Confira declarações dos pilotos após sábado do GP de São Paulo da F1 2024

Depois de Lando Norris puxar a dobradinha da McLaren na corrida sprint logo pela manhã, o sábado do GP de São Paulo viveu um verdadeiro caos por causa da forte chuva que atingiu o autódromo de Interlagos

A forte chuva que atingiu o autódromo de Interlagos na tarde deste sábado (2) transformou o fim de semana de GP de São Paulo, 21ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, em um verdadeiro caos. Após a corrida sprint, realizada ainda pela manhã e que teve Lando Norris puxando o 1-2 da McLaren, os pilotos não voltaram mais à pista, embaralhando completamente os horários que foram previamente estabelecidos.

Como resultado, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu empurrar a sessão que define o grid de largada para a manhã de domingo, às 7h30. A corrida principal, por sua vez, foi antecipada para as 12h30. A homenagem a Ayrton Senna, que deveria ter acontecido após as atividades de pista de hoje, também foi remarcada: Lewis Hamilton deve assumir a McLaren MP4/5B às 10h.

Mas a previsão do tempo para o restante do fim de semana não é nada animadora. Na verdade, as chances de chuva parecem ser maiores, embora com menos intensidade ao longo do dia.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉMNorris passa Piastri no fim com bênção da McLaren e vence sprint do GP de São Paulo da F1

Chuva em Interlagos fez a classificação ir para o domingo (Foto: F1)

Confira declarações dos pilotos após sábado do GP de São Paulo:

Lando Norris, primeiro: “Um trabalho positivo como equipe hoje. O carro tem um ótimo ritmo neste fim de semana e me senti bem. Acho que fomos fortes, mas é difícil avaliar em uma sprint quando todos estão tentando gerenciar o quanto devem controlar e o quanto devem pressionar. O Oscar mereceu hoje, mas fizemos o que tínhamos de fazer na busca pelos dois Mundiais. Executamos isso muito bem e sou grato pelo apoio dele. É uma tarde decepcionante para os fãs, com a classificação não acontecendo, mas estou ansioso por uma performance forte amanhã.”

Oscar Piastri, segundo: “Um bom resultado para a equipe, garantindo o máximo de pontos na sprint de hoje. Aprendemos muito para a corrida e estamos otimistas para amanhã. Queremos melhorar algumas coisas nas quais vamos trabalhar esta noite, mas acho que estamos em uma boa posição. Vamos ver o que podemos fazer amanhã e oferecer aos fãs a corrida emocionante que merecem, depois de infelizmente perder a sessão de classificação de hoje por causa da chuva.”

Charles Leclerc, terceiro: “É uma pena que não tenhamos conseguido prosseguir com a classificação hoje, com a pista muito molhada e a visibilidade muito comprometida para realizar uma sessão na pista. Acima de tudo, é uma pena para os fãs que esperaram a chuva parar, então espero que amanhã possamos seguir em frente e fazer um bom espetáculo para eles. Na sprint, forcei muito no início para pressionar Lando [Norris] na frente, mas não deu certo. Foi complicado administrar os pneus no final, pois eu tinha muito pouca aderência na traseira, mas vamos pegar o que aprendemos a esse respeito e aplicar amanhã, caso as condições sejam de pista seca novamente.”

Max Verstappen, quarto: “É uma pena que não conseguimos sair na pista esta tarde para fazer a sessão de classificação. Hoje, na sprint, nosso ritmo estava bem forte, mas foi uma pena, pois ficamos presos no trem de DRS, então tivemos de ser pacientes e não conseguimos fazer muita coisa. Saímos bem da curva 3, então consegui ultrapassar e senti que poderia lutar contra os carros na minha frente. Mas, infelizmente, ficamos sem voltas e tivemos bandeiras amarelas. Foi uma pena termos recebido a punição, no entanto, para mim foi uma corrida muito positiva e tivemos ritmo. Estávamos na briga, o que foi bom, pois não foi o caso em corridas anteriores. O clima está bem imprevisível no momento e não sabemos o que vai acontecer amanhã. Vai ser muito apertado, mas espero que tenhamos outro dia positivo.”

