Confira declarações dos pilotos após segundo dia de testes de novatos em Silverstone, na Inglaterra

No segundo dia de atividades dos testes para jovens pilotos, Daniel Ricciardo ficou em destaque, andando por Red Bull e Toro Rosso e fazendo dois dos três melhores tempos

O segundo dia de testes para novatos em Silverstone, na Inglaterra, teve apenas um nome como protagonista: Daniel Ricciardo. Apontado como possível substituto de Mark Webber na Red Bull, o australiano testou tanto pela equipe austríaca quanto pela filial Toro Rosso, e marcou dois dos três melhores tempos desta quinta-feira (18)

Foi através do modelo STR8 que veio a melhor marca do dia, com 1min32s972. Já pilotando o RB9, o jovem piloto cravou o terceiro tempo, com 1min33s187.

Entre os "dois Ricciardos" ficou a surpresa do dia, Carlos Sainz Jr. O espanhol ficou em segundo na classificação final da sessão, com 1min33s016. Davide Valsecchi, da Lotus, Oliver Turvey, da McLaren, e James Calado, da Force India, fecharam o top-6.

De Red Bull, Daniel Ricciardo foi o terceiro colocado (Foto: Getty Images)

Confira as declarações:

McLAREN

 
Oliver Turvey, quinto: "Foi um dia muito produtivo, nós testamos um monte de coisas. Espero que tudo isso ajude a equipe a entender melhor as atualizações do carro. Esses testes são muito importantes, por isso eu quase nem sai do carro hoje.?
 
"Adorei a experiência. Há poucas oportunidades de se pilotar um F1 nos dias de hoje, de modo que fazer quase 100 voltas é incrível. Estou na minha quarta temporada com a equipe e estou apreciando esse trabalho. Só tenho que agradecer a todos."
 
FORCE INDIA
 
James Calado, sexto: "Foi uma oportunidade fantástica pilotar o carro nesta semana. É um mundo bem diferente comparado ao que estou acostumado; com tanta coisa para aprender e tantos nomes para lembrar. Ontem, era mais uma questão de adaptação, mas hoje o programa técnico foi bem maior, com trabalho aerodinâmico, além de ensaios de pist-stops."
 
"Como piloto inglês, foi incrível pilotar um carro de F1 em casa. Certamente, é uma coisa que vou lembrar para sempre, porque o carro é simplesmente fenomenal. Estou muito feliz com tudo e espero que meu trabalho ajude a equipe e os pilotos na corrida da Hungria."
 
RED BULL
 
António Félix da Costa, sétimo: "Pilotar o carro metade dos três dias de testes foi uma oportunidade fantástica. É um bom sinal de que a equipe acredita no meu trabalho. E fazer parte de um treino como um time campeão de mundo é a melhor experiência de aprendizagem que alguém pode ter."
Davide Rigon em Silverstone (Foto: Getty Images)
FERRARI
 
Davide Rigon, oitavo: "Hoje, continuamos trabalhando no programa de ontem, estudando vários pacotes aerodinâmicos. Foi apenas no período da tarde que trabalhamos na avaliação dos pneus macios e duros. Mais uma vez, não nos preocupamos com os tempos de volta, mas, ao invés disso, obtivemos muitos dados para o restante da temporada."
 
"Comparado com ontem, eu tive a sensação de que hoje o dia foi muito melhor, em termos de carro e pista, o que significa que fui capaz de lidar bem com o nosso programa técnico, com mais confiança e em parte graças ao trabalho da equipe."
 
WIILIAMS
 
Pastor Maldonado, nono: "Foi um bom dia. Nós completamos todo o programa planejado pela Pirelli. Os pneus parecem realmente diferentes, mas precisamos ver como fica também com outros carros na pista, com o mesmo composto. Não conseguimos a performance que queríamos com eles, então precisaremos de mais tempo na Hungria, já que hoje também não era permitido mexer no acerto. Mas foi bom voltar ao carro como preparação para a corrida da próxima semana."
 
Daniel Juncadella, 11°: "Foi bom andar de novo no carro hoje. As condições eram diferentes hoje, o vento mudou de direção e eu briguei um pouco com o equilíbrio do carro até me acostumar. No entanto, acho que foi bom para ter outra oportunidade no carro e realmente gostei da experiência."
 
SAUBER
 
Nico Hülkenberg, décimo: "Tive uma boa metade de dia na pista, completando 52 voltas no total. Não foi um mau esforço para menos de três horas. As atualizações no carro soaram muito positivas. De qualquer forma, é difícil comparar com o fim de semana de corrida aqui, porque as condições climáticas foram muito diferentes. Hoje foi muito quente, e, é claro, os pneus foram diferentes. O trabalho da Pirelli com os pneus também foi bem-sucedido. Tive uma boa sensação com eles. Agora, estou ansioso para ir a Budapeste ver o quão competitivos nós somos."
 
Robin Frijns, 12º: "Nesta manhã, fizemos várias voltas de instalação novamente. Perto da meio-dia, fiz uma performance de corrida. Depois da primeira volta, mudamos o acerto do carro. Em seguida, senti que o carro não estava com o mesmo balanço de antes, então escapei da pista e encerrei meu dia com apenas uma volta lançada."
 
CATERHAM
 
Will Stevens, 13º: "Foi um dia muito bom. Quero agradecer especialmente àqueles que me ajudaram a fazer com que minha primeira vez em um carro de F1 acontecesse. Para mim, o foco principal do dia foi aprender tanto quanto eu podia. Obviamente, foi minha primeira vez guiando um carro de F1, e mesmo que eu tenha me preparado para o teste com sessões no simulador e passando tempos na fábrica, nada realmente prepara você para este passo, no desempenho em comparação com o que eu venho correndo até agora, bem como toda a configuração da pista."
 
"No entanto, para ser honesto, não demorei muito para começar a me sentir confortável no carro. Nos primeiros momentos, estávamos focados principalmente no trabalho aerodinâmico, por isso, tudo foi sobre como trabalhar com muita precisão o plano dos engenheiros. Em seguida, a partir do meio da manhã, começamos a olhar para um programa de testes mais normal, com diferentes acertos e todos os itens que o time precisa trabalhar para as corridas que estão por vir."
"Paramos para o almoço depois de quase 50 voltas, e eu estava me sentindo bem, pronto para voltar imediatamente à pista e continuar pressionando! A sessão da tarde foi praticamente a mesma coisa. Tentamos alguns diferentes acertos e, em seguida, terminamos com um trabalho mais aerodinâmico."
 
"No geral, foi um dia muito bom, onde acho que fiz exatamente o que o time queria, e aprendi muito. Vou imediatamente para a próxima rodada da World Series, na Áustria, mas mal posso esperar para voltar a um carro de F1."
 
MARUSSIA
 
Rodolfo González, 15º: "Tem sido realmente bom estar de volta ao MR02 durante um dia inteiro, e não por 90 minutos das sessões de treinos livres que participei até agora. Tive um programa realmente completo hoje, e fui capaz de completar longos trechos juntos e encontrar um bom ritmo. Depois de um dia muito intenso, estou ansioso para voltar ao carro amanhã pela manhã e finalizar o trabalho que comecei hoje, focado mais na performance de corrida."
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.