Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP da Rússia de F1

Lewis Hamilton conseguiu a melhor volta de sexta-feira na Rússia, comandando uma dobradinha da Mercedes. O britânico também viu a Red Bull superar a Ferrari em voltas rápidas no segundo treino livre de Sóchi

A sexta-feira (28) começou com liderança da Red Bull, mas terminou com ares de domínio da Mercedes. Lewis Hamilton reagiu no segundo treino livre, superando Max Verstappen e Sebastian Vettel, dois melhores do primeiro treino livre em Sóchi.
 
No caminho para ser o melhor do TL2, Hamilton anotou a melhor volta do dia. Valtteri Bottas pode não ter brilhado tanto quanto o companheiro, mas ao menos garantiu dobradinha da Mercedes.
 
Atrás da Mercedes, uma pequena surpresa: a Red Bull superou a Ferrari em voltas rápidas, colocando Verstappen e Daniel Ricciardo em terceiro e quarto no TL2. Vettel, que teve uma tarde das mais turbulentas, foi quinto. Kimi Räikkönen fechou o pelotão dianteiro com o sexto melhor tempo.
Lewis Hamilton (Foto: AFP)
A F1 volta às pistas na manhã de sábado com o terceiro e último treino livre, marcado para 6h (de Brasília). A definição do grid de largada em Sóchi, por sua vez, acontece às 9h.

Confira declarações dos pilotos após treinos livres na Rússia:


Sergio Pérez, sétimo: "Guiei o carro hoje à tarde, e o ritmo estava competitivo logo de cara. Creio que podemos manter essa forma que temos tido desde o recesso. O carro está bom. O desafio é ter certeza de que vai estar tudo em ordem amanhã, porque a classificação é fundamental aqui. É difícil ultrapassar, mesmo com um carro mais rápido. É difícil saber como a pista vai evoluir, mas precisamos das informações de hoje para tomar as decisões corretas."

Pierre Gasly, oitavo: “No geral, foi um dia positivo, especialmente após o final de semana difícil em Singapura era importante encontrar algumas respostar e reencontrar nosso ritmo. Foi o que fizemos hoje, e ainda testamos um upgrade no motor que pareceu funcionar bem, então creio ser bastante encorajador para as corridas restantes até o fim da temporada. Agradeço a Honda por isso. Receberemos uma penalização no domingo e largaremos do fim do grid, então tentaremos focar na corrida mais do que na classificação.”
Esteban Ocon (Foto: Racing Point Force India)

Esteban Ocon, nono: "Foi sólido terminar os dois treinos no top-10, e estou feliz com o trabalho que fizemos. Estamos testando novas partes e é mais fácil fazer isso comparado a Singapura. Estamos otimistas e indo numa boa direção com o carro. O resto do tempo nós focamos na preparação comum para a corrida e aprendemos como os diferentes tipos de comportamento são nas long runs. Acho que fizemos a maior parte do trabalho de casa.


Marcus Ericsson, décimo: "É sempre difícil perder o TL1, mas conheço bem o Autódromo de Sóchi, então estava pronto. O carro estava bom desde o começo, fiquei feliz com o equilíbrio. Como sempre, o gerenciamento dos pneus é crítico neste circuito. Aprendemos muito sobre ele hoje. No geral, foi um dia positivo e estou ansioso para o resto do fim de semana."

Kevin Magnussen, 11º: "Não foi ruim, hoje. Estamos vendo que há proximidade na parte da frente do pelotão intermediário: mais ou menos 0s2 entre P7 e P12. É uma batalha próxima e será igual na classificação. Os hipermacios com muito combustível no tanque, em ritmo de corrida, são complicados. O desgaste é rápido demais, é muito frágil. Creio que será uma vantagem se você se classificar no P11, próximo ao Q3. Com a escolha livre de pneus macios, você tem grande vantagem. O equilíbrio do carro é bom. Há coisas a arredondar, mas o ponto de partida é bom."

