Coluna Apex, por Andre Jung: Brumas de Monte Carlo

Embora Nico Rosberg esteja num grande momento, sua vitória acontece sob uma nuvem de desconfiança que ainda vai render pano para manga

O GP de Mônaco de 2013 teve todos os ingredientes que costumamos esperar dessa prova singular: batidas, safety-car e ultrapassagens a fórceps. Ao final, o cada vez melhor Nico Rosberg acabou por coroar sua sequência de pole-positions vencendo uma prova que ele controlou do início ao fim. Mas, embora o alemão esteja num grande momento, sua vitória acontece sob uma nuvem de desconfiança que ainda vai render pano para manga.

Controle foi mesmo a palavra-chave que prevaleceu no traçado estreito de Monte Carlo. E não foi o fato de ser muito difícil ultrapassar o que garantiu a vitória da Mercedes. Nico também correu de olho no desgaste de pneus, o imperativo da temporada, mas sobrou; as Red Bull nunca o pressionaram e, pelo contrário, tiveram de segurar Hamilton depois de o superarem após o acidente de Felipe Massa.

As polêmicas da F1 ainda vão dar muito pano pra manga (Ilustração: Marta Oliveira)

A demora da Mercedes em reagir ao acidente, que claramente iria provocar a entrada do safety-car, e o excessivo intervalo estabelecido para a parada consecutiva dos dois carros, provocou a perda do segundo lugar.

Assim, Vettel, num fim de semana sem inspiração, acabou por aumentar sua vantagem na tabela, contando ainda com o afoito Sergio Pérez, que, sem se dar por contente com a excelente corrida que fazia, abateu Kimi Räikkönen do quinto posto ocupado desde a largada.

O ritmo mais do que lento da corrida fez com que improváveis oportunidades de ultrapassagens fossem criadas, e Perez, com duas manobras bem executadas na chicane da saída do túnel, e Sutil, com duas ultrapassagens na lentíssima curva Lowes, tiveram seus momentos de brilho.

O alemão da Force India, que por várias vezes tinha demonstrado seu talento para dirigir no carrossel do Principado sem obter resultado expressivo, dessa vez fez uma corrida impecável e cruzou na quinta posição. Seu companheiro também fez ótima corrida ao sair do 17º lugar no grid para chegar num valente nono posto, situação que consolida o quinto lugar do time indiano no Mundial de Construtores.

Alonso, talvez frustrado com a impotência para superar seus oponentes na corrida e no campeonato, fez uma prova muito fraca, levando belas ultrapassagens, de Perez, Sutil e Button, esse nos momentos derradeiros da prova. Coisa rara de se ver no histórico do espanhol.

Massa, que largara da última fila, depois de provocar um acidente estranho e violento no último treino livre, viu sua Ferrari, com problemas de suspensão dianteira, repetir o acidente do sábado, com incrível precisão. A batida, que num primeiro momento pareceu uma repetida falha de Felipe, comprovou-se mais tarde não ter responsabilidade do piloto.

Ao fazerem um treino de três dias, em Barcelona, utilizando o carro 2013, a cargo de Nico Rosberg e Lewis Hamilton, a Mercedes e a Pirelli agiram em conluio, provocando a ira coletiva dos demais. O domínio dos alemães em Mônaco deixa claro que soluções para o crônico desgaste de pneus foram encontradas no privilegiado e extenso teste no traçado catalão.

Difícil antecipar qual será a conduta da FIA para punir os alemães e aplacar a insatisfação das outras dez equipes. Um teste de mesma extensão, vetado apenas a Mercedes, pode ser uma parte da solução.

Enquanto isso…

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean está em completa crise, não consegue mais ser o piloto veloz que era, mas continua a dar despesas enormes para a equipe…
…depois de amargar um prejuízo recorde em 2012, a Lotus viu seu piloto cometer a façanha de destruir o carro quatro vezes num mesmo final de semana…
…nesse andar, não será surpresa se a equipe apresentar um novo piloto na segunda parte da temporada…
F1 em ritmo de GP2 tenha dó. Está mais do que na hora de aposentar os pneus de isopor.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.