Chefe da Ferrari evita especulação sobre Newey: “Estamos focados em nós mesmos”

Frédéric Vasseur preferiu não comentar os rumores de que Adrian Newey já está perto de ser anunciado pela Ferrari, que terá Lewis Hamilton em 2025

O anúncio da saída de Adrian Newey da Red Bull após quase 20 anos é o grande assunto do paddock da Fórmula 1 em Miami, e o que não faltam são especulações ligando o nome do icônico projetista a algumas das principais equipes do grid. Um dos possíveis destinos é a Ferrari, porém o chefe, Frédéric Vasseur, evitou comentários e disse que o time está “focado em si mesmo”.

Newey vai se afastar das funções de design da Fórmula 1 para voltar seus esforços para o desenvolvimento do RB17, primeiro hipercarro dos austríacos. Ele vai seguir na função até o projeto ser concluído, possivelmente no primeiro trimestre do ano que vem, e depois terá caminho livre para escolher outra proposta.

Mas Vasseur, segundo La Gazzetta dello Sport, não quis saber de perder tempo e encontrou-se com Newey antes de viajarem para os Estados Unidos. Lewis Hamilton, que já está de contrato assinado para correr em Maranello no ano que vem, disse que o design está no topo de sua lista particular quando o assunto são pessoas com quem gostaria de trabalhar na F1.

O dirigente francês, claro, não escapou das perguntas sobre Newey, mas foi direto: “Não quero comentar, não quero especular sobre isso. Ele vai deixar a Red Bull, focamos em nós mesmos”, disse ao ser questionado pela Sky Sports.

O projetista Adrian Newey vai deixar a Red Bull no início de 2025 (Foto: Red Bull Content Pool)

Outros nomes que surgem na briga por Newey são Aston Martin e Williams. A primeira, de acordo com a mídia inglesa, fez uma oferta milionária ao projetista através do próprio dono do time, Lawrence Stroll. Já James Vowles, chefe do time de Grove, assumiu publicamente que, sim, lançou a sorte, pois “seria negligência não tentar” ter de volta um dos principais responsáveis pela fase áurea dos ingleses na década de 1990.

Aos 65 anos, Newey é considerado por muitos como um dos melhores engenheiros projetistas da história da Fórmula 1. Logo após se formar na Inglaterra em 1980, Adrian teve o primeiro contato com esporte por meio da equipe idealizada pelos irmãos Fittipaldi na Fórmula 1, que teve no corpo técnico nomes de peso como o brasileiro Ricardo Divila e o britânico Harvey Postlethwaite.

Mais tarde, em 1988, liderou um projeto mais competitivo na modesta equipe March, acompanhando a transição do time para Leyton House. Em 1991, se transferiu para a Williams, onde começou a ter a fama reconhecida pelos projetos que foram campeões mundiais em 1992, 1993 e 1996. Foi também pela esquadra de Grove onde passou pelo pior momento da carreira, com a morte de Ayrton Senna.

Em 1997, se transferiu para a McLaren, onde ajudou o time a quebrar um jejum de vitórias que durava há 4 anos. Na temporada seguinte, em 1998, viu Mika Häkkinen levantar o primeiro título mundial da carreira, feito que se repetiu em 1999. Depois de uma tentativa frustrada de saída para a Jaguar em 2001, Newey desembarcaria em Milton Keynes em 2006. Agora, a equipe já era Red Bull e trouxe o projetista a preço de ouro. Com ele, veio o tetracampeonato de Sebastian Vettel entre 2010 e 2013, além da atual sequência de títulos de Max Verstappenentre 2021 e 2023.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. No sábado, a corrida sprint abre as atividades às 13h, ao passo que a classificação oficial está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 17h do domingo.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.