Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP da Itália de F1

Com 1min21s105, Sebastian Vettel foi o mais rápido no primeiro dia de treinos da F1 em Monza. 0s270 mais lento que o companheiro de Ferrari nesta sexta-feira (31), Kimi Räikkönen assegurou o segundo posto, à frente de Lewis Hamilton

Sebastian Vettel foi o mais rápido no primeiro dia de treinos para o GP da Itália de F1. O #5 cravou 1min21s105 na melhor de suas 27 voltas nesta sexta-feira (31) e assegurou a liderança em Monza com 0s270 de vantagem para Kimi Räikkönen, o segundo colocado.

 
0s287 mais lento que o rival pelo título de 2018, Lewis Hamilton ficou com o terceiro posto, já 0s411 melhor que Valtteri Bottas, o quarto colocado. Max Verstappen colocou a Red Bull no quinto posto, seguido por Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Sergio Pérez e Charles Leclerc. Nico Hülkenberg fecha um top-10 separado por 1s958.
Sebastian Vettel liderou o primeiro dia da F1 em Monza (Foto: AFP)
Com 1min23s077, Romain Grosjean aparece na sequência, escoltado por Carlos Sainz Jr., Kevin Magnussen, Pierre Gasly, Sergey Sirotkin, Brendon Hartley e Lance Stroll. Fernando Alonso foi 2s636 mais lento que o líder e ficou em 18º, à frente de Stoffel Vandoorne.
 
Marcus Ericsson sofreu um forte acidente ainda no início do TL2 e não conseguiu marcar tempo. Assim, o #9 fica com o penúltimo tempo no resultado combinado das duas sessões do dia, diante apenas de Lando Norris, que só participou da atividade matutina.
 
Confira as declarações dos pilotos:
 
 
 
 
Esteban Ocon foi o melhor do resto nesta sexta (Foto: Racing Point Force India)
 
Esteban Ocon, sétimo: “Ser sétimo e oitavo na segunda sessão mostra que temos bom ritmo no seco, assim como no molhado, e me sinto otimista para amanhã. O carro esteve rápido o tempo todo, mas ainda podemos melhorar em algumas áreas porque há mais por vir. A segunda sessão foi mais curta por causa da bandeira vermelha, mas é a mesma coisa para todo mundo e acho que estão bem preparados”.
 
Sergio Pérez, oitavo: “Foi um dia bom e estou bem confiante a respeito do nosso nível de desempenho. Os tempos de sexta-feira não significam muito, mas foi bom fechar a manhã como o mais rápido. Durante a tarde nós trabalhamos no acerto de corrida e encontramos uma base muito boa. Estou definitivamente ansioso pela classificação porque temos boas chances de ser o melhor do resto, independente do clima. Conseguimos andar com todos os pneus em todas as condições, então estamos preparados”.
 
Charles Leclerc, nono: “O dia foi ok. Por um lado, tivemos alguns problemas, mas, por outro, nossa performance foi bem boa se você levar em consideração os desafios que encaramos. Nós agora temos algum trabalho pela frente e vamos fazer tudo que pudermos para dar nos necessários passos à frente antes de irmos para as próximas sessões. O principal é que Marcus está bem depois do acidente, e nós vamos batalhar por um bom resultado amanhã”.
 
Nico Hülkenberg, décimo: “Andamos um pouco durante a manhã para conseguir informações sobre os pneus de chuva e intermediários, mas o feedback foi padrão. Quando secou, durante a tarde, tivemos a chance de testar peças aerodinâmicas, que funcionaram bem. Claro que ainda vai olhar os dados para extrair o melhor do carro, mas foi um bom começo”.
 
Romain Grosjean, 11º: “Foi um dia bom. Estava molhado durante a manhã, seco durante a tarde. Fiquei bastante satisfeito em como o carro se comportou durante a tarde, tanto com muito combustível quanto com pouco. Isso foi bom. A equipe fez um bom trabalho ajustando o carro antes de chegarmos aqui. Com a manhã molhada e a bandeira vermelha no segundo treino, em que fiquei feliz de ver Ericsson sair andando do carro após o forte acidente, seguimos nosso programa como pudemos. Perdemos um pouco de tempo de pista, mas conseguimos fazer o que queríamos".
 
Carlos Sainz Jr., 12º: “Estava muito molhado na manhã, mas foi bom conseguir voltas nessas condições. O carro se comportou bem, assim como fez na Hungria. Completamos nosso cronograma quando a pista secou. Foi um dia bom, mas ainda precisamos olhar onde podemos conseguir mais tempo. Tentamos algumas peças novas nos dois carros e amanhã vamos encaixar tudo para ir ao top-10”.
 
