Com México, Coreia e Nova Jersey fora, FIA confirma calendário de 2014 da F1 com 19 corridas

O Conselho Mundial da FIA, reunido nesta quarta-feira (4), em Paris, divulgou o calendário definitivo da F1 para a temporada 2014. As etapas do México, da Coreia do Sul e de Nova Jersey estão realmente fora do Mundial. Brasil aparece como penúltimo GP do ano, em 9 de novembro

Reunido nesta quarta-feira (4) em Paris, o Conselho Mundial da FIA aprovou as datas do calendário definitivo da F1 para a temporada de 2014, com 19 etapas. Isso porque as corridas no México, na Coreia do Sul e em Nova Jersey, nos EUA, foram mesmo excluídas do Mundial, como já era esperado.

As três provas apareceram com asteriscos na primeira versão da lista de GPs para o próximo ano, publicada no fim de setembro. Entende-se que problemas financeiros levaram a corrida sul-coreana a perder seu posto no Mundial. Já com relação ao México, o tempo para os preparativos não foi suficiente. O país ainda trabalha para tentar integrar o campeonato de 2015.

Interlagos vai receber a penúltima etapa da temporada em 2014 (Foto: Getty Images)

Já o futuro de Nova Jersey é bastante incerto. É a segunda vez que a prova deixa o calendário da F1, já que o projeto inicial planejava a realização do GP da América para este ano. Bernie Ecclestone, chefão da F1, afirmou ao 'The Wall Street Journal' que ainda tem esperanças de ver a corrida acontecer daqui a dois anos.

Portanto, diante das baixas, a F1 vai disputar no próximo ano 19 corridas contra as 22 previstas originalmente. Outras mudanças  vieram com a confirmação do calendário oficial. Também como já era cogitado, o GP do Brasil teve a data modificada em relação à primeira lista e agora está marcado para acontecer em 9 de novembro, sendo o penúltimo do campeonato. A etapa de Abu Dhabi, em 23 do mesmo mês, encerra o ano. Melbourne, na Austrália, abre o Mundial em 16 de março.

Calendário da Temporada 2014 da F1:

1 16 de março GP da Austrália   Melbourne
2 30 de março GP da Malásia   Sepang
3 6 de abril GP do Bahrein   Sakhir
4 20 de abril GP da China   Xangai
5 11 de maio GP da Espanha   Barcelona
6 25 de maio GP de Mônaco   Monte Carlo
7 8 de junho GP do Canadá   Montreal
8 22 de junho GP da Áustria   Red Bull Ring
9 6 de julho GP da Inglaterra   Silverstone
10 20 de julho GP da Alemanha   Hockenheim
11 27 de julho GP da Hungria   Hungaroring
12 24 de agosto GP da Bélgica   Spa-Francorchamps
13 7 de setembro GP da Itália   Monza
14 21 de setembro GP de Cingapura   Marina Bay
15 5 de outubro GP do Japão   Suzuka
16 12 de outubro GP da Rússia   Sochi
17 2 de novembro GP dos EUA   Austin
18 9 de novembro GP do Brasil   Interlagos
19 23 de novembro GP de Abu Dhabi   Yas Marina

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.