Leclerc responde e lidera TL2 do GP da Hungria. Norris é 2º e Verstappen, 4º

Líder da atividade por cerca de 50 minutos, Charles Leclerc terminou mesmo como o mais rápido do TL2 em Hungaroring. Tempos foram bem próximos entre as equipes

TUDO SOBRE A SEXTA-FEIRA DE TREINOS LIVRES DA F1 nA HUNGRIA | Briefing

Se a previsão do tempo apontava a possibilidade de chuva no segundo treino livre para o GP da Hungria, realizado no começo da tarde desta sexta-feira (29), a realidade foi que não passou nem perto. Com pista totalmente seca, Hugaroring ofereceu mais uma demonstração de que há extrema paridade entre as equipes. Mas quem levou a melhor novamente foi a Ferrari: Charles Leclerc foi o mais rápido e fechou o dia com moral em alta.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O monegasco passou a liderar o treino assim que deu a primeira volta rápida e foi batido quase na marca de metade da atividade graças ao primeiro giro de pneus macios de Lando Norris. Quando colocou os pneus mais rápidos, porém, imediatamente fez 1min18s445 e retomou a dianteira. Controle absoluto, portanto.

Acabou sendo um treino menos movimentado do que se imaginava em termos de voltas lançadas. Após um TL1 que ficou mudando de mãos a todo momento durante os 60 minutos, desta vez foi diferente. Com 25 minutos no relógio, mais ou menos, as voltas rápidas cessaram. Norris ficou mesmo em segundo, seguido por Carlos Sainz. Max Verstappen foi 0s283 mais lento que Leclerc, mas terminou na quarta colocação. Tudo muito apertado.

Na realidade, os dez primeiros colocados estiveram no mesmo segundo. Daniel Ricciardo foi o quinto, enquanto Fernando Alonso e Sebastian Vettel vieram na sequência. O tetracampeão, que se aposenta no fim de 2022, tirou rendimento de uma Aston Martin que tem nova asa traseira para o fim de semana. George Russell, Sergio Pérez e Valtteri Bottas completaram o top-10. Lewis Hamilton foi 11º numa Mercedes que não respondeu tão bem no TL2 quanto havia feito mais cedo.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Hungria. No sábado, o TL3 está marcado para as 8h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação começa às 11h.

Charles Leclerc: mais rápido da sexta-feira (Foto: Ferrari)
Paddockast #158: O que a Ferrari pode aprender com os erros e acertos do passado?

Confira como foi o TL2:

É verdade que a temperatura ambiente estava ainda maior do que no TL1, na casa de 33°C, mas a pista se apresentava levemente abaixo da casa de 50°C para o segundo treino livre do fim de semana da Fórmula 1 em Magyoród, onde fica o circuito de Hungaroring, na região metropolitana de Budapeste.

Assim como aconteceu no primeiro treino, as duas Aston Martin tomaram a pista antes de qualquer outro carro quando a bandeira verde foi acionada. A equipe tem uma nova asa traseira para o fim de semana e aproveitou a sexta-feira para fazer diversos testes com ela.

Da mesma forma, também, que aconteceu no TL1, a pista encheu rapidamente. E logo tinha uma Ferrari na frente: Charles Leclerc, com 1min18s911 e de pneus médios. Carlos Sainz colocou logo atrás, mas 0s6 mais lento. Se Sainz estava bem com os pneus macios, aparecia bem pior com os médios.

A grande maioria das equipes começava o dia de pneus médios. Somente a Williams testava os macios, enquanto McLaren e Esteban Ocon iniciavam as ações utilizando os pneus duros. A gama de borracha oferecida pela Pirelli no fim de semana é, da maneira que também fora na França, intermediária: C2, C3 e C4.

Sebastian Vettel começou bem na Hungria (Foto: Aston Martin)

Mick Schumacher quase perdeu o controle do carro na chicane e teve de deslizar o carro para evitar qualquer questão mais séria. Na sequência, a Mercedes avisou a Lewis Hamilton que a diferença dele para o líder, Leclerc, era de 1s9. A reação foi de um suspiro.