Kevin Magnussen, 13º: “Não foi muito ruim. O primeiro treino, obviamente molhado, mas ainda conseguimos correr nessas condições, o que foi bom para saber como estávamos. Parece que vai ser seco amanhã, ao menos é o que a previsão indicou. No segundo treino, tivemos algumas voltas no seco para nos preparar para isso. O carro estava ok. Acredito que já algum trabalho a ser feito para as voltas com tanque vazio, mas com ele cheio me pareceu bom. Então, temos algum trabalho de ajuste para ser feito, como sempre, e precisamos trabalhar para fazer com que os pneus trabalhem da melhor maneira, além de ter o melhor equilíbrio do carro. É tudo normal, nada espetacular. Devemos ficar bem".
Fernando Alonso ficou lá no fundo da tabela (Foto: AFP)
Pierre Gasly, 14º: “Hoje foi um dia cheio. Entre a chuva desta manhã e a tarde seca, pudemos analisar o carro em ambas condições. Tivemos um bom começo de dia durante a chuva, e nesta tarde fizemos um bom trabalho com as simulações de corrida. No geral, precisamos trabalhar e achar mais desempenho já que o carro não esteve ótimo, acredito que há espaço para melhorias para amanhã. Espero que haja alguma chuva para nós, o que vai igualar o pelotão intermediário e tonar as coisas mais emocionantes".
 
Sergey Sirotkin, 15º: “Acredito que foi uma sexta-feira muito boa. Tínhamos um bom ritmo no molhado, mas é difícil dizer onde estaremos amanhã, já que não sabemos qual vai ser o clima. Hoje nos mostrou bons sinais de desempenho. As condições nos favoreceram já que não estava calor. Eu tive alguns problemas durante minha volta, então tenho que entender e ver se podemos arrumar ou não. Eles me custaram muito tempo na minha melhor volta. Caso não fossem eles, estaríamos próximos do top-10, o que é um bom sinal. É um bom final de semana".
 
Brendon Hartley, 16º: “Foi uma sexta-feira positiva em Monza, eu fui quarto nesta manhã no molhado e momentaneamente sustentei a primeira posição, o que foi ótimo. O carro foi muito bem nas condições mistas da manhã, mas tivemos um pequeno problema com nosso carro no segundo treino, o que significou que ficamos sentados nos boxes por muito tempo por causa desse problema. Perdemos algum tempo de pista, mas ainda diria que foi um bom dia".
 
Lance Stroll, 17º: “Parece bom comparado com os outros, mas veremos o que acontece amanhã. Parecemos um pouco melhores agora, mas na sexta-feira é difícil saber o que as pessoas farão, então teremos uma ideia melhor amanhã. Tivemos algumas boas voltas e durante a manhã foi divertido correr na chuva por algum tempo. Foi pouco, só três voltas, mas trouxe de volta boas memórias do ano passado. Eu gosto deste tipo de circuito. É bastante desafiador, pois é preciso ter muita confiança para apertar o freio tarde e no momento exato. Em Monza, vemos também algumas boas ultrapassagens, o que nos permite ganhar algumas posições na corrida, o que é ótimo".
 
 
Stoffel Vandoorne, 19º: “Apesar de eu não ter feito o TL1, acho que não perdi muita coisa por conta das condições climáticas. O TL2 foi no seco e uma sessão muito mais normal do que amanhã com exceção do acidente do Marcus no início. Acho que não teremos milagre nenhum neste fim de semana. Nós esperávamos que fosse difícil e acho que os treinos já mostraram que vai ser duro para nós. Vamos ver o que podemos fazer amanhã. Eu gosto desta pista, tenho uma boa história aqui em diferentes categorias em que corri antes, então gosto de vir para cá e correr”.
Marcus Ericsson sofreu um forte acidente no TL2 (Foto: Motorsport Week/Twitter)
 
Lando Norris, 21º: “Eu me diverti hoje, claro, embora não tenha rodado tanto quanto gostaria. Isso às vezes acontece e, no fim, fiquei feliz de qualquer forma. Vi o que é possível experimentar em um fim de semana de corrida e, de novo, como é se comparar a Fernando, o que é algo muito bom para mim. Seria bom ter a pista seca ― ou que fosse completamente molhado por mais tempo, para me acostumar a guiar o carro no molhado, o que eu gosto bastante. Ainda assim, foi uma boa sessão para nós, apesar de não termos completado muitas voltas. Nós fizemos alguns testes aerodinâmicos ― alguns para este ano, alguns para o próximo. Nós tentamos o máximo de coisas que podíamos sem comprometer nada para este fim de semana. O time aprendeu muitas coisas hoje e, claro, eu também aprendi bastante”.

#GALERIA(9522)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.