Confira declarações dos pilotos após teste de pós-temporada de Abu Dhabi da F1 2024
Com Gabriel Bortoleto e Felipe Drugovich na pista, Charles Leclerc fez o tempo mais rápido do teste de pós-temporada da F1 2024, em Abu Dhabi
O teste de pós-temporada, realizado nesta terça-feira (10), colocou um ponto final no ano de 2024 da Fórmula 1. Charles Leclerc, da Ferrari, cravou 1min23s510 após completar 134 voltas e fechou a atividade no topo da tabela de tempos. Carlos Sainz, agora na Williams, foi o mais rápido da sessão matinal, mas encerrou o dia em segundo, apenas 0s125 mais lento que o ex-companheiro de equipe.
Logo atrás, George Russell, da Mercedes, ficou 0s279 atrás do monegasco e completou o top-3. Um dos nomes mais experientes da F1 e futuro colega do brasileiro Gabriel Bortoleto na Sauber, Nico Hülkenberg terminou em quarto, enquanto Andrea Kimi Antonelli — que ficou de fora das primeiras horas por não estar se sentindo bem — alcançou o quinto lugar. O substituto de Lewis Hamilton no time de Toto Wolff em 2025 executou apenas 62 voltas.
Ayumu Iwasa (RB), Pato O’Ward (McLaren), Jack Doohan (Alpine), Paul Aron (Alpine) e Esteban Ocon (Haas) completaram a lista dos dez mais rápidos do dia. Bortoleto vestiu o macacão da Sauber pela primeira vez e concluiu 130 voltas, tendo 1min24s738 como melhor marca — bom o bastante para o 18º lugar. Felipe Drugovich, por sua vez, colocou a Aston Martin no 20º posto.
A Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Leclerc encerra F1 2024 com liderança dos testes coletivos de Abu Dhabi. Bortoleto é 18º
Confira as declarações dos pilotos após o teste de pós-temporada da F1 2024:
Nico Hülkenberg, quarto: Hülkenberg celebra chance de “tirar primeira impressão” de carro da Sauber em Abu Dhabi
Ayumu Iwasa, sexto: “Hoje foi uma experiência muito boa desde o início e aprendi muito. Também queria fazer o melhor pela equipe e para o futuro dela na temporada 2025. Recebi um bom feedback da equipe, dizendo que estavam felizes com o modo como tudo aconteceu hoje, então estou muito contente com isso também. Consegui fazer voltas bastante decentes, então, no geral, fiquei bastante satisfeito com o desempenho. Conforme o dia foi passando, fui me sentindo cada vez mais confiante no carro e sinto que estou realmente me acostumando com a sensação de um carro de F1. Espero que, da próxima vez que tiver a oportunidade de pilotar novamente, meu desempenho seja ainda melhor.”
Pato O’Ward, sétimo: O’Ward celebra participação nos testes de pós-temporada da F1: “Amei cada segundo”
Jack Doohan, oitavo: Doohan se diz “muito satisfeito” com dia “longo e produtivo” de testes em Abu Dhabi
Paul Aron, nono: “Tive um dia muito positivo em Abu Dhabi, pilotando um carro de F1 pela primeira vez, e agradeço à equipe pela oportunidade. Como todos os pilotos que andam em um carro de F1 pela primeira vez, percebo agora o quão rápidos esses carros são. Foi muito divertido pilotar a A524 hoje. Do ponto de vista físico, há muito a me acostumar. Mas, no fim, tudo correu bem por esse lado. Mesmo com 121 voltas completadas, eu queria fazer mais. Conseguimos completar toda a programação. Os engenheiros ficaram felizes, o ritmo pareceu bom, então, acho que foi um dia muito positivo no geral. Há muito a aprender, e já estou ansioso para 2025 com meu papel de piloto reserva.”
Luke Browning, 11º: “Tive a minha primeira experiência em um F1 na sexta-feira e foi surreal participar de um fim de semana de Fórmula 1. Agora, completei um dia inteiro de teste para novatos e, claro, tive a oportunidade de experimentar os limites do carro. É fantástico ter a oportunidade de forçá-lo até onde é possível e, sim, o ritmo foi muito bom. Quero agradecer ao James [Vowles], à Williams e a todos na fábrica em Grove. Estou vivendo um sonho e, claro, espero ter a oportunidade de pilotar o carro novamente em breve.”
