Confira declarações dos pilotos após GP da Holanda de F1 2022
Max Verstappen venceu mais uma no GP da Holanda, em novo dia de trapalhadas da Ferrari e uma Mercedes errática na estratégia. Confira tudo que foi falado pelos 20 pilotos do grid
Max Verstappen garantiu sua décima vitória de 2022 neste domingo (4), ao cruzar em primeiro lugar a linha de chegada do GP da Holanda. Agora, o líder do campeonato chegou a 310 pontos e viu sua situação ficar ainda mais confortável rumo ao bicampeonato consecutivo da Fórmula 1.
Atrás do vencedor, George Russell e Charles Leclerc completaram o pódio, com um revoltado Lewis Hamilton no quarto lugar. Sergio Pérez levou o segundo carro da Red Bull à quinta colocação e Fernando Alonso escalou o grid para ser sexto, enquanto Lando Norris manteve sua posição de largada e terminou em sétimo.
Relacionadas
Por fim, Carlos Sainz foi o oitavo em mais um dia de trapalhadas da Ferrari, com Esteban Ocon e Lance Stroll fechando o top-10 de Zandvoort.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 9 e 11 de setembro, para encerrar a rodada tripla e a perna europeia de 2022 com o GP da Itália, em Monza.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Confira tudo que foi falado pelos pilotos após o GP da Holanda:
Max Verstappen, primeiro: Verstappen destaca ritmo e “decisões certas” da Red Bull em vitória na Holanda
George Russell, segundo: Russell celebra “ritmo incrível” na Holanda e vê Mercedes “bem perto do degrau mais alto”
Charles Leclerc, terceiro: Leclerc vê azar em VSC, mas se contenta com pódio na Holanda: “Difícil fazer mais”
Lewis Hamilton, quarto: Hamilton se desculpa por “crise de nervos” pelo rádio da Mercedes: “Perdi a cabeça”
Sergio Pérez, quinto: Pérez vê Mercedes “um passo mais rápida” do que Red Bull na Holanda: “Muito surpreso”
Fernando Alonso, sexto: Alonso vê “melhor atuação do ano” e diz ter feito “71 voltas de classificação” na Holanda
Lando Norris, sétimo: Norris lamenta briga solitária com carros da Alpine: “Eles têm mais estratégias”
Carlos Sainz, oitavo: Sainz diz que “deu tudo errado” na Holanda e já pensa em 2023: “Hora de errar é agora”
Esteban Ocon, nono: “Estou satisfeito por marcar pontos hoje e nos recuperar depois de uma decepção na classificação. Ainda marcamos mais pontos que a McLaren, algo muito positivo em nossa briga no Mundial de Construtores. Da minha parte, larguei muito bem e ganhei posições para o começo da corrida, algo que nos colocou nos pontos. Há sempre mais que podemos fazer, então avaliaremos as coisas para ver onde podemos melhorar na próxima corrida. Outra prova já vem por aí: estamos ansiosos para Monza, uma pista que eu amo e que se encaixa melhor com nosso carro. Vamos para dentro!”
Lance Stroll, décimo: “No geral, meu desempenho foi positivo no fim de semana, mas levamos um pouco de azar hoje com a forma que as coisas aconteceram e afetaram nossa estratégia. O momento em que o safety-car entrou deu vantagem para as duas Alpine e Norris. Sem isso, poderíamos ter brigado pelo sétimo lugar. O ritmo foi bom, fiquei muito confiante e fomos mais competitivos. É realmente encorajador. Grande esforço da equipe na fábrica para tornar nosso carro mais rápido, então espero que seja o começo de uma ótima sequência daqui até o fim da temporada.”
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Pierre Gasly, 11º: “Terminar em 11º nunca é ótimo. Tentamos o máximo para entrar nos pontos, mas não creio que tínhamos o rendimento para fazer com que isso fosse possível. No fim das contas, estávamos com déficit de desempenho comparados aos outros carros ao nosso redor e perdemos tempo no primeiro stint. Ainda tivemos dificuldades com os pneus médios no tráfego. Há muita coisa positiva para tirar do fim de semana, mesmo assim, porque sabíamos que seria uma pista complicada para o nosso lado. O ritmo de pneus duros foi bem competitivo. Agora, vamos a Monza, na última das corridas europeias, e espero poder voltar mais forte.”
