Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Bélgica de F1 2022

Carlos Sainz cravou uma das poles mais esquisitas dos últimos tempos, aproveitando punições de Max Verstappen e Charles Leclerc e batendo Sergio Pérez mesmo não fazendo grande volta na Bélgica

Carlos Sainz passou longe de ter tido uma performance irretocável na classificação da Bélgica, mas, mesmo assim, saiu com a segunda pole da carreira na F1. O espanhol se beneficiou de punições por trocas de componentes em Max Verstappen e Charles Leclerc e, diante de uma Mercedes lenta e de um Sergio Pérez em péssimo dia, cravou a melhor marca do Q3.

Pérez ainda sai da segunda colocação, com uma Red Bll que dá mostras de ser o melhor carro, de longe, em Spa. Fernando Alonso, em mais uma grande classificação, parte do terceiro posto, na frente das Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell.

Alexander Albon teve dia de graça e sai de sexto com a Williams, seguido por Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Lance Stroll e Sebastian Vettel. Os punidos saem a partir da 14ª colocação, com Valtteri Bottas, o menos punido, saindo de lá.

Verstappen foi o mais rápido do dia, mas sai só de 15º por ter punição de fundo de grid. Depois, Charles Leclerc, Esteban Ocon e Lando Norris.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Bélgica de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 10h [de Brasília, GMT-3].

Carlos Sainz é pole em Spa (Foto: AFP)

Confira declarações dos pilotos

Carlos Sainz, primeiro: Sainz exalta pole em Spa, mas mantém cautela por “diferença grande” de Verstappen

Sergio Pérez, segundo: Pérez vê como “fundamental” ultrapassar Sainz logo na largada em Spa

Fernando Alonso, terceiro: Alonso busca reparar erros cometidos no Canadá e mira top-6 em Spa-Francochamps

Lewis Hamilton, quarto: Hamilton se frustra com W13 na Bélgica e admite: “Não vou ter saudades desse carro”

George Russell, quinto: Russell crê em vitória de Verstappen em Spa e critica Mercedes no frio: “Sempre sofremos”

George Russell vai largar em quinto, logo atrás do companheiro Lewis Hamilton (Foto: AFP)

Alexander Albon, sexto: Albon admite “choque” com Williams no Q3 e crê em dificuldades em Spa: “Não é Mônaco

Daniel Ricciardo, sétimo: Ricciardo vê “coisas fora do controle” ao cair no Q2 na Bélgica

Pierre Gasly, oitavo: “A sensação é mais ou menos como antes, nas 12 ou 13 corridas antes de Spa. Mas foi uma classificação muito boa. Estou feliz com a minha volta, com o carro. Acho que maximizamos bem o pacote que tínhamos. Ainda estamos um pouco distantes do top 10, de chegar ao Q3, como foi o caso em algumas corridas. Vamos começar em oitavo tendo caras muito rápidos atrás de nós. Vai ser duro, mas temos de aproveitar ao máximo essas penalidades. Muitos desses caras vão brigar bastante, mas veremos Max [Verstappen] e Charles [Leclerc] chegarem em duas ou três voltas.”

Lance Stroll, nono: “Hoje foi complicado. Houve uma falta geral de aderência, mas precisamos ver por que perdemos tempo à medida que a classificação avançava. Esperava sermos melhores que 14º. No entanto, normalmente nossa corrida é melhor do que a classificação, e vamos ganhar algumas posições extras por causa das penalizações de alguns carros à nossa frente, então estou confiante de que estamos em uma posição sólida para pontuar pontos amanhã.”

Sebastian Vettel, décimo: Vettel assume culpa por eliminação no Q1 na Bélgica: “Não tive volta final ótima”

Sebastian Vettel ficou no Q1, mas sai de décimo (Foto: Aston Martin)

Nicholas Latifi, 11º: “Senti que estávamos progredindo no TL3, que as coisas estavam muito melhores. Apesar do resultado, sinto que o carro tinha potencial para chegar ao Q2, então é decepcionante para mim e para a equipe. Infelizmente, a última volta foi a pior do fim de semana para mim. Fui pego pela imprevisibilidade do carro e dos pneus. Houve muitos erros na volta, por isso acabou sendo desconexo. É frustrante não alcançar isso na sessão que importava, mas começaremos um pouco mais de cima no grid com vários carros sendo punidos, o que pode criar algumas oportunidades.”