A Red Bull aparecia com Max Verstappen e Sergio Pérez no mesmo segundo de Leclerc, algo que ninguém mais tinha após 15 minutos, mas Max estava 0s7 mais lento. Checo, pior, 0s9. Bastante considerável naquele ponto. Era Fernando Alonso quem aparecia com o quinto tempo.

Quem pintava na tabela era Sebastian Vettel, o aposentado do fim do ano, com o carro atualizado na Aston Martin: apareceu entre os cinco primeiros. Ao passo que Alexander Albon fazia o caminho inverso, perdia a traseira do carro na entrada da curva um e rodava para ficar parado fora da pista. Ainda conseguiu religar o carro e seguir viagem mesmo assim.

Aí, depois de 25 minutos de treino, os pneus macios começavam a aparecer. Lando Norris se valeu disso e subiu para a liderança ao cravar 1min18s662. Duraria até Leclerc voltar, agora também de macios, para fazer 1min18s445.

Alexander Albon escapou da pista (Foto: Reprodução)

Com 30 minutos passados, Leclerc seguia na frente e tinha Norris na segunda colocação. Alonso, Vettel, Sainz, Pérez, Valtteri Bottas, Hamilton, Guanyu Zhou e Esteban Ocon completavam o top-10.

Após uma sequência pesada de voltas rápidas, as simulações de classificação foram diminuindo quase que inteiramente. Verstappen melhorou o tempo dele e foi para a quarta colocação, mas a pista se tranquilizou. Russel escapou na curva um, mas também nada sério. As simulações de corrida tomaram conta.

Dono do segundo tempo e bem posicionado com a McLaren para o fim de semana, Norris recebeu uma chamada após atacar a zebra de uma das curvas. “Temos de ficar atentos às zebras para proteger esse assoalho, certo? Tome cuidado”, disse o engenheiro no rádio.

Lando Norris apareceu bem no TL2 (Foto: AFP)

A Ferrari também deu ordem a um de seus pilotos, o líder Leclerc, com cerca de 15 minutos pela frente. O toque do carro #16 parecia baixo demais em quarta marcha e, assim, a equipe quis ver de perto e chamou o monegasco para os boxes. Menos de quatro minutos mais tarde, voltou ao traçado.

Verstappen e Hamilton lamentavam outras questões. O líder do campeonato disse que as irregularidades da pista eram uma “piada”, enquanto Hamilton avisou à Mercedes que o carro estava instável demais.

Nos últimos minutos, porém, não havia qualquer movimento para melhorar tempo. Desta feita, Leclerc finalizou mesmo como o líder e foi seguido por Norris. Sainz e Verstappen vieram na sequência, ao passo que Hamilton terminou fora do top-10.

F1 2022, GP da Hungria, Hungaroring, TL2:

1C LECLERCFerrari1:18,445 27
2L NORRISMcLaren Mercedes1:18,662+0,21729
3C SAINZFerrari1:18,676+0,23129
4M VERSTAPPENRed Bull1:18,728+0,28326
5D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:18,872+0,42727
6F ALONSOAlpine1:19,049+0,60430
7S VETTELAston Martin Mercedes1:19,253+0,80831
8G RUSSELLMercedes1:19,355+0,91028
9S PÉREZRed Bull1:19,397+0,95228
10V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:19,411+0,96630
11L HAMILTONMercedes1:19,547+1,10223
12G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:19,605+1,16026
13E OCONAlpine1:19,614+1,16927
14L STROLLAston Martin Mercedes1:19,702+1,25730
15P GASLYAlphaTauri Honda1:19,730+1,28528
16K MAGNUSSENHaas Ferrari1:19,818+1,37329
17M SCHUMACHERHaas Ferrari1:19,985+1,54020
18N LATIFIWilliams Mercedes1:20,488+2,04330
19Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:20,521+2,07631
20A ALBONWilliams Mercedes1:20,615+2,17020

LEIA TAMBÉM
+ Vettel decide deixar Fórmula 1 e anuncia aposentadoria para fim da temporada 2022
+Vettel menciona filhas e ações pelo clima ao justificar retirada da F1

+ Quem assume posto de Vettel na Aston Martin na temporada 2023 da Fórmula 1?
+Sebastian Vettel: todos números e os feitos da carreira na Fórmula 1

LECLERC PRECISA APRENDER A SE PERDOAR APESAR DE ERRO NA F1 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.