Alexander Albon, 12º: “Creio que não tínhamos grandes expectativas para hoje, mas provamos que não estamos tão longe assim dos pontos. Circuitos com muito downforce não são muito bons para a gente, então essa percepção que tivemos acabou sendo positiva. Não teremos medo dos pneus duros no futuro e é possível lutar por pontos. Estou feliz com o carro, apesar de ainda faltar um pouco de tempo de volta. Temos mais a encontrar, mas podemos trabalhar nisso e descobrir o que podemos fazer. Por enquanto, estamos fazendo ajuste fino no pacote que temos e sabemos das limitações. Não pontuamos, mas fizemos um bom trabalho.”
Mick Schumacher, 13º: “Não tivemos a melhor das paradas — acho que tivemos um problema com o macaco da frente, então acredito que isso tenha nos tirado da briga pelos pontos nesse fim de semana. Apesar disso, foi ótimo estar aqui e me diverti muito, por mais que estivesse na ponta errada do pelotão — batalhar com Sebastian [Vettel] é sempre ótimo. Essas coisas acontecem, vamos olhar para a frente, esperando somar pontos nas próximas corridas que virão.”
Sebastian Vettel, 14º: Vettel lamenta pit-stop lento que quebrou undercut na Holanda: “Teria funcionado”
Kevin Magnussen, 15º: “Quando você acerta o muro na corrida, nunca é bom, mas o erro foi meu. Tentei demais, perdi a traseira, saí e bati, mas voltei e consegui continuar. Fiz o melhor, mas passei muito tempo só para voltar a me aproximar do pelotão. Ainda conseguimos ganhar algumas posições para terminar em 15º. Foi meio que um fim de semana perdido, então espero ir melhor na próxima semana. Não fizemos os melhores pit-stops também, acho que a pistola ficou presa num dos pneus dianteiros, e isso nos tiraria da briga por pontos. Mesmo assim, muito bom vir aqui e me divertir, ainda que eu tenha ficado do lado errado do pelotão. Duelar com Sebastian Vettel é sempre ótimo! Essas coisas acontecem e estamos mirando pontos nas próximas corridas.”
Guanyu Zhou, 16º: “Foi uma corrida complicada, especialmente perto do fim e ainda fui atrasado por todas as bandeiras azuis. O safety-car jogou a nosso favor, porque não tinha muito tempo sobrando e deu para colocar pneus macios e acelerar no fim. O fim de semana foi desafiador para a equipe. Faltou alguma coisa na comparação com o resto do pelotão intermediário, então temos de seguir trabalhando duro.”
Daniel Ricciardo, 17º: “Sempre soubemos que seria um domingo complicado pela nossa posição de largada, além da natureza da pista. As primeiras voltas não foram ruins. Acho que ganhamos algumas posições aqui e ali, mas começar tão atrás torna difícil deixar uma boa impressão, você precisa de uma grande diferença para fazer algumas ultrapassagens. No ar limpo, eu senti que tinha um pouco de ritmo para usar — mas nunca parecia durar muito. Então, obviamente foi outro fim de semana desafiador. Olharemos para a frente, em Monza, e vou tentar trazer de volta a mágica do ano passado.”
Nicholas Latifi, 18º: “Foi uma corrida para esquecer. Estamos com dificuldades no ritmo desde o começo do fim de semana e os motivos são confusos para mim. Por conta do problema que tivemos na classificação, não tivemos a chance que teríamos com nosso ritmo normal. Temos de aprender.”
Yuki Tsunoda, NC: “Dia decepcionante, porque parecia que teríamos um ritmo de corrida forte e esperávamos pontuar. Caímos algumas posições, mas estávamos nos recuperando lentamente e voltamos a ficar otimistas com pontos. Infelizmente, depois que parei para colocar pneus duros, senti que havia um problema com o carro. A equipe não conseguia identificar, então me chamou para mudar os pneus. Mesmo assim, quando saí dos boxes novamente notei que alguma coisa ainda estava errada, o que o time confirmou pelo rádio. Tivemos de abandonar.”
Valtteri Bottas, NC: “É sempre decepcionante terminar uma corrida antes do tempo. Senti que o ritmo do carro era melhor que ontem e estávamos avançando, mesmo que pontuar fosse difícil. A briga no pelotão intermediário foi boa, com muita ação, mas tivemos um problema técnico e nossa corrida terminou. Estou esperando a confirmação, mas acho que foi um problema na unidade de força. Não tinha sinal algum que algo estava errado, tudo parecia normal e perdi potência do nada. Deu para ver algumas chamas na traseira do carro, então temos de entender o motivo.”
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.