Liam Lawson, 13º: “Foi um bom dia, decidimos fazer mais voltas do que qualquer um, então completamos muitas, o que foi legal. Provavelmente, a maior quantidade que já fiz em um carro de uma vez só. Sempre é possível aprender mais nesses dias, pois efetivamente completamos uma distância equivalente a três corridas. Com o número limitado de etapas que fiz, é útil participar de um dia como este. Não é sempre que conseguimos completar o programa da maneira que está planejado, então crédito à equipe hoje, eles foram muito organizados. Quando você consegue usar tantos pneus quanto nós hoje, é sempre muito bom. Foi uma boa maneira de terminar a temporada e entrar nas férias.”
Arthur Leclerc, 14º: “Foi ótimo poder voltar ao carro apenas alguns dias depois de fazer o TL1 [do GP de Abu Dhabi]. Hoje, pude aproveitar a pilotagem da SF-24 muito mais, e trabalhamos em uma programação bem cheia. Tentamos muitas coisas e coletamos dados que vamos analisar nos próximos dias. Mais uma vez, foi especial ter Charles do outro lado da garagem e também estar na pista com pilotos tão bons. Agora, temos mais uma semana de trabalho em Maranello antes de uma pequena pausa para o fim do ano. Então, chegará o momento de começar tudo de novo no que eu espero ser um 2025 muito cheio, mas muito recompensador, eu espero.”
Isack Hadjar, 15º: Hadjar se diz “satisfeito” por teste com Red Bull em Abu Dhabi e pede “mais oportunidades”
Lando Norris, 16º: Norris destaca “atividade útil” com Pirelli em Abu Dhabi: “Ótimo trabalhar perto deles”
Yuki Tsunoda, 17º: Tsunoda celebra primeira experiência com carro “completamente diferente” da Red Bull
Gabriel Bortoleto, 18º: Bortoleto celebra “sensação incrível” em estreia na Sauber: “Orgulhoso e animado”
Oscar Piastri, 19º: “Foi bom ir à pista pela última vez este ano. Foi bom trabalhar com a Pirelli, obtendo dados valiosos para eles sobre os pneus do ano que vem. Obrigado novamente à equipe por este ano e pelo que eles foram capazes de fazer para que ganhássemos o campeonato. Agora, um pouco de descanso antes de um 2025 agitado.”
Jak Crawford, 20º: “Pilotar o AMR24 pela primeira vez foi uma grande experiência. Obviamente, estive pilotando um carro de F2 nas últimas semanas. Então, foi bom voltar a um carro de F1 e sentir a velocidade extra e a força aerodinâmica. Passei bastante tempo pilotando o carro hoje e estou feliz que meu corpo esteja bem, porque é uma experiência muito física em comparação ao que estou acostumado. Acho que pilotei bem, no geral. Fiquei satisfeito com a forma que lidei com os diferentes acertos e instruções durante a atividade. Há muitos botões que você precisa usar, e seus engenheiros falam sobre o tráfego enquanto você está pilotando rápido. Então, precisa estar atento. Mas foi uma experiência legal, e acho que lidei bem. Tive um grande dia, sinto que entrei em um bom ritmo, estou feliz com o rendimento.”
Felipe Drugovich, 21º: Drugovich vê teste “físico e divertido” da F1 em Abu Dhabi: “Espero ter ajudado”
Antonio Fuoco, 23º: “Foi importante para mim ter a oportunidade de retornar ao volante de um carro atual de F1, já que pilotei a F1-75 há alguns dias, em Fiorano. Como passo muito tempo no simulador, também foi útil poder trabalhar na correlação. Amanhã, estarei de volta em Maranello, onde vamos checar alguns dados que coletamos aqui. Então, faremos uma pequena pausa para Natal. Estou muito animado para voltar a trabalhar em 2025, quando queremos ser ainda mais competitivos.”
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.