Confira declarações dos pilotos após treinos livres do GP do Japão de F1 2023

O holandês da Red Bull foi o nome da sexta-feira em Suzuka e liderou os treinos livres. Charles Leclerc ficou em segundo e Lando Norris na terceira posição

Baitda de Gasly encerrou TL2 em Suzuka (Vídeo: Sky Sports)

Max Verstappen retomou o domínio da temporada 2023 com a liderança obtida nesta sexta-feira (22) em Suzuka. O holandês cravou 1min30s688 e foi o mais rápido dos treinos livres para a 16ª etapa da Fórmula 1 2023. O TL2 acabou mais cedo graças à batida de Pierre Gasly, da Alpine.

Na sequência, Charles Leclerc ficou apenas 0s320 atrás do bicampeão mundial. Em terceiro, o britânico Lando Norris fez 1min31s152, à frente do espanhol da Ferrari, Carlos Sainz. George Russell, da Mercedes, completaram os cinco primeiros no Japão.

Na sexta colocação, Fernando Alonso marcou 1min31s492, à frente do tailandês Alexander Albon, com mais uma ótima atuação. Oscar Piastri, Sergio Pérez e Valtteri Bottas fecharam o top-10 em Suzuka. O heptacampeão Lewis Hamilton ficou apenas em 14º, 1s141 atrás do líder.

Leclerc ficou atrás apenas de Verstappen no TL2 em Suzuka (Foto: Reprodução/F1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fórmula 1 retorna no final da noite de sexta-feira (22), às 23h30 (de Brasília, GMT-3), para a disputa do terceiro treino livre válido para o GP do Japão. Depois, na madrugada de sábado, às 3h, acontece a sessão que define o grid de largada da corrida em Suzuka. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE.

Confira as declarações dos pilotos após os treinos livres em Suzuka:

Max Verstappen, líder: Verstappen diz que RB19 está “novamente agradável de pilotar” após treinos no Japão

Charles Leclerc, segundo: Leclerc se anima com Ferrari “mais próxima que o esperado” da Red Bull no Japão

Lando Norris, terceiro: Norris vê Red Bull “de volta ao normal” e põe McLaren na briga do 2º lugar no Japão

Norris fechou a sexta-feira em Suzuka na terceira posição (Foto: McLaren)

Carlos Sainz, quarto: Sainz vê Ferrari “perto de rivais habituais” no Japão em dia de Red Bull “muito forte de novo”

George Russell, quinto: Russell vê sexta-feira “estranha” no Japão e aponta Mercedes atrás de Ferrari e McLaren

Fernando Alonso, sexto: Alonso prega foco em manter série de idas ao Q3 no GP do Japão: “Será apertado”

Alexander Albon, sétimo: Albon teme alto desgaste de pneus no Japão e vê Williams melhor em “trechos curtos”

Oscar Piastri, oitavo: “Foi um primeiro dia decente no Japão. Eu realmente gostei do circuito, muito divertido. Ainda tenho algumas coisas em que preciso trabalhar, mas foi um bom primeiro dia. Como equipe, acho que foi positivo. Estou ansioso para amanhã, e espero que possamos melhorar algumas coisas. Mas foi um bom começo”.

Alexander Albon fechou a sexta-feira em sétimo, mas está preocupado com o calor em Suzuka (Foto: Williams)

Sergio Pérez, nono: Pérez admite dificuldades após 9º lugar no TL2 do Japão: “Sofrendo com o equilíbrio”

Valtteri Bottas, décimo: “Tivemos uma sexta-feira positiva, num todo. É sempre divertido em Suzuka, estou feliz por voltar a essa pista. Sinto que fizemos alguns progressos com as atualizações e os aprendizados de Singapura, o que desbloqueou um pouco mais de performance do carro em termos de acerto. A sensação, como eu disse, é positiva, mas nosso trabalho não termina aqui: precisamos continuar aprendendo com o carro, analisando os dados que coletamos hoje e tentando otimizar o que temos para amanhã. Acho que a maior parte de nossos rivais vai melhorar amanhã, mas parece que temos chances mais sólidas na classificação do que na semana passada”.

Lance Stroll, 11º: “Suzuka é uma pista tão especial, provavelmente minha favorita. Então, gostei de estar lá [na pista] hoje. Depois do último fim de semana, foi bom poder me sentir imediatamente confortável ao volante. Fizemos algumas mudanças no acerto entre as sessões de treinos, e o carro estava parecendo bom ao fim do TL2. Porém, definitivamente temos algumas coisas a mais para olhar ao longo da noite, já que queremos extrair o máximo do conjunto. O Q3 tem de ser o objetivo da classificação, mas sabemos que o pelotão está muito apertado recentemente, então, precisamos continuar acelerando”.

