Comissário diz que Verstappen seria punido em 5s por ultrapassagem ilegal no Bahrein

Max Verstappen seria punido por ultrapassar Lewis Hamilton por fora da pista. A Red Bull, todavia, pôde escolher entre aceitar uma punição de 5s e devolver a posição ao rival da Mercedes

Vídeo mostra Hamilton excedendo os limites de pista repetidas vezes na curva 4 no Bahrein (Vídeo: Reprodução)

Não era apenas rumor: Max Verstappen de fato seria punido em 5s caso não devolvesse a liderança para Lewis Hamilton nas voltas finais do GP do Bahrein. Quem confirmou isso foi Emanuele Pirro, ex-piloto e comissário de prova, que reafirmou que a ultrapassagem do holandês foi ilegal por acontecer fora do traçado de Sakhir.

Pirro estava em contato permanente com Michael Masi, diretor de provas da F1. Masi avisou a Red Bull que haviam duas opções: devolver posição ou aceitar 5s de punição. A escuderia optou pela primeira alternativa e viu de camarote a vitória de Hamilton no Bahrein.

“Ele sempre seria punido com 5s por fazer aquilo”, disse Pirro, entrevistado pelo jornal italiano Corriere dello Sport. “Não podemos permitir um mal-entendido a respeito disso. O regulamento esportivo é claro e você não pode ultrapassar indo além dos limites de pista. O Verstappen fez isso, mesmo que sem ser de propósito, ele só escapou da pista. O Masi avisou a Red Bull e disse que era possível devolver a posição. Um diretor de provas nunca pode obrigar, mas pode sugerir. O Verstappen devolveu a posição, então não foi necessário fazer nada a respeito desse caso em particular”, seguiu.

MAX VERSTAPPEN; LEWIS HAMILTON; GP DO BAHREIN; F1
Max Verstappen ultrapassou os limites da curva 4 para superar Lewis Hamilton (Foto: Reprodução)

A decisão da direção de prova foi controversa, principalmente por vir após Hamilton exceder os limites de pista na mesma curva 4 repetidas vezes. Como o britânico nunca o fez para ganhar posição, uma investigação não foi necessária.

“O Hamilton excedeu os limites de pista um pouco além da conta, conseguindo uma vantagem contínua. É por isso que o Masi, único com autoridade para falar com as equipes, avisou a Mercedes que o Hamilton receberia uma bandeira preta e branca caso seguisse assim. Isso poderia resultar em uma punição”, encerrou Pirro.

Depois de devolver a posição, Verstappen perdeu aderência nos pneus e ficou sem reação. Hamilton venceu, com o holandês se contentando com o segundo lugar. Valtteri Bottas fechou o pódio.


Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar