Comissários absolvem Pérez e Ocon por incidente causado por “falha de comunicação”

Em incidente que quase ninguém viu, a não ser Sergio Pérez e Esteban Ocon, os envolvidos no contato, os comissários de prova entendem que houve apenas uma falha de comunicação, o que resultou na batida que provocou a primeira bandeira vermelha do treino livre 1 em Ímola

O jogo F1 2021 vem aí (Vídeo: Codemasters)

Com 22min52s para o fim do primeiro treino livre do GP da Emília-Romanha, Sergio Pérez apareceu com o carro virado ao contrário na entrada da curva Villeneuve do circuito de Ímola e com uma avaria na roda traseira esquerda da sua Red Bull. Logo depois, a Alpine de Esteban Ocon parou metros à frente do carro do mexicano, na parte de fora da curva Tosa. Mas a transmissão da F1 não mostrou as imagens do que aconteceu de fato. O incidente provocou a primeira das duas bandeiras vermelhas da sessão desta manhã de sexta-feira (16).

Pouco depois do fim do treino, Pérez e Ocon, que foram companheiros de equipe nos tempos de Force India entre 2017 e 2018, foram chamados para prestar esclarecimentos à torre dos comissários de prova. A conclusão é que realmente houve um contato entre os dois pilotos, mas não o bastante para que nenhum deles fosse punido.

Segundo o relatório emitido pela direção de prova, Ocon, que vinha em volta lenta, abriu espaço para Pérez, que estava em volta lançada, passar e buscar tempo. Mas os dois carros colidiram nesta manobra. O que, no entendimento da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e dos próprios pilotos, foi uma “infeliz falha de comunicação”.

ESTEBAN OCON; SERGIO PÉREZ; BANDEIRA VERMELHA; TREINO LIVRE 1; ÍMOLA;
Esteban Ocon e Sergio Pérez colidiram no treino livre 1 do GP da Emília-Romanha (Foto: F1/Twitter)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O fato é que a Fórmula 1 enfrentou muitos problemas de comunicação nesta manhã de sexta-feira, principalmente com a queda da fibra ótica, o que comprometeu boa parte da transmissão, mas também nas comunicações via rádio, situação que prejudicou a troca de informações entre equipes e pilotos.

Segundo o relatório emitido pela direção de prova, “Ocon reduziu antes da curva 5 para deixar Pérez passar, além de se mover inteiramente para dentro da curva. Pérez estava em volta rápida. Os dois carros alcançaram a tangência ao mesmo tempo e simplesmente tocaram rodas”.

“No fim das contas, os dois pilotos concordaram, na audiência, que houve uma infeliz falha de comunicação entre eles naquele momento, e não ajudou o fato de que os dois pilotos tiveram limitada ou nenhuma comunicação com suas equipes naquela hora. Os dois pilotos concordaram que a culpa não foi de ninguém. Os comissários, portanto, decidiram não tomar nenhuma ação”, concluiu a direção de prova.

Uma vez que os tempos de volta melhoraram consideravelmente depois que a pista foi liberada, minutos depois, Ocon e Pérez ficaram muito atrás na tabela de tempos do treino livre 1 em Ímola. O mexicano ficou com o 16º melhor tempo, logo à frente de Esteban.

O segundo treino livre do GP da Emília-Romanha acontece logo mais, a partir de 9h30 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.