Horner diz ter “absoluta certeza” de que fica em chefia da Red Bull: “Ou não estaria aqui”

Mesmo após declaração de Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, sobre como o caso envolvendo Christian Horner mancha a imagem da Fórmula 1, o dirigente dos taurinos assegurou que permanece na chefia da Red Bull

O domínio já esperado da Red Bull no Bahrein acabou ficando em segundo plano por conta de todo o furor que ronda o caso envolvendo Christian Horner e o vazamento de supostas provas que comprovariam a “conduta inapropriada” do dirigente com uma funcionária da equipe. O britânico, no entanto, assegurou não ter dúvidas de que seu posto como chefe dos taurinos não está ameaçado.

A investigação interna realizada pela Red Bull GmbH veio à tona em fevereiro, com a empresa austríaca garantindo que levava “muito a sério” as acusações. Não demorou, contudo, para detalhes começarem a surgir na imprensa especializada: o jornal neerlandês De Telegraaf chegou a dizer que, na verdade, Christian estava sendo acusado de assédio sexual e que tentou fazer um acordo com a denunciante, recusou. 

Sempre negando a veracidade das alegações, Horner foi inocentado pela Red Bull, tanto que esteve presente nos testes coletivos e nas atividades do final de semana em Sakhir, abertura da temporada da temporada 2024. A decisão favorável ao chefe da Red Bull saiu na última quarta-feira (28).

Só que a história ganhou imediatamente um capítulo inesperado: no dia seguinte, um e-mail contendo as supostas evidências do caso foi enviado a mais de 200 jornalistas, chefes de equipe e membros do alto escalão da Fórmula 1, como Stefano Domenicali e Mohammed Ben Sulayem, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A mensagem continha um link para o Google Drive, serviço de armazenamento e sincronização de arquivos em nuvem, com prints e fotos.

Christian Horner ainda não está totalmente livre da acusação (Foto: AFP)

Foi o que bastou para Ben Sulayem solicitar um encontro com Horner na sexta-feira, durante o TL3. Horas depois, o mandatário da FIA declarou que a situação “manchava a imagem da F1”.

Ao ser questionado pela Sky Sports se temia por sua posição no comando da equipe seis vezes campeã entre os construtores, Horner disse estar “absolutamente certo” de que permaneceria no cargo. “Caso contrário, não estaria aqui [no Bahrein]”, emendou.

“Somos uma equipe muito forte. Temos um apoio tremendo e também temos grandes parceiros e grandes acionistas por trás. Esse tipo de resultado não pode ser alcançado se não estivermos unidos”, finalizou.

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua já na próxima semana, entre a quinta-feira 7 e o sábado 9 de março, com o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.