volta deletados por exceder os limites de pista
Max Verstappen precisou de uma única tentativa no Q3 para elevar o sarrafo e conquistar mais uma pole-position na temporada 2023 da Fórmula 1. O holandês cravou 1min23s778 na sessão desta sexta-feira (6) e vai largar na posição de honra no GP do Catar.
Após um treino bastante prejudicado pela areia na pista, poupando pneus macios ao máximo para a classificação, a definição do grid de largada até teve seus momentos de equilíbrio e algumas surpresas, sendo a maior a queda de Carlos Sainz ainda no Q2. Sergio Pérez também não conseguiu passar para a parte final da sessão por exceder os limites de pista em sua tentativa final e ter a volta deletada.
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Na ponta da tabela, uma briga um tanto equilibrada entre McLaren, Mercedes e Verstappen no Q2, com Lewis Hamilton chegando a liderar, enquanto Lando Norris e Oscar Piastri vieram na sequência, em terceiro e quarto por apenas 0s2. Só que Max mais uma vez deixou claro que Singapura foi um devaneio, colocando impressionantes 0s7 em sua primeira tentativa de volta rápida.
Não tinha o que fazer. A briga, na verdade, foi para se manter nos limites de pista e não comprometer qualquer décimo que valeria uma primeira fila. Norris era sempre o que mais chegava perto do tempo de Max, mas não conseguiu escapar dos track limits e teve todas as voltas adquiridas no Q3 deletadas. No final, ficou apenas em décimo, enquanto George Russell e Hamilton fecharam o top-3.
Mas o melhor ficou para o fim, aliás, para o momento da entrevista. Enquanto Russell procurava Norris, certo de que ele era o segundo colocado, Oscar Piastri foi todo feliz para o bate-papo na pista com Naomi Schiff quando foi informado ali, pela apresentadora, que também teve o seu tempo de volta deletado. Atônito, foi para as fotos oficiais mesmo caindo da terceira para a sexta posição.
Fernando Alonso, com isso, subiu para quarto, com Charles Leclerc levando a Ferrari ao quinto lugar. Pierre Gasly terminou em sétimo, à frente do companheiro de Alpine, Esteban Ocon. Valtteri Bottas foi o nono colocado, à frente de Norris.
A Fórmula 1 volta neste sábado (7), com a classificação para a sprint marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e ainda exibe a corrida curta em segunda tela, às 14h15, em parceria com a Voz do Esporte.
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Confira como foi a classificação para o GP do Catar:
Após uma sessão de treino livre liderada por Verstappen e bastante dificultada pela areia que comprometeu a aderência da pista de Lusail, os pilotos voltaram à ação com o clima ainda muito quente: 31°C de temperatura ambiente, com 34°C no asfalto e 53% de umidade relativa. Os ventos diminuíram, a uma velocidade média de 12 km/h, mas a preocupação com a sujeira ainda era real, tanto que o grupo não perdeu tempo para ir à pista no Q1.
Q1: Sargeant, Stroll, Lawson, Magnussen e Zhou eliminados
Após os primeiros tempos de volta serem completados, Alonso assumiu a liderança com 1min26s715, porém a marca do espanhol logo foi superada por Leclerc em 0s271. Depois foi a vez de Norris pular para a ponta, porém teve a volta deletada por exceder os limites de pista. Piastri, por sua vez, colocou-se em quarto, com Gasly, Pérez, Alexander Albon, Ocon, Lance Stroll e Sainz fechando o primeiro top-10 da classificação.
Leclerc, então, melhorou a volta após perder posição para Ocon e recuperou o segundo o posto, mas o francês imediatamente deu o troco, num duelo curioso a menos de dez minutos para o final do Q1. Norris, em contrapartida, vinha com o melhor primeiro setor da pista ainda em busca de registrar tempo, mas optou por abortar o giro, permanecendo em último dos que apareciam com volta registrada.
Quem ainda vinha sem tempo era o duo da Mercedes, assim como Nico Hülkenberg. Quando enfim abriram volta rápida, a sete minutos para o fim da primeira parte da classificação, Hamilton cravou 1min26s093 e assumiu o segundo posto, porém viu Russell fazer um tempo 0s185 melhor que o seu, colocando-se apenas atrás de Alonso.
Com cinco minutos para o fim, Leclerc virou 1min25s452 e assumiu a liderança. Norris, em mais uma tentativa de conseguir uma volta decente, pegou o melhor segundo setor, cruzando a linha de chegada com uma volta 0s321 melhor que a do monegasco.
Na parte do desespero, Hülkenberg, Stroll, Guanyu Zhou, Albon e Kevin Magnussen eram os eliminados. 1min26s760 era o tempo de corte, de Liam Lawson, até que Albon conseguiu entrar no grupo dos 15 e jogou o representante da AlphaTauri para as cinco últimas posições.