Carlos Sainz Jr., 12º: “Definitivamente não é o ideal perder o TL1, mas também é bom quando você entra no carro no TL2 e não tem grandes surpresas. Foi uma tarde positiva com o carro e conseguimos dar muitas voltar para prepara-lo para a classificação e corrida. Sabemos que precisamos trabalho para tirar o máximo dos pneus já que eles serão a chave no domingo. Temos uma boa ideia em como vamos conseguir um pouco mais de velocidade, então estou ansioso.”

Charles Leclerc, 13º: "Eu guiei nesse circuito pela primeira vez hoje, ainda estou buscando o ritmo. As condições da pista melhoraram durante o dia, e nós testamos diferentes compostos. Temos que trabalhar pensando em amanhã, que é o dia que conta. Estou ansioso pela classificação."
Nico Hülkenberg (Foto: Renault)

Nico Hülkenberg, 14º: “Para mim, uma sexta-feira regular. É uma pista que gosto de pilotar, então passamos o dia trabalhando em coisas para tornar o carro mais veloz e melhor equilibrado. Focamos nas áreas normais do carro já que temos ideia em como se comporta neste ponto da temporada, então sem surpresas. Temos muita informação para trabalhar pelo resto do final de semana.”


Romain Grosjean, 15º: "Correu tudo bem. É uma pista difícil para guiar e encontrar os limites, então eu tive alguma quilometragem para descobrir. O carro também precisa andar mais na frente. Em geral, andamos muito com os hipermacios para ver se é um pneu de corrida ou não, apenas para ver que estratégia adotamos para a classificação. O equilíbrio estava bom, quase fácil demais de guiar – e isso nunca é sinal de um carro muito rápido. Vamos trabalhar para aumentar a capacidade de velocidade em uma volta."

Brendon Hartley, 16º: “Nós sabemos que vamos começar a corrida do fim do grid, então o principal objetivo de hoje foi o ritmo de corrida e deixar o carro mais rápido possível. É minha primeira vez em Sóchi, provavelmente não é meu traçado preferido no mundo, mas tinha muito que aprender nas primeiras voltas. Tivemos um pequeno problema no carro no TL1, o que causou uma troca do assoalho para o TL2, e nossa volta com tanque cheio pareceu bastante competitiva. Mesmo que no segundo treino eu não tenha tirado o máximo dos pneus hipermacios, foi um dia positivo.”
Stoffel Vandoorne (Foto: McLaren)

Stoffel Vandoorne, 18º: “Tentamos algumas coisas diferentes nos dois carros em ambos os carros hoje, tentando aprender sobre os pneus, que parecem bastante interessantes. Acredito que todos estão surpresos em como a degradação está. Normalmente, essa é uma corrida com uma parada sem muita degradação, então a chave hoje foi entender isso. Acho que duas paradas vai ser uma estratégia difícil para fazer funcionar já que a ultrapassagem é tão difícil aqui. Mas vamos ver como as coisas se desenrolam, normalmente é um pouco menos crítico no domingo, então ainda siga com uma para apenas, mas espero que a corrida seja interessante.”


Sergey Sirotkin, 19º: “Tivemos uma milhagem muito produtiva hoje, o que é importante, mas no desempenho ainda existe coisas para serem maximizadas para amanhã. Existem algumas áreas que estão melhores do que imaginávamos, então acredito que estamos ok. Existem coisas a serem otimizadas para amanhã e também não sabemos qual o clima. Estou aproveitado o meu GP caseiro, é bastante cheio, mas ao mesmo tempo tenho muito apoio. Eu não esperava tanto. Tem sido cheio e difícil de administrar tantas atividades, mas tenho usado a energia positiva dos fãs e transformando em desempenho na pista.”

Lance Stroll, 20º: “Demos muitas voltas consistentes, então foi uma sexta-feira normal. No final do primeiro treino eu tive um furo no pneu, então eu parei, pois tínhamos usado todos os pneus planejados para aquela sessão. Parecemos lentos, mas amanhã é outro dia, então espero que consigamos achar algo essa noite e virmos mais fortes amanhã.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.