Com segundo lugar de Vettel nos EUA, Red Bull iguala grandes da F1 e é tri do Mundial de Construtores

A Red Bull chegou ao seu terceiro título do Mundial de Construtores neste domingo, em Austin. Agora a escuderia austríaca é a quinta mais vencedora da história da F1, superando nomes como Renault, Brabham e Cooper

Com apenas sete anos de história e oito temporadas já disputadas na F1, a Red Bull está entre as cinco maiores equipes da categoria em todos os tempos. Graças ao segundo lugar de Sebastian Vettel, conquistado na tarde deste domingo (18), no GP dos Estados Unidos, a escuderia austríaca alcançou 440 pontos e não pode mais ser alcançada pela vice-líder da temporada 2012, a Ferrari, que soma 367. Dessa forma, a Red Bull conquistou o tricampeonato do Mundial de Construtores.

Ainda que o título do Mundial de Pilotos seja mais reconhecido, é no Mundial de Construtores que muitas equipes colocam seus esforços, uma vez que, quanto melhor é a colocação em um campeonato, maior é a premiação obtida para a temporada seguinte.

Graças ao resultado de Vettel em Austin, a Red Bull chegou ao tri do Mundial de Construtores (Foto: Red Bull/Getty Images)

O tricampeonato da Red Bull no Mundial de Construtores é uma marca histórica por vários motivos. Primeiro é a conquista por si só, algo que coroa um trabalho praticamente perfeito do trio Christian Horner, Sebastian Vettel e Adrian Newey, embora Mark Webber tenha sido, durante esta trajetória, elemento fundamental para que os taurinos alcancem seus objetivos na F1.

Entre as 14 equipes que já conquistaram o Mundial de Construtores, a Red Bull agora está na quinta posição depois de deixar o ‘clube dos bicampeões’, formado por Cooper, em 1959 e 1960, Brabham, em 1966 e 1967 e, por fim, a Renault, que foi campeã em 2005 e 2006.

Dessa forma, a Red Bull só está atrás de Ferrari, suprema com 16 títulos mundiais, a Williams, com nove, a McLaren, que soma oito campeonatos e a Lotus, com sete. Além de ingressar no rol dos times mais poderosos de todos os tempos, a Red Bull também igualou outra marca importante: além de Ferrari, Williams e McLaren, os taurinos conquistaram três títulos consecutivos, o que torna a conquista alcançada neste domingo ainda mais representativa, além de indicar, também, a permanência da dinastia Red Bull.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube