Com “impressão boa” da nova Haas, Grosjean traça meta para 2019: “Não perder pneus ou rodar em safety-car”

O VF-19 começou a pré-temporada tão bem quanto o VF-18, avalia Romain Grosjean. O francês se anima e vê possibilidade de seguir evoluindo na temporada 2019, mas sob uma condição: evitar perdas custosas de pontos, como no abandono duplo da Haas na Austrália e no acidente de Grosjean sob safety-car em Baku

A impressão inicial de Romain Grosjean é de que a Haas fez um bom trabalho com o VF-19. O francês guiou o carro em Barcelona nesta segunda-feira (18) e alcançou a terceira posição, atrás apenas de Sebastian Vettel e Carlos Sainz Jr. O modelo de 2019 da Haas dá pinta de ser tão bom quanto o de 2018, o que traz uma nova missão para Grosjean: evitar situações desagradáveis como a perda dupla de pneus no GP da Austrália ou o acidente sob safety-car no GP do Azerbaijão.
 
"Acho que a ideia da equipe sempre foi ser melhor do que no ano anterior, e é isso que fizemos até aqui", disse Grosjean em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO. "Não significa que as posições [no Mundial de Construtores] precisam ser melhores, mas sim que as temporadas precisam ser melhores. A gente precisa não perder pneus na Austrália, não rodar em safety-car, não quebrar o motor no pit-lane, coisas assim. Não fomos perfeitos no ano passado e podemos fazer melhor. Se isso significa que a gente segue na mesma posição, ganha uma ou perde uma, eu não sei. Eu gosto da ideia de melhorar ano após ano e é isso que estamos fazendo desde 2016", continuou.
Romain Grosjean foi o terceiro mais rápido em Barcelona (Foto: Haas)
A missão de Grosjean de comandar a Haas rumo a um 2019 melhor que 2018 começou com um problema mecânico durante a manhã, quando o carro estacionou na pista e causou uma bandeira vermelha. Uma tarde mais tranquila permitiu que o VF-19 somasse 65 voltas. O número é mais na comparação com o de outras equipes, mas nada que tire o sono do francês.
 
"A gente teve alguns problemas durante a manhã e não conseguimos tantas voltas quanto gostaríamos, mas o pessoal fez um bom trabalho durante o almoço e conseguimos boas voltas durante a tarde", apontou. "A primeira impressão é boa. Ainda temos muito trabalho pela frente com o carro, mas a primeira impressão é boa. Acho que fizeram um bom trabalho [com o VF-19]. A gente usou o simulador antes de vir aqui e foi ok. Ainda temos muito trabalho, mas o carro como um todo parece bom. A plataforma que temos é muito boa. Agora precisamos trabalhar em cima disso, porque com as novas regras a evolução vai ser a chave para o começo do ano", seguiu.

A segunda-feira não foi só de pilotagem para Grosjean. Antes do cockpit, Romain participou da apresentação definitiva do VF-19.
 
Grosjean cede o carro para Magnussen no segundo dia de pré-temporada. O francês retoma os trabalhos na quarta-feira, quando divide o carro com Pietro Fittipaldi.

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a pré-temporada da F1 em Barcelona com os repórteres Eric Calduch, Evelyn Guimarães e Vitor Fazio, e o fotógrafo Xavi Bonilla. Acompanhe tudo aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.