Chefe da Haas confirma Fittipaldi em pré-temporada da F1 para melhorar correlação do simulador

A Haas troca de simulador em 2019, deixando o da Ferrari para usar o da Dallara. Para ‘calibrar’ o novo equipamento, a equipe americana decidiu que Pietro Fittipaldi, piloto de simulador, vai pilotar o novo VF-19 durante testes em Barcelona

Pietro Fittipaldi já se prepara para o primeiro contato com um carro de Fórmula 1 em 2019. Guenther Steiner, chefe da Haas, confirmou que o brasileiro vai participar dos testes de pré-temporada da categoria em Barcelona. O objetivo está definido: melhorar a correlação entre realidade e simulador, foco do brasileiro na equipe americana ao longo do ano.
 
A atividade é particularmente importante por conta de mudanças internas na Haas, que abriu mão de usar o simulador da Ferrari para trabalhar com o da Dallara em 2019. Ao pilotar o carro da Haas na ‘vida real’, Pietro fica em melhor posição para julgar o nível de detalhes da simulação. Um turno de um dos dias é suficiente, enquanto o resto do tempo em Barcelona segue destinado a Romain Grosjean e Kevin Magnussen.
 
“Nós temos acesso ao simulador da Ferrari, mas que é utilizado por eles em fim de semana de Grande Prêmio”, disse Steiner, falando ao jornal dinamarquês ‘BT’. “Agora queremos trabalhar em simulador no fim de semana também, então mudamos para o simulador da Dallara. Leva tempo até preparar um programa de simulador, mas esperamos que já esteja pronto durante a primavera [outono no Brasil]. Na quinta ou sexta corrida eu já espero estar com tudo pronto para os fins de semana de GP”, continuou.
Pietro Fittipaldi ganha sua chance com o VF-19 (Foto: Haas F1 Team)

“Para garantir que o que aconteça na pista corresponda à experiência no simulador, ele [Fittipaldi] vai pilotar durante metade de um dia na primeira semana de testes de inverno”, afirmou. O cronograma completo da Haas, todavia, ainda não foi divulgado.

 
Fittipaldi já pilotou pela Haas durante os testes pós-temporada da F1 em Abu Dhabi. Como piloto reserva e de simulador, Pietro também esteve presente na apresentação do novo carro da equipe americana, o VF-19, agora em tons de preto e dourado.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.