Lando Norris e Oscar Piastri comandaram a sprint em São Paulo (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Carlos Sainz, quinto: “Infelizmente, foi impossível correr na classificação porque a pista estava muito molhada e a visibilidade muito ruim. Sinto muito pelos fãs, que torceram incansavelmente a tarde toda, embora não tenhamos conseguido dar um bom espetáculo para eles. Vamos torcer para que possamos ter a classificação amanhã de manhã e compensar isso. Em relação à corrida sprint desta manhã, foi muito desafiadora. O carro não estava fácil de guiar e perder o trem de DRS à frente deixou ainda mais difícil diminuir a diferença. As voltas finais foram melhores e depois da corrida fizemos algumas mudanças no carro, espero que elas tenham um efeito positivo e possamos aproveitar uma boa classificação e corrida amanhã.”

George Russell, sexto: Russell diz que Mercedes “já esperava” 6º lugar na sprint do Brasil: “Temos de aceitar”

Pierre Gasly, sétimo: “Foi uma corrida sprint muito dura no começo do dia, mais do que esperávamos na parte de desgaste de pneus. No fim das contas, largamos em sétimo, terminamos em sétimo, que é nosso melhor resultado possível. E marcamos dois pontos importantes. Checo [Pérez] estava chegando no fim, mas conseguimos nos manter no pelotão intermediário. Precisamos de mais corridas assim, bem como resultados, em nossa batalha pelo campeonato. Estou grato por estar de volta à briga. Temos de agradecer aos fãs que esperaram na chuva na classificação. Certamente não são condições legais, e temos de focar novamente antes de um domingo movimentado em que buscarmos maximizar todas as oportunidades.”

Sergio Pérez, oitavo: “Ainda temos algumas coisas para trabalhar, especificamente com a frenagem, mas no geral tivemos um bom ritmo. Foi uma pena no final com o safety-car virtual, pois achamos que poderíamos ter alcançado a Alpine que estava na frente. Fazia um tempo que não me sentia tão feliz com o carro. Queremos forçar mais na classificação e na corrida e terminar um fim de semana forte, pois temos sido muito competitivos até agora. As McLaren estão parecendo muito fortes, mas acho que estamos na disputa pelo pódio amanhã. Foi uma pena não termos conseguido correr na classificação devido às condições climáticas, mas espero que tudo esteja melhor amanhã e possamos ir à pista para os fãs brasileiros.”

Max Verstappen saiu da sprint otimista com o ritmo da Red Bull (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Liam Lawson, nono: “Acho que tivemos velocidade hoje, mas não o suficiente para ultrapassar Pierre [Gasly], mesmo com DRS não estávamos realmente perto o suficiente. Fiquei preso atrás dele na maior parte da corrida, e quando Checo chegou atrás, simplesmente não tivemos velocidade para segurá-lo. Tivemos muito azar com o VSC no final. O timing de tudo nesta corrida pareceu realmente estranho para nós, é frustrante, mas ainda assim foi uma boa corrida, com ritmo decente e vamos tentar avançar amanhã.”

Alexander Albon, décimo: “Ok [a sprint]. Nossos adversários estavam com pneus novos, então espero que isso nos ajude amanhã. Fora isso, foi tudo bem. Sofri um pouco no começo da corrida, mas tivemos um bom ritmo, só não o suficiente [para os pontos].”

Lewis Hamilton, 11º: Hamilton pede “pneus melhores de chuva” após adiamento de classificação em São Paulo

Franco Colapinto, 12º: “É incrível todo esse apoio. Ontem foi um dia muito duro para mim, não consegui disfrutar as coisas, mas hoje acordei bem. É bom ver isso aqui. Eles são muito apaixonados pelo esporte, e ver isso é muito bom, ver que estão aproveitando comigo. Sou extremamente grato por todo esse apoio vindo da Argentina. Uma pena essa chuva, mas é um imenso esforço deles de estar aqui. É tão bom ver o quanto estão gostando de me ver. Eles são muito apaixonados, é loucura pensar – há alguns meses eu não esperava isso. Quando o Carlos foi anunciado, sabia que mesmo no próximo ano eu não estaria, mas é uma nova experiência a cada fim de semana, um novo desafio corrida após corrida.”

