Chefe admite que Vandoorne pode seguir “parte da família McLaren” e sugere encontrar vaga na Indy

Zak Brown, chefe da McLaren, pensa que Stoffel Vandoorne tem talento suficiente para seguir na F1, indicando a Toro Rosso. Mas avisa: se o belga quiser, a equipe britânica está disposta a apoiar a busca por uma nova vaga, mesmo em outra categoria

Stoffel Vandoorne começou a semana com a notícia da demissão na McLaren ao fim de 2018, abrindo caminho para Lando Norris em 2019. Mas talvez esse não seja o fim da relação do belga com a equipe: de acordo com Zak Brown, chefe da McLaren, existe o interesse em manter o belga como “parte da família”, apoiando a busca por novas vagas.
 
“Qualquer coisa que pudermos fazer para ajudar o Stoffel, nós faríamos sem pensar duas vezes”, disse Brown, questionado pelo site ‘Crash.net’. “Consideramos ele parte da família, alguém incrível de se trabalhar. Espero que ele se encaixe na F1 porque esse é o lugar que ele merece, mas vocês sabem que temos outras atividades que estamos considerando. Eu não hesitaria em manter o Stoffel na família McLaren se aparecer uma outra vaga em que ele tem interesse”, seguiu.
 
Uma das “outras atividades” cogitadas pela McLaren é a presença na Indy. Ainda não se sabe ao certo o nível de envolvimento buscado pelos britânicos no campeonato americano, mas a possibilidade de fundar uma equipe do zero ainda não foi descartada – o que se tornaria uma alternativa para Vandoorne.
Stoffel Vandoorne tem o apoio da McLaren para definir o futuro (Foto: McLaren)

Mesmo que seja possível ter Vandoorne em outra categoria, Brown prefere o foco na F1. O dirigente pensa que o belga tem “calibre” para seguir no certame.

 
“Eu definitivamente penso que ele é um piloto com calibre de F1. Se eu fosse a Toro Rosso, que parece ter duas vagas abertas, chamaria o Stoffel [Vandoorne] em dois toques”, comentou. “Acho que tivemos carros muito fracos nesses dois anos. Alguém como o Fernando [Alonso] consegue se adaptar rapidamente por ter muita experiência. Stoffel esteve próximo do Fernando, mais do que alguns outros companheiros, como o Fernando já comentou. O Stoffel é um fora de série. Agora estamos olhando para o futuro e sentimos que o Lando [Norris] é uma estrela do futuro. Acho que o Stoffel pode se destacar em um ambiente diferente, com um carro melhor”, encerrou.
 
Além de Norris, a McLaren também já assinou com Carlos Sainz Jr. para 2019. A equipe precisou buscar dois pilotos porque Fernando Alonso anunciou a decisão de deixar a F1 – e, de acordo com o GRANDE PRÊMIO, para defender a Harding na Indy.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.