Chefe da Sauber cobra melhores resultados de Pérez no fim de 2012: “Ele sabe o que está em jogo”

Monisha Kaltenborn espera que Sergio Pérez volte terminar dentro da zona de pontuação nas duas corridas que restam no Mundial de F1 em 2012. Para a dirigente, bons resultados do mexicano serão importantes tanto para a equipe quanto para a própria carreira do piloto

O desempenho ruim de Sergio Pérez nas últimas corridas não agrada a Sauber. Desde que foi anunciado como piloto da McLaren para a próxima temporada, o mexicano não marcou mais nenhum ponto. Chefe da Sauber, Monisha Kaltenborn trata essa relação como sendo uma coincidência, mas admitiu que vai conversar com o piloto de 22 anos para tentar deixá-lo mais focado nas duas corridas que restam em 2012.

O fracasso mais recente de Pérez foi no GP de Abu Dhabi, quando, na briga pela quinta posição, o mexicano foi protagonista de uma imensa confusão com Paul di Resta, Romain Grosjean e Mark Webber. O incidente resultou em uma dura punição por parte dos comissários: um stop-and-go de 10s. Este atraso relegou o jovem talento à 15ª colocação no resultado final.

Pérez tentou ultrapassar Grosjean e Di Resta numa tacada só, mas a tentativa não deu muito certo (Foto: Force India)

“Ele sabe o quão importante é para nós marcar pontos nas corridas finais”, destacou a dirigente, em entrevista à emissora de TV britânica ‘Sky Sports’. A Sauber ameaça a quinta posição da Mercedes no Mundial de Construtores – apenas 12 pontos separam as duas escuderias.

Kaltenborn reconheceu, porém, que não há muito que pode ser feito para mudar Pérez – o piloto está apenas “dando o seu melhor para tentar fazer algo bom pela equipe antes de sair”. Uma conversa, porém, acontecerá: “Definitivamente, até porque eu penso que ele é maturo o suficiente para saber o que está em jogo”.

A indiana ainda destacou a importância que os últimos resultados com a Sauber podem ter em sua carreira. “Isso é algo que será apreciado não apenas por nós, mas por seu futuro time, porque ele também pode passar por essa situação lá”, disse Monisha.

Com relação à punição imposta pelos comissários ao seu piloto no GP de Abu Dhabi, Kaltenborn disse que “a FIA é complicada nessas situações, então tudo o que podemos fazer é aceitar e garantir que Pérez não faça isso novamente”, demonstrando pensar que a sanção foi um bocado exagerada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.