Lewis Hamilton não avançou e terminou a prova curta em 11º (Foto: Mercedes)

Esteban Ocon, 13º: “Foi uma pena de tarde em que a classificação acabou adiado por conta da situação do tempo. Agradecemos muito aos fãs que vieram aqui e ficaram. Estava ensolarado e quente pela manhã para a corrida sprint, onde pudemos fazer ultrapassagens e ganhar posições. Não foi o bastante para pontuar, mas sempre será difícil quando largamos tão atrás. Parece que nos falta ritmo no momento, algo em que vamos continuar a trabalhar e espero que dê para melhorar amanhã. O domingo pode ser movimentado, então vamos ver o que acontece.”

Oliver Bearman, 14º: “Meu começo na corrida sprint foi bem ruim, mas conseguimos recuperar algumas posições na primeira volta. Depois disso, as coisas ficaram boas, mas comecei a sofrer com os pneus cada vez mais. No fim da prova, faltava ritmo, então temos muito a fazer. É frustrante que a classificação não tenha acontecido, porque estava ansioso para voltar ao carro após uma sprint difícil, mas agradeço a todos que ficaram aqui conosco. Espero que tenhamos a chance de uma boa classificação amanhã cedo. Será legal.”

Yuki Tsunoda, 15º: “Na sprint desta manhã, tive uma boa largada, mas infelizmente, depois disso, não tive muito ritmo e tive dificuldades para ganhar algumas posições. Depois da sprint, verificamos os dados e acho que encontramos algo, então espero que possamos melhorar para amanhã. É uma pena que não tenhamos conseguido fazer a classificação, especialmente para os fãs que esperaram muito tempo em condições complicadas. Agora, vamos nos preparar para amanhã, com a classificação e a corrida pela frente.”

Valtteri Bottas, 16º: “Por mais que quiséssemos fazer a classificação, reconheço que a decisão certa foi tomada, com o objetivo de garantir a segurança de todos no circuito. Quero aproveitar a oportunidade para elogiar os fãs nas arquibancadas: a paixão e a energia deles se manteve intacta, mesmo com a chuva e o adiamento da sessão. Espero que possamos compensar por isso amanhã. Olhando para a sprint da manhã, infelizmente, sabíamos que ganhar posições na pista seria um trabalho difícil, já que não tínhamos ritmo suficiente e sofremos com o superaquecimento dos pneus. Mesmo assim, conseguimos manter os dois carros da Aston Martin atrás, o que foi um pouco surpreendente. Espero que esse tempo extra que ganhamos nos ajude a tentar extrair mais do carro amanhã, enquanto nos preparamos para um domingo cheio com classificação e corrida.”

Franco Colapinto ficou surpreso com a recepção em São Paulo (Foto: Williams)

Guanyu Zhou, 17º: “Obviamente, é decepcionante não podermos começar a classificação devido à chuva, mas os fãs de São Paulo são simplesmente incríveis. O comprometimento deles, ficando durante a chuva e os adiamentos, foi impressionante. Largamos do pit-lane na sprint depois de algumas mudanças de acerto. Ainda que o carro estivesse melhor do que na sexta, ainda devemos em ritmo. Conseguimos fazer algum progresso, ultrapassando os dois carros da Aston Martin na pista e melhorando em relação à posição inicial. Como equipe, vamos tirar o máximo do tempo que temos de preparação para amanhã, com classificação e corrida no mesmo dia. O clima é sempre cheio de surpresas por aqui. Então, precisamos estar prontos para aproveitar qualquer oportunidade que aparecer. Espero que os fãs desfrutem de uma grande corrida amanhã.”

Fernando Alonso, 18º: “Não encontramos um ponto ideal nesse fim de semana. Tentamos algumas mudanças de acerto para a corrida sprint, mas não tivemos sucesso em encontrar ritmo. É um pelotão equilibrado, então, vamos precisar nos classificar bem para marcar pontos.”

Lance Stroll, 19º: “Com a largada do pit-lane, já sabíamos que a corrida sprint seria difícil. Mas vamos fazer algumas mudanças no acerto e veremos o que mais podemos fazer para classificação e corrida amanhã.”

Nico Hülkenberg, não completou: “Primeiramente, agradeço a quem ficou na chuva, vocês são fãs incríveis. Sobre a corrida sprint, havia muita fumaça saindo do carro, e a equipe me pediu para parar o carro na pista. Até aquele momento, seria melhor que o esperado após ontem, mas, enquanto equipe, sofremos com os pneus. A natureza de alto desgaste e o calor estava tornando a vida difícil. Estou pronto para um dia apimentado amanhã.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.