Leclerc reforça “excelente relação” com Sainz após polêmica em Las Vegas e prega união

O que acontece em Las Vegas, fica em Las Vegas. Charles Leclerc garantiu que fez as pazes com Carlos Sainz após discussão na última corrida e afirmou que "um precisa do outro" para ajudar a Ferrari na briga pelo título do Mundial de Construtores

Como não poderia ser diferente, Charles Leclerc foi questionado sobre o desentendimento que teve com Carlos Sainz no GP de Las Vegas, realizado no último domingo (24). O monegasco afirmou que sempre teve uma “excelente relação” com o espanhol e que agora ambos estão focados em ajudar a Ferrari a derrotar a McLaren na disputa pelo título do Mundial de Construtores.

Na 32ª volta da etapa nos Estados Unidos, logo após efetuar a segunda troca de pneus, o #16 foi informado pelo engenheiro de corrida, Bryan Bozzi, de que o espanhol havia sido ordenado a não ultrapassá-lo. No entanto, o dono da SF-24 #55 ignorou completamente as instruções e tomou a posição, deixando o companheiro de equipe revoltado.

Na última terça-feira, o renomado jornalista italiano Leo Turrini trouxe a informação de que Frédéric Vasseur, chefe do time de Maranello, convocou uma reunião e cobrou uma “colaboração leal” entre os pilotos nas duas corridas que ainda restam na temporada 2024 da Fórmula 1. O dirigente teria afirmado que qualquer nova discussão seria considerada algo “intolerável”.

Presente no Catar para a 23ª e penúltima prova do ano, Leclerc foi questionado sobre o ocorrido. Embora estivesse um pouco relutante para falar sobre o assunto, o piloto de 27 anos garantiu que já fez as pazes com Sainz e que o objetivo é tirar os 24 pontos que a equipe tem de desvantagem para o time de Lando Norris e Oscar Piastri no campeonato.

Charles Leclerc reclamou pelo rádio da Ferrari sobre postura de Carlos Sainz (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Norris x Leclerc, McLaren x Ferrari: o que ainda está em jogo na reta final da F1 2024

“Não quero voltar ao que aconteceu em Las Vegas. Essas são as últimas corridas da temporada e devemos fazer absolutamente tudo o que pudermos para conquistar o Mundial de Construtores. A única coisa que importa é isso”, disse durante a entrevista coletiva desta quinta-feira em Lusail. “Conversamos sobre Las Vegas e está tudo bem, o que é o mais importante. Sempre tive uma excelente relação com Carlos”, continuou.

“Houve algumas corridas em que, por vezes, as coisas não aconteceram exatamente como gostaríamos, mas o mais importante é discutir sobre isso e seguir em frente. Está muito claro para ambos que queremos conquistar o Mundial, e só conseguiremos atingir esse objetivo se trabalharmos em equipe. Tenho certeza de que não haverá problemas neste sentido”, declarou Leclerc.

O que aconteceu em Las Vegas, porém, não foi algo novo. Na Espanha, por exemplo, a dupla foi flagrada discutindo no parque fechado depois de se tocarem na corrida. Na Cidade do México, Charles passou reto e não cumprimentou imediatamente o companheiro ao descer do carro. O monegasco, todavia, reclamou da imagem “tirada de contexto”.

Charles Leclerc garantiu que o foco está em ajudar a Ferrari na busca pelo título (Foto: Ferrari)

“Às vezes, fui um pouco mais longe, outras vezes, ele foi mais longe. Essas situações têm exigido discussões entre nós. Olhamos um nos olhos do outro e nos entendemos na hora — esse tipo de discussão é necessário para reiniciar um pouco a situação”, apontou.

“Não teremos problemas nas últimas corridas da temporada, pois, no fim, será benéfico para os dois tentar vencer o Mundial de Construtores. Sabemos que uma oportunidade como esta não surge com muita frequência — ambos temos de fazer tudo o que pudermos para tentar vencer, precisamos um do outro para fazer isso”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Catar, em Lusail, e transmite classificações e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Na sexta-feira (29), às 10h30 (de Brasília, GMT-3), acontece o único treino livre. Depois, às 14h30, os pilotos realizam a classificação sprint. No sábado (30), retornam para a largada da prova curta às 11h. Em seguida, às 15h, disputam a classificação. Por fim, a largada da corrida no Catar será no domingo (1), às 13h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.