Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Austrália da F1 2025
Lando Norris puxa a dobradinha da McLaren na Austrália ao cravar sua décima pole-position na carreira. Dia também de decepção para a Ferrari e de alegria para Gabriel Bortoleto, que avançou ao Q2
O GP da Austrália de Fórmula 1 terá Lando Norris na pole-position. Neste sábado, o tempo de 1min15s096 foi suficiente para bater seu companheiro de McLaren, Oscar Piastri, fechando a primeira fila laranja. É a décima vez que o britânico larga na frente, igualando o número de Alain Prost pela equipe.
A segunda fila tem Max Verstappen ao lado de George Russell. Na sequência, Yuki Tsunoda divide a terceira linha com Alexander Albon. A decepção fica por conta da Ferrari, que terá Charles Leclerc na sétima posição e Lewis Hamilton na oitava. Fecham os dez primeiros Pierre Gasly e Carlos Sainz.
Entre os novatos, a melhor notícia é de Gabriel Bortoleto. O brasileiro brilhou no Q1 com uma grande volta e avançou, parando na 15ª colocação no grid. O piloto da Sauber ficou à frente de nomes mais pomposos, como Andrea Kimi Antonelli (16º), da Mercedes, e Liam Lawson (18º), da Red Bull.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. A largada está marcada para a 1h (de Brasília, GMT-3) do domingo (16). Tanto as classificações quanto as corridas da temporada terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.
Confira o que disseram os vinte pilotos do grid em Melbourne:
Lando Norris, pole-position: Norris festeja pole, mas mantém pés no chão na Austrália: “Nunca vou me precipitar”
Oscar Piastri, segundo: Piastri valoriza dobradinha da McLaren na classificação na Austrália: “Ótimo resultado”
Max Verstappen, terceiro: Verstappen “aceita” 3º no grid da Austrália, mas vê “diferença grande” para McLaren
George Russell, quarto: Russell espera “novas oportunidades” para Mercedes com previsão de chuva na Austrália
Yuki Tsunoda, quinto: Tsunoda celebra “trabalho duro” da Racing Bulls na Austrália: “Última volta foi mágica”

Alexander Albon, sexto: Albon diz que “é ótimo estar à frente da Ferrari” e exalta evolução da Williams
Charles Leclerc, sétimo: Leclerc diz que “nem na pior das hipóteses” esperava Ferrari em 7º e 8º na Austrália
Lewis Hamilton, oitavo: Hamilton admite espanto com distância para McLaren na Austrália: “Não esperava 0s9”
Pierre Gasly, nono: Gasly vê Alpine em evolução na Austrália e revela única surpresa: ‘Magic Yuki’
Carlos Sainz, décimo: Sainz celebra Q3 com Williams na Austrália e garante: “Tenho mais potencial para liberar”

Isack Hadjar, 11º: “Sentimentos mistos, obviamente. Ficar tão perto assim do Q3 é bem decepcionante. 0s06 foi a diferença e sei que perdi esse tempo, então é um pouco duro. Mas, definitivamente, é um bom resultado, estou mais feliz pela performance do carro do que qualquer outra coisa. Yuki está em quinto, então temos um carro muito bom. Foi um bom dia”
Fernando Alonso, 12º: Alonso diz que Q3 “talvez fosse possível” e mira pontos na Austrália: “Bom sinal”
Lance Stroll, 13º: “Acho que, depois de tudo o que vimos neste fim de semana, 13º foi um bom resultado para nós. Estávamos apenas perdendo 0s1 ou 0s2 no Q2. Não é onde queremos estar, mas, em relação ao resto do fim de semana, a classificação foi nossa sessão mais competitiva. Parece que vai ser uma corrida interessante amanhã. Se chover, isso pode embaralhar as coisas. Há chance de pontos nessas condições, mas é preciso ter confiança no carro”
Jack Doohan, 14º: “Há muitos pontos positivos. [O Hamilton rodando] foi uma infelicidade, mas está fora do meu controle. Conseguimos maximizar nosso pacote hoje. Demorou um pouco para chegarmos lá com o carro, mas chegamos em uma boa posição no Q1. Eu estava me sentindo confortável, o que é ótimo. Acredito que quando tivemos as chances, nós entregamos e fomos bem fortes. Um grande obrigado a todos do time, na pista e na fábrica”
Gabriel Bortoleto, 15º: Bortoleto confessa que foi “muito ambicioso” em Q2 da Austrália, mas “tive de arriscar”

Andrea Kimi Antonelli, 16º: Antonelli lamenta “grande dano” no assoalho da Mercedes em classificação na Austrália
Nico Hülkenberg, 17º: “A primeira volta foi ok, mas ainda não me sinto como o chefe do carro e leva um tempo para ganhar confiança. Na segunda volta rápida, encontrei um pouco de tráfego no primeiro setor, o que basicamente me tirou no Q1. Quando olha para os tempos, o pelotão está muito compacto, o que significa que pequenas coisas podem ter um grande impacto. Sinto que não maximizamos nossas oportunidades hoje, o que não é uma grande surpresa, já que estamos no começo com uma nova equipe e um carro novo. Vamos ver como serão as condições amanhã. Se chover, será um jogo novo. Vamos dar nosso melhor”
Liam Lawson, 18º: Lawson lamenta eliminação no Q1 na Austrália: “Volta foi boa até o último setor”
Esteban Ocon, 19º: “Foi difícil, uma pequena surpresa, para ser honesto, comparado com onde estávamos nos testes. Historicamente, tem sido uma pista difícil para a equipe, mas não esperávamos estar tão para trás. Evoluímos em cada sessão, o que é encorajador, mas claramente precisamos de mais. Amanhã, vamos tentar de novo e tentar tirar o máximo da oportunidade com previsão de chuva”
Oliver Bearman, último: Bearman assume “trapalhada” na Austrália, mas admite que Haas “não está forte”
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

