Comissário da FIA admite que punição a Sainz por incidente com bueiro “foi errada”

A polêmica perda de 10 punições de Carlos Sainz após passar sobre um bueiro e danificar o carro segue repercutindo no mundo da Fórmula 1, agora após declarações do comissário e ex-piloto Derrek Warwick

O polêmico incidente de Carlos Sainz logo no primeiro treino livre do GP de Las Vegas, no mês passado, segue repercutindo mesmo após o término da temporada 2023 da Fórmula 1. Agora, com a declaração do ex-piloto e comissário Derek Warwick.

Com menos de 10 minutos na primeira sessão em Las Vegas , o piloto da Ferrari passou em cima de uma tampa de bueiro solta que acabou danificando a SF-23. Por conta disso, a escuderia trocou componentes no carro do espanhol, que acabou punido com a perda de 10 posições no grid e caiu de 2º para 12º.

Warwick, que correu na F1 entre 1981 e 1993, acredita que a punição a Sainz foi errada, apesar de ter cumprido o regulamento da categoria.

“É um trabalho difícil para os comissários e precisamos ser imparciais, mas também precisamos ser duros e rigorosos, mesmo que isso nos machuque”, afirmou em entrevista para a agência Reuters.

O carro de Sainz sendo levado de volta ao pit-lane após o acidente com o bueiro (Foto: AFP)

“A punição que demos para o Sainz em Las Vegas pareceu errada. Foi errada, trabalhamos muito para não acontecer, mesmo que fosse a regra”, completou.

Na ocasião, a Ferrari pediu uma revisão da punição e tentou alegar que não tinha culpa nas trocas feitas no carro de Sainz, mas não teve jeito, mas os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) seguiram o regulamento à risca e rejeitaram qualquer mudança.

A decisão da entidade gerou grande repercussão negativa e diversas críticas no paddock. A Ferrari disse que cobrará compensação financeira dos organizadores do GP de Las Vegas — no caso, Liberty Media e F1 — por graves consequências no orçamento da equipe e no teto de gastos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.