Chefe da Red Bull chama Mercedes de manipuladora e dispara: “Wolff é uma galinha”

Christian Horner voltou a subir o tom das suas declarações contra a Mercedes e Toto Wolff e acusou a rival de manipular a imprensa, citando como exemplo a fala contra um fiscal de pista no fim de semana do GP do Catar

OS CARROS MAIS ICÔNICOS DA WILLIAMS E A F1 NA ARÁBIA SAUDITA | TT GP #41

A batalha nos bastidores entre Mercedes e Red Bull ganha, a cada semana, contornos cada vez mais ácidos e que beiram à baixaria. Ao longo de toda a temporada, Christian Horner e Toto Wolff trocaram farpas, alfinetadas e diversas acusações um contra o outro. O tom se acentuou no fim de semana do GP do Catar. Agora, às vésperas do GP da Arábia Saudita e no momento capital da temporada, Horner subiu ainda mais o tom contra o rival e a Mercedes. O chefe da Red Bull acusou a equipe anglo-alemã de manipular as informações diante da imprensa e que o dirigente, sem essa estrutura midiática, não é ninguém.

“Por baixo dessa armadura toda, Toto é uma galinha”, disparou o comandante taurino em entrevista ao diário britânico The Telegraph.

“Somos uma equipe de corrida. Não temos grandes departamentos de imprensa ou manipuladores. Então, vou me defender contra o que quer que apareça, enquanto algumas equipes operam de uma maneira muito diferente. Eles passam o tempo, você sabe, manipulando uma mensagem”, emendou Horner.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

TOTO WOLFF; CHRISTIAN HORNER; CATAR; F1; FÓRMULA 1;
Na guerra que trava com Toto Wolff, Christian Horner subiu ainda mais o tom (Foto: Dan Istitene/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Para basear sua crítica contra a Mercedes e Toto Wolff, o chefe da Red Bull relembrou a fala proferida contra um dos fiscais de pista do GP do Catar. À época, Horner insinuou que o voluntário foi desonesto ao acenar bandeiras amarelas duplas no trecho em que Pierre Gasly se arrastava na pista e espalhava detritos depois do furo do pneu dianteiro direito do carro no fim do Q3 da classificação. Max Verstappen não diminuiu a velocidade, chegou até a melhorar seu tempo, mas infringiu ao regulamento e foi punido com a perda de cinco posições no grid em Losail.

A punição provocou a insatisfação de Verstappen e de Horner, que foi ácido nas críticas, depois foi convocado pela direção de prova para prestar esclarecimentos, pediu desculpas e escapou com uma advertência, além de ter de fazer parte de um programa de treinamento de fiscais de pista, como espécie de sanção pelo ato infracional.

Ao falar sobre o caso, Horner se esquivou e aproveitou para, novamente, cutucar a Mercedes ao colocar que foi a equipe rival a responsável pela repercussão das suas declarações. “A verdade é que o que dissemos não foi uma crítica ao fiscal. Foi o conjunto de circunstâncias infelizes, e não acho que tenha sido a intenção do diretor de prova o que aconteceu, mas ele não tem controle sobre os seus fiscais”.

“Acho talvez que os meus comentários foram usados para atacar um fiscal e não foi essa a intenção. Mas, como se sabe, essas coisas se inverteram e mudaram”, bradou.

Horner entende que a fala de Toto Wolff no fim de semana do GP de São Paulo. Ao fim da corrida sprint, o austríaco disparou: “Fodam-se todos eles”, em resposta à punição com a perda de todos os lugares no grid da corrida de classificação depois da irregularidade milimétrica no DRS detectada após análise do delegado técnico. Na visão do chefe da Red Bull, tal fala foi muito mais grave. “Onde está a consistência? No fim de semana passado, a Mercedes basicamente disse ao diretor de prova para se foder. Meus comentários foram insignificantes perto disso”.

O chefe da Red Bull considera que as disputas que a Red Bull já travou no passado foram ferrenhas, mas não passavam dos limites, como agora. “Quando lutávamos com Ferrari ou McLaren… Stefano [Domenicali] comandava a Ferrari, e sempre havia um aperto de mão depois da corrida. Era diferente. Essa batalha era muito política fora da pista. As posições, posturas, a política, as atitudes dos pilotos e das equipes”.

“Talvez tenhamos sido um tanto ingênuos [na luta contra a Mercedes] porque, para nós, sempre foi sobre o que acontece na pista, e aí você percebe que, quando você está sob ataque, é preciso se defender”, complementou.

O GP da Arábia Saudita marca a 21ª e penúltima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 e está marcado para 14h30 (de Brasília, GMT-3) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Fernando Alonso e Esteban Ocon chegam com troféus da Bola de Ouro (Vídeo: ESPN)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.