Kevin Magnussen, 12º: “A volta foi volta ruim, cometi alguns erros. Infelizmente, a impressão foi que todos encontraram muito tempo de volta, então a segunda tentativa tinha de estar lá. Não sei se tínhamos ritmo para ir tão longe, mas muitos estão com punições para amanhã, então vamos ganhar algumas posições, e espero que nosso ritmo seja melhor na corrida. É Spa, portanto sempre há oportunidades, e estou ansioso por isso, como sempre.”

Yuki Tsunoda, 13º: “Foi um dia realmente decepcionante. Eu tenho me sentido bem feliz no carro até agora, neste fim de semana, e acho que fomos competitivos o suficiente para passar confortavelmente ao Q2 e até com uma chance ir ao Q3. Infelizmente, isso não aconteceu hoje. Spa oferece muitas chances de ultrapassagens, então espero tentar seguir em frente.”

Valtteri Bottas, 14º: “Sabia que começaríamos do 14º lugar, não importa o que acontecesse, então consegui sair para dar o vácuo ao meu companheiro de equipe. Ele ainda estava brigando por um lugar [melhor] no grid, portanto fazia sentido ajudá-lo, e pareceu ter dado certo. Como sabíamos que a classificação não teria valor para nós, colocamos todo o nosso foco na corrida; Espero que nosso trabalho tenha valido a pena: até agora, posso dizer que o carro se comportou bem em ritmo de corrida. Claro, hoje não vimos todo o seu potencial por causa das circunstâncias, mas estou confiante de que podemos marcar alguns pontos.”

Max Verstappen, 15º: Verstappen confia em Red Bull para escalada em Spa: “Seria uma pena não ir ao pódio”

Charles Leclerc parte de 16º (Foto: Ferrari)

Charles Leclerc, 16º: Leclerc mostra preocupação com ritmo “inexplicável” de Verstappen na Bélgica

Esteban Ocon, 17º: “Foi um bom dia para a equipe, estou muito feliz com o resultado de hoje. Tudo pareceu encaixar nesta tarde, o time fez um trabalho fantástico com o carro e acertou todas as escolhas, então bom trabalho para todos. O quinto lugar é o meu melhor resultado de classificação da temporada, então é uma pena ter de pagar a punição no grid para a corrida, mas temos um pacote que nos dá a chance de conseguir um resultado decente amanhã. Fernando [Alonso] vai largar em terceiro, e vou dar tudo de mim para escalar o grid e buscar alguns pontos merecidos para a equipe.”

Lando Norris, 18º: Norris lamenta ritmo da McLaren e descarta pontos na Bélgica: “Difícil alcançar algo”

Guanyu Zhou, 19º: “Acho que podemos ficar felizes com o lugar que estamos, principalmente levando em consideração como a performance da manhã [no TL3]. Até acredito que algo mais era possível, pois cometi alguns pequenos erros na última volta rápida e fui muito bloqueado na curva 1. Foi complicado na pista, o clima mais frio dificultou um pouco, e também lutamos com o equilíbrio, mas demos o nosso máximo. Valtteri [Bottas] me deu o seu vácuo, não foi planejado, mas foi legal da parte dele, pois me ajudou a entrar no Q2. No geral, estou bastante satisfeito com a forma como nos saímos hoje, embora, obviamente, vou largar de trás por causa da punição. Tudo pode acontecer nesta pista, então espero ter um bom desempenho e ganhar algumas posições para brigar por pontos.”

Mick Schumacher, 20º: “Foi melhor do que esperávamos. Achávamos que íamos cair no Q1, então é uma surpresa positiva. Sabemos que será uma corrida difícil amanhã e vamos largar numa posição pior do que queríamos, mas esta pista costuma ser fácil ultrapassar, então vamos tentar o nosso melhor. Não andamos tanto quanto queríamos, especialmente hoje, então vamos juntar o que sabemos e torcer que esteja tudo certo para amanhã. Minhas esperanças de que poderemos avançar ainda estão altas, Spa sempre proporciona ação, então tenho certeza de que teremos muito disso amanhã.”

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.