Com Nürburgring perto de retorno, Hockenheim desiste de receber F1 em 2020

Problemas financeiros e medidas sanitárias afastaram Hockenheim da Fórmula 1 para 2020. Após o encerramento do contrato, no último ano, o clássico circuito alemão não vai ganhar nova chance no calendário, pelo menos na atual temporada

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus mudou o calendário da Fórmula 1 para a temporada 2020. Etapas foram canceladas ou adiadas e novos circuitos foram especulados no certame. Hockenheim, na Alemanha, sonhou em receber a categoria mesmo após o fim do contrato em 2019, mas desistiu nesta semana.

De acordo com responsáveis pelo circuito alemão ao site Motorsport Week, Hockenheim não vai receber a Fórmula 1 em 2020 por conta de preocupação com as finanças e restrições sanitárias em relação à Covid-19. O contrato com a categoria encerrou-se após a temporada 2019, mas um retorno foi especulado após as muitas mudanças no calendário.

A proximidade do retorno de outro clássico circuito alemão também mudou os planos de Hockenheim. O site RaceFans noticiou que Nürburgring é cotado receber uma corrida de Fórmula 1 pela primeira vez desde 2013, apesar de problemas financeiros que impediram receber provas em anos anteriores. A etapa será, segundo o site, anunciada em um novo cronograma da categoria, junto com Ímola e Portimão.

Alemanha, por enquanto, está sem etapa confirmada na temporada 2020 (Foto: Mercedes)

“Nós abrimos o jogo desde o início das conversas. Em outras palavras, deixamos claro que só receberíamos uma corrida da Fórmula 1 se isso não resultasse em desvantagens financeiros para nós se comparado a operações de pista normais”, disse um funcionário do autódromo ao Motorsport Week.

“Em tempos de crise, quando precisamos lidar com a perda de milhões de euros por causa do coronavírus, nada é responsabilidade da companhia, de seus funcionários ou acionistas. Por outro lado, deixamos claro que precisamos cumprir as normas sanitárias do estado de Baden-Württenberg e por isso não conseguimos prever um evento com espectadores no momento”, completou.

Sem Hockenheim, a Fórmula 1 deve procurar outro histórico circuito alemão para receber uma etapa da temporada 2020. De acordo com o site RaceFans, a categoria pretende visitar Nürburgring – ausente do calendário desde 2013 -, Ímola e Portimão. O trio de corridas será encaixado após o GP da Rússia, a décima etapa do ano.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube