Ferrari garante que buscará compensação por danos de Sainz: “Graves consequências”

Chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur disse que cobrará compensação financeira dos organizadores do GP de Las Vegas — no caso, Liberty Media e F1. Segundo ele, acidente com tampa de bueiro terá grandes consequências no orçamento da equipe e no teto de gastos

Depois de toda a confusão que tomou conta do primeiro treino livre do GP de Las Vegas, que durou apenas alguns minutos e foi encerrado após Carlos Sainz atingir uma tampa de bueiro solta na pista, a Ferrari naturalmente foi questionada sobre a situação e garantiu que irá buscar uma compensação financeira pelo prejuízo causado no acidente. Com o impacto, o chassi do espanhol foi destruído, além da unidade de potência e o armazenamento de energia.

Chefe da equipe, Frédéric Vasseur afirmou que vai buscar uma conversa com os organizadores da etapa americana [Liberty Media e F1] sobre uma compensação, já que não há espaço previsto no teto orçamentário para gastos do tipo. Por outro lado, admitiu que não faz ideia de qual será a decisão tomada pela entidade.

“Não há uma reserva prevista no teto de gastos ou no orçamento que inclua quebras”, disse Vasseur. “É claro, serão muitos custos a mais. O carro foi profundamente afetado, assim como a caixa de câmbio e a bateria. Além disso, o motor está morto. Teremos uma conversa privada com os acionistas [da corrida] sobre isso”, garantiu.

“Teremos graves consequências pelo lado financeiro e também pelo esportivo, inclusive no estoque de peças sobressalentes e em nosso orçamento. Com certeza, não foi algo simples. Haverá uma conversa. A decisão é uma outra história”, pontuou.

Carlos Sainz ainda perdeu posições no grid por trocar os componentes do carro (Foto: AFP)

Segundo Vasseur, além do acidente em si, outra crítica deveria recair sobre a demora na ativação da bandeira vermelha que paralisou a atividade. Para ele, o acionamento da amarela já indicava que algo foi visto na pista, e a demora de um minuto até a interrupção da sessão precisa ser revista.

“Também precisamos discutir as circunstâncias do acidente”, avaliou Vasseur. “Porque não foi apenas sobre o bueiro, mas, para mim, também foi sobre termos um minuto entre a bandeira amarela e a vermelha”, criticou.

“Significa que, quando acionaram a bandeira amarela, viram algo na pista. E ainda levaram um minuto para ativar a bandeira vermelha. Acho que foi muito tempo”, afirmou.

Frédéric Vasseur garantiu que a Ferrari vai buscar compensação financeira (Foto: AFP)

Questionado novamente sobre o incômodo com a demora, Frédéric ressaltou o perigo de ter um objeto solto na principal reta da pista, onde os carros chegavam a mais de 340 km/h. O chefe da Ferrari garantiu que não houve comunicação da direção de prova sobre o que havia causado o impacto naquele momento e voltou a criticar os comissários.

“O principal problema para mim, neste caso, é que quando você aciona a bandeira amarela, significa que você viu alguma coisa. Você não faz isso por antecipação. Então, quem acionou a bandeira amarela, que vem do controle de corrida, viu alguma coisa e levou um minuto para ativar a vermelha, sendo que havia um objeto metálico em uma reta em que você atinge 340 km/h”, analisou.

“[A direção de prova] não falou nada [logo após a batida]”, frisou. “Não sabíamos a razão para a ativação da bandeira amarela”, finalizou o chefe da Ferrari.

Carlos Sainz acerta bueiro na pista de Las Vegas em visão da arquibancada (Vídeo: Reprodução)

Vale destacar que a própria Fórmula 1 já possui um precedente de cobrança após danos com um objeto na pista. No GP da Malásia de 2017, a Haas de Romain Grosjean também foi brutalmente afetada após fazer contato com a tampa de um dos ralos do circuito, que se encontrava solta em uma das zebras.

Assim como Vasseur pretende fazer em Las Vegas, a equipe americana negociou uma compensação financeira com a organização da corrida.

Fórmula 1 retorna neste final de semana, entre os dias 24 e 26 de novembro, com o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, 22ª e última etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.