Chefe da Ferrari admite incômodo com anúncio de Mekies na AlphaTauri: “Temos contrato”

AlphaTauri anunciou que Laurent Mekies será o novo chefe da equipe em data ainda não confirmada, e Frédéric Vasseur — chefe da Ferrari — classificou o comunicado como "agressivo"

A AlphaTauri anunciou algumas alterações na organização da equipe a partir do fim do ano, e a principal delas diz respeito à saída de Franz Tost como chefe do time de Faenza no encerramento da temporada. Além disso, o comunicado da escuderia ainda revelou que Laurent Mekies, atual diretor-esportivo da Ferrari, assumirá o posto do francês em uma data ainda não confirmada. E o anúnciou não deixou Frédéric Vasseur, chefe da esquadra de Maranello, nada feliz.

“Primeiramente, acho que é uma grande oportunidade para Laurent [Mekies]”, disse Vasseur. “E, considerando que tenho uma boa relação com ele, não vou impedi-lo. Mas também, se você pensar sobre a linha do tempo, acho que a Toro Rosso [AlphaTauri] foi um pouco agressiva no anúncio”, avaliou.

Vasseur admitiu que as conversas sobre a saída de Mekies ainda não foram concluídas, o que significa que o francês segue sob contrato com a Ferrari. Assim, o chefe da equipe italiana explicou que ainda precisará negociar os termos de retirada do diretor-esportivo.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Vasseur explicou que os termos de saída de Mekies ainda não foram acertados (Foto: Ferrari)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Nós temos um contrato de longo prazo com Laurent e ainda precisamos discutir os detalhes”, revelou. “Estou lá para defender os interesses da Ferrari, sempre será a Ferrari em primeiro lugar. Isso significa que terei de discutir as condições [de saída]”, afirmou.

“Nós temos um contrato a longo prazo com ele e temos de encontrar o melhor caminho para a Ferrari”, admitiu. “E, dependendo de quando ele for para a AlphaTauri, decidiremos o fim da colaboração. Faremos tudo do jeito certo, e o relacionamento é muito positivo”, destacou.

A saída de Mekies é a segunda dentro do principal escalão da Ferrari na Fórmula 1, cerca de um mês depois da retirada de David Sánchez, que aceitou uma proposta da McLaren. As baixas alimentam ainda mais os rumores de um possível clima ruim dentro da equipe, mas Vasseur não demonstrou preocupação e citou a importância de renovar o staff.

“Perder duas pessoas de 1600 não é um drama”, explicou. “Você sabe que a força da equipe é sempre mais importante, a força do grupo, não dos indivíduos. Temos de ter isso em mente, isso é o mais importante. O grupo está lá e, apesar de não estarmos comunicando isso, estamos recrutando bastante”, frisou.

“E faremos isso passo a passo, porque você não pode colocar uma organização no lugar em duas semanas”, ressaltou. “Você sabe perfeitamente como é o sistema de recrutamento na F1, é longo e doloroso. Mas estamos trabalhando nisso, não esperem ter uma organização nova logo no primeiro dia. Será passo a passo, e estamos colocando as coisas no lugar”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.