Mercedes exalta “impressionante” Russell em Spa: “Sabemos o que ele pode fazer”

Toto Wolff, chefe da Mercedes, mantém confiança para Hamilton "lutar pela vitória" e elogiou George Russell em Spa, que quase beliscou sua primeira pole-position na carreira

O acidente de Lando Norris na classificação do GP da Bélgica de F1 (Vídeo: F1)

Com a dificuldade persistente em encontrar o setup certo para equilibrar o W12 em Spa-Francorchamps, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, no final da classificação deste sábado (28), viram a Red Bull de Max Verstappen tomar a pole-position. E, embora possa ser um resultado preocupante, Toto Wolff, chefe da Mercedes, segue confiante por dois diferentes motivos: além da velocidade nas retas e o carro estarem melhores para o heptacampeão conseguir lutar pela vitória, ficou “muito impressionado” por ver o surpreendente George Russell quase conquistar a dianteira na caótica manhã belga.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Pupilo da fábrica alemã, Russell é o nome cotado para assumir uma vaga na Mercedes em 2022 e, hoje, foi excepcional. O inglês por pouco não conquistou a pole e, ainda assim, ficou com o segundo lugar, que permitirá a Williams largar da primeira fila — algo que não acontecia desde o GP da Itália de 2017. Por isso, o feito não passou em branco por Wolff.

“Foi uma volta muito boa de Russell, é muito impressionante. Foi quase uma pole-position. Então, parabéns. Agora sabemos o que ele pode fazer. Hoje é mais uma confirmação de como ele pode guiar. Em breve vocês saberão mais sobre isso [Russell na Mercedes]”, disse Wolff após a corrida, em entrevista à emissora inglesa Sky Sports.

GEORGE RUSSELL; MAX VERSTAPPEN;
A improvável primeira fila do GP da Bélgica: George Russell vai largar ao lado do pole, Max Verstappen (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

“Com Lewis, está tudo certo para ele lutar pela vitória. Temos um carro forte e estamos correndo melhor em pista seca. Temos também uma boa velocidade nas retas. Mas, se o tempo continuar assim, chuvoso, temos um problema”, acrescentou. “Provavelmente, iremos correr bem. Acho que tudo está relacionado ao acerto do downforce”.

Já pensando no finlandês, o resultado é muito abaixo. Por conta do acidente ocasionado pelo #77 no GP da Hungria, o piloto recebeu uma punição de cinco posições no grid de largada e, assim, vai largar do 13º lugar após marcar o oitavo tempo. O objetivo de Valtteri, então, será evitar danos que possam comprometer a corrida.

“Ele não foi bem no final da classificação. Saiu-se muito bem durante o Q1 e Q2, quase no mesmo nível de Lewis e, no final, caiu. Ele vai largar fora do top-10 amanhã, então temos que focar em evitar prejuízos”, concluiu o chefão da Mercedes.

O GP da Bélgica está marcado para 10h (de Brasília, GMT-3) deste domingo, com transmissão AO VIVO e em TEMPO REAL no GRANDE PRÊMIO. Uma hora antes, o Briefing, programa ao vivo na GP TV, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube, traz o pré-corrida com as últimas informações direto de Spa-Francorchamps.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

F1 define calendário 2021 com Turquia, GP de São Paulo e data reservada para Catar

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.