Esteban Ocon, 12º: “É sempre um prazer voltar a Suzuka neste circuito icónico. Provavelmente, é o meu favorito do ano. Hoje foi um dia agitado no carro e aprendemos muito na pista em ambas as sessões. Também vimos algumas boas melhorias do TL1 para o TL2 e fizemos alguns tempos de volta competitivos na sessão da tarde. São necessários apenas 0s3 ou 0s4 para ganhar algumas posições. Temos algum trabalho a fazer durante a noite e esperamos estar em boa posição amanhã para ter outra classificação forte”.

Esteban Ocon ficou em 12º com a Alpine em Suzuka (Foto: Alpine)

Nico Hülkenberg, 13º: “Foi uma boa, porém complexa sexta-feira. As características dessa pista, muito rápida, fluída nas curvas longas, não têm sido um ponto forte para nós. Isso mostra as fraquezas de nosso carro, mas vamos trabalhar duro ao longo da noite para ver o que podemos alcançar amanhã”.

Lewis Hamilton, 14º: Hamilton explica primeiro dia difícil no Japão por “falta de confiança no carro”

Liam Lawson, 15º: “Singapura e Suzuka são duas pistas muito diferentes, então, é complicado falar alguma coisa sobre as atualizações no momento. Como disse antes do fim de semana começar, leva um pouco de tempo até você conseguir maximizar as mudanças, e continuamos a aprender sobre o que podemos melhorar. O TL2 não foi tão forte quanto de manhã, então, não sabemos exatamente o que os outros times estão fazendo. Até chegar na classificação e na corrida, já se teve tempo para aprender. É um circuito mais tradicional e, embora tenha sido um dia difícil, ainda temos o TL3 amanhã de manhã”.

Guanyu Zhou, 16º: “Sinto que demos um passo concreto à frente em termos de performance, em comparação ao último fim de semana, e o top-10 parece mais ao alcance aqui. No fim do TL2, sofri um problema nos freios que começamos a investigar assim que voltei à garagem. Testamos diferentes acertos nos dois carros ao longo das sessões e coletamos uma quantidade boa de dados em termos de comparações, o que será útil à noite, pois estaremos trabalhando em descobrir qual acerto é o melhor para ser ajustado amanhã”.

F1 2023, GP DO JAPÃO, SUZUKA, QUINTA-FEIRA, MERCEDES, LEWIS HAMILTON, AFP
Lewis Hamilton sofreu com o ritmo da Mercedes nos treinos livres (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)

Kevin Magnussen, 17º: “Não é a melhor pista para nós. Em relação às fraquezas do carro, essa pista tem muitas curvas com aquele tipo que não gostamos — com combinações longas entre entrada e saída. Será um fim de semana difícil, mas, como sempre digo: vamos tentar nosso melhor de qualquer forma”.

Yuki Tsunoda, 18º: “Sentimos os efeitos das atualizações que trouxemos de Singapura, mas, até agora, não conseguimos ser competitivos como queríamos. Então, precisamos analisar os dados. Sinto que há margem para melhora, então, vamos fazer algumas análises hoje. Estou ansioso para a classificação de amanhã, porque é o momento mais veloz do fim de semana. Especialmente em Suzuka, você sente a verdadeira performance da Fórmula 1. Vou aproveitar, espero chegar ao Q3 e fazer os fãs felizes”.

Pierre Gasly, 19º: “Nesta fase do fim de semana, diria que temos algum trabalho a fazer e tenho a certeza que ainda há mais para vir de nós. Infelizmente, nosso dia terminou com uma pequena batida na curva 9, logo no final do TL2. Perdi um pouco a frente e não consegui corrigir a tempo, o que significou que saí da pista e bati na barreira. Aprenderemos com isso e seguiremos em frente. Em termos do desempenho atual, há muitas coisas que podemos avaliar tanto com pouco como com muito combustível. Os pneus são bastante desafiadores e é algo que certamente teremos como objetivo preparar para o resto do fim de semana, então extrair cada detalhe amanhã vai ser importante”.

Logan Sargeant, 20º: “Foi muito legal poder pilotar em Suzuka pela primeira vez, mas não foi nada fácil. Há muito trabalho para acertar o carro, sinto que não é fácil repassar tudo que você precisa saber aqui. Então, é um trabalho em progresso, mas demos um bom passo à frente do TL1 para o TL2. Em termos de pilotagem, preciso acertar o primeiro setor, pois estou perdendo tempo ali. Sobre o carro, precisamos tentar alguns ajustes e buscar um equilíbrio melhor ao passar de baixa para alta velocidade. Sofremos com um alto desgaste hoje, não tem sido fácil ter um equilíbrio consistente em jornadas longas. No entanto, com pouco combustível, a aderência é alta e a sensação é boa”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.