Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da Inglaterra de F1 2023

Max Verstappen liderou a sexta-feira (7) em Silverstone com 1min28s078, só 0s022 mais rápido do que Carlos Sainz Jr., o segundo colocado. Alex Albon fechou o top-3

Max Verstappen foi o mais rápido no primeiro dia de treinos para o GP da Inglaterra de Fórmula 1. O holandês cravou 1min28s078 na melhor volta do treino livre 2 em Silverstone e fechou a sexta-feira (7) com 0s022 de margem para Carlos Sainz Jr., o segundo colocado. Alex Albon fecha o top-3.

0s264 mais lento que o companheiro de equipe, Sergio Pérez ficou em quarto, com Logan Sargeant, Lance Stroll, Nico Hülkenberg, Pierre Gasly, Oscar Piastri e Fernando Alonso fechando o top-10 na Inglaterra.

Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Guanyu Zhou ficou em 11º, escoltado por George Russell, Esteban Ocon e Lando Norris. Lewis Hamilton virou 1s205 atrás de Verstappen e ficou em 15º, seguido por Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda e Nyck De Vries. Charles Leclerc não rodou na última sessão e ficou em último.

Confira as declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos na Inglaterra:

Max Verstappen, líder: Verstappen vê “desempenho geral muito forte” em dia “positivo” de treinos na Inglaterra

Carlos Sainz Jr., segundo: “Foi uma sexta-feira desafiadora aqui em Silverstone. O TL1 foi bastante complicado por causa do vento e das condições da pista, mas completamos um bom programa e acho que isso nos ajudou a fazer um bom progresso no TL2. Precisamos continuar trabalhando no gerenciamento de pneus e no ritmo de corrida. Este deve ser o nosso principal ponto de foco amanhã, pois hoje pudemos ver que em uma volta não fomos tão ruins. No geral, estamos muito felizes com hoje, mas é claro que ainda há algum trabalho para fazer.”

Alex Albon, terceiro: Albon vê vento forte como determinante para top-5 da Williams no TL2: “É pior para os outros”

Sergio Pérez, quarto: Pérez celebra “bom carro” em treinos e já projeta “luta por pole” do GP da Inglaterra

Logan Sargeant, quinto: “Foi uma sexta-feira decente em Silverstone, apesar de ser bastante complicada com altas temperaturas e ventos fortes, tornando tudo  muito imprevisível ao longo da volta. Fizemos um bom trabalho para resolver isso, mas ainda há algumas melhorias a serem feitas antes de amanhã. De qualquer forma, foi um ótimo dia pilotando nesta pista incrível e estou ansioso por amanhã.”

Lewis Hamilton (Foto: AFP)

Lance Stroll, sexto: “Foi ótimo ir à pista em Silverstone hoje, não há lugar igual. Fizemos algumas alterações na configuração após o primeiro treino livre e o carro estava mais forte na segunda sessão. Ainda há algumas coisas para trabalhar hoje à noite, mas o ritmo parecia bom, então estou me sentindo positivo. Vamos ver o que o amanhã trará, pois parece que a temperatura vai cair e pode haver alguma chuva na região. Podemos ter uma classificação interessante pela frente!

Nico Hülkenberg, sétimo: “É rápido aqui, super dinâmico e também a direção do vento estava boa hoje ao passar por todos os trechos de alta velocidade. É impressionante a velocidade e a mudança de direção e as forças pelas quais passamos. Foi um dia bom hoje, o stint longo não foi tão ruim, mas eu estava quase sempre sozinho, então não é totalmente representativo para o domingo. Estamos tentando chegar um pouco mais longe nas corridas longas e encontrar um pouco mais de ritmo, gerenciamento de pneus e ver o que podemos fazer. Acho que o ritmo de uma volta parecia bom, mas precisamos nos concentrar no que podemos fazer melhor na corrida para extrair o máximo.”

Pierre Gasly, oitavo: “Em primeiro lugar, é muito prazeroso pilotar em um circuito tão incrível na frente de tantos fãs. Mesmo em uma sexta-feira, as arquibancadas estavam cheias em cada curva, e isso é realmente bom de ver. Na pista, foi um dia sólido para nós, sem problemas reais, e seguimos nosso plano de treinos conforme esperado. Certamente acredito que há mais por vir, logo estou ansioso para o treino de amanhã para continuar testando coisas e encontrar melhorias antes da classificação.

Oscar Piastri, nono: “Eu diria que foi um dia bastante produtivo. Ainda precisamos fazer algum trabalho para colocar o carro no ponto ideal, mas acho que no geral foi bastante sólido. Teremos de ver o que podemos ajustar para amanhã. O tempo está desempenhando um papel importante, então veremos o que podemos fazer amanhã, mas no geral, não foi uma sexta-feira ruim, um bom primeiro dia com o carro atualizado.

Fernando Alonso, décimo: Alonso diz que vento complicou dia, mas garante que “há mais por vir” na Inglaterra

Guanyu Zhou, 11º: “As atualizações que trouxemos para a Inglaterra parecem estar funcionando como esperávamos; claro, é difícil fazer previsões com base nos treinos: descobriremos onde realmente estamos apenas quando a classificação começar. Hoje foi tudo sobre entender essas novas peças e testar diferentes configurações. Lutei um pouco com o equilíbrio, mas, no geral, acho que 11º é um resultado decente – e se conseguirmos ajustar cada detalhe, estou confiante de que seremos capazes de extrair muito mais do nosso carro. Hoje a noite todo o nosso trabalho será revisar os dados que coletamos hoje e analisá-los para dar mais um passo adiante amanhã.”

Fernando Alonso (Foto: AFP)

George Russell, 12º: “Definitivamente não é a nossa melhor sexta-feira. Acho que as condições serão diferentes amanhã. Temos de descobrir o que estava acontecendo porque o ritmo no TL1 parecia razoável no [pneu] médio. Achamos que ia melhorar se usássemos o macio. Mas no TL2 não estávamos em lugar nenhum. Precisamos entender isso. Definitivamente fizemos algumas mudanças do TL1 para o TL2. Mas talvez isso não tenha sido suficiente para equilibrar as condições. Foi definitivamente uma tarde difícil. Está ventando muito no momento, todo mundo está falando sobre isso. As condições são um verdadeiro desafio, então não há muito a dizer sobre a atualização. Mas saberemos com certeza onