Leclerc diz que “não havia muito o que fazer” em disputa com Verstappen em Jedá

Em desvantagem nas retas, Leclerc tentou utilizar o DRS para se defender, mas essa tática foi descoberta pelo campeão mundial no GP da Arábia Saudita

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE O GP DA ARÁBIA SAUDITA DE F1 | Briefing

Assim como aconteceu no Bahrein, Charles Leclerc e Max Verstappen protagonizaram uma intensa busca pela vitória no GP da Arábia Saudita. Porém, ao contrário da etapa de abertura da temporada 2022 da Fórmula 1, o campeão mundial levou a melhor sobre o piloto da Ferrari e venceu a prova em Jedá, aproveitando ao máximo o desempenho da Red Bull nas retas do circuito de rua. Apesar da desvantagem nessas situações, o monegasco analisou a disputa e afirmou que não havia muito o que fazer para evitar o segundo lugar.

“Eu sabia que minha fraqueza era a velocidade nas retas em comparação com a Red Bull”, afirmou, em entrevista à TV britânica Sky Sports. “Funcionou uma vez e, na segunda vez, ele entendeu e freou muito cedo”, lembrou o líder do campeonato.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Mesmo com apenas duas corridas realizadas nesta temporada, Leclerc e Verstappen já criaram grandes momentos neste ano. Adversários desde os tempos de kart, os jovens pilotos estão protagonizando uma disputa ferrenha, mas até o momento, também sadia em busca da vitória. No GP da Arábia Saudita, a batalha entre os dois foi conduzida de maneira estratégica, com Leclerc levando vantagem no primeiro setor da pista, em trechos que exigiram mais carga aerodinâmica dos carros, e Verstappen com ampla vantagem nas longas retas de Jedá, já que o acerto do carro da Red Bull tinha menos downforce.

Nas voltas finais, quando a luta pela vitória ficou mais intensa, o piloto da Ferrari, mesmo na liderança da prova, optou por ficar atrás de Verstappen momentos antes do ponto de aferição do DRS, para que pudesse abrir a asa móvel e adquirir velocidade para se defender dos ataques do adversário.

A disputa entre Charles Leclerc e Max Verstappen no GP da Arábia Saudita de F1 (Foto: F1)

Ultrapassado pelo atual campeão do mundo, Leclerc tentou dar o troco ao se manter próximo nas áreas de DRS, mas a velocidade de reta do RB18, somada à bandeira amarela no primeiro setor causada pelo toque entre Alexander Albon e Lance Stroll, justamente na parte onde a Ferrari era mais competitiva, deixou o monegasco sem chance de recuperar a liderança da corrida.

“Foi complicado. Vou analisar a corrida, mas acho que não havia muito mais que eu pudesse fazer. Perdemos uma oportunidade com as bandeiras amarelas na curva 1, então não tínhamos o DRS lá, o que poderia ter sido uma oportunidade de estar ao lado de Max no final da reta”, salientou Leclerc. “Estamos trabalhando muito bem em equipe. Acho que a única coisa que teria mudado era uma carga aerodinâmica mais baixa”, acrescentou.

Apesar de ter sido superado e não alcançar a sua segunda vitória na temporada, Leclerc exaltou a disputa com Verstappen nas duas primeiras provas de 2022. “Foi divertido, gosto de corridas assim. Os novos regulamentos definitivamente estão funcionando”, completou.

Charles Leclerc segurou Verstappen por boa parte da corrida, mas campeão mundial foi melhor no final (Foto: Ferrari)

Ao término da corrida, Verstappen também enalteceu as grandes disputas com o monegasco da Ferrari nas duas provas da temporada 2022 da F1. “Temos muito respeito um pelo outro, e é por isso que temos essas boas batalhas”, disse.

Com a vitória no GP do Bahrein, o segundo lugar na Arábia Saudita e duas voltas mais rápidas, Leclerc aumentou a vantagem na liderança sobre o companheiro, Carlos Sainz, de sete para 12 pontos. Porém, a distância entre o piloto e Verstappen, que era de 26 pontos antes da prova em Jedá, caiu para 20 após a vitória do atual detentor do Mundial de Pilotos.

A terceira etapa da temporada 2021 da F1 acontece em Melbourne, na Austrália, no próximo dia 10 de abril.

LEIA TAMBÉM
+Sainz critica demora da FIA em pedir troca de posição a Pérez: “Confusão desnecessária”
+Hamilton se diz aliviado com fim do GP da Arábia Saudita: “Só quero ir para casa”

HAAS SURPREENDE E MOSTRA QUE NÃO TEM NADA A PERDER NA FÓRMULA 1 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.