Minuto final, Logan Sargeant entrou no Q2 e deixou o tempo de Albon a ser batido. Magnussen tentou, mas não conseguiu passar, ficando em 17°. Já o companheiro de Haas deu mais uma prova de que é muito forte em volta rápida, arrancando um nono lugar e jogando Sargeant para a zona de corte. Albon, então, veio para o lance final e conseguiu a 15ª posição, eliminando justamente o colega da Williams. Além dele, Stroll, Lawson, Magnussen e Zhou também não avançaram para o Q2. O piloto da Aston Martin, aliás, deixou o carro um tanto contrariado, chegando a empurrar um funcionário da equipe nos boxes.
Q2: Pérez e Sainz caem, Hamilton é o mais rápido na segunda parte
Mais 15 minutos pela frente, Piastri foi o primeiro a assumir a liderança com 1min25s745, 0s053 melhor que Sainz. Leclerc, então, baixou o tempo do australiano em 0s2 só no segundo setor, completando a volta em 1min25s348. Só que Verstappen não quis saber de brincadeira e baixou da casa de 1min25s, cravando 1min24s758 — 0s460 mais rápido que um surpreendente Gasly, que assumira a liderança segundos antes.
Menos de dez minutos para o fim, Russell e Hamilton ocuparam os segundo e terceiro lugares. Até então, Piastri, Hülkenberg, Sainz, Bottas e Norris eram os que ficavam de fora do Q3. O espanhol da Ferrari ainda deu uma errada a cinco minutos do fim e viu a classificação ficar ainda mais ameaçada, indo para o tudo ou nada na última tentativa.
Norris, ao contrário, acertou tudo e pulou para a liderança, com 1min24s685, enquanto Piastri ficou em segundo por apenas 0s039. Faltando pouco mais de 1min para o fim do Q2, Sainz conseguiu entrar em nono, enquanto Verstappen recuperava a liderança. Só que o tempo do #55 não foi suficiente para participar da última parte da classificação. Fim de sessão também para Pérez, que teve a última volta deletada, caindo no Q2 mais uma vez na temporada. Yuki Tsunoda, Albon e Hülkenberg foram os outros eliminados, enquanto Hamilton achou um ótimo tempo e fechou a segunda parte na liderança.
Q3: Verstappen atropela e dupla da McLaren sucumbe aos limites de pista
Os últimos dez minutos da classificação começaram com Norris cravando os dois melhores primeiros setores, assumindo a liderança com 1min24s088. Só que a volta do #4 foi deletada, abrindo caminho para a liderança momentânea de Piastri, com 1min24s540.
Verstappen, então, foi simplesmente 0s7 mais rápido que o novato da McLaren na primeira tentativa e cravou 1min23s778, enquanto Hamilton pulou para o segundo lugar, seguido por Russell. Leclerc fechou o primeiro giro na quinta posição, seguido por Ocon, Alonso, Gasly, Bottas e Norris, ainda sem tempo.
Lando, então, foi para mais uma tentativa e novamente ficou bem próximo a Verstappen — 0s2, para ser mais exato, só que passou de novo do ponto. Ainda no carro, já sabia que não teria a volta validada, o que de fato aconteceu quando os pilotos já davam entrevistas. Só que a cena mais absurda aconteceu com Piastri, então terceiro, sendo avisado por Naomi Schiff que também tinha perdido o registro por infringir os limites de pista.
F1 2023, 17ª Etapa, GP do Catar, Grid de Largada:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:23.778 | |
2 | G RUSSELL | Mercedes | 1:24.219 | +0.441 |
3 | L HAMILTON | Mercedes | 1:24.305 | +0.527 |
4 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:24.369 | +0.591 |
5 | C LECLERC | Ferrari | 1:24.424 | +0.646 |
6 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:24.540 | +0.762 |
7 | P GASLY | Alpine | 1:24.553 | +0.775 |
8 | E OCON | Alpine | 1:24.763 | +0.985 |
9 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:25.058 | +1.280 |
10 | L NORRIS | McLaren Mercedes | — | — |
11 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:25.301 | +1.523 |
12 | C SAINZ | Ferrari | 1:25.328 | +1.550 |
13 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:25.462 | +1.684 |
14 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:25.707 | +1.929 |
15 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:25.783 | +2.005 |
16 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:26.210 | +2.432 |
17 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:26.345 | +2.567 |
18 | L LAWSON | AlphaTauri Honda | 1:26.635 | +2.857 |
19 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:27.046 | +3.268 |
20 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:27.432 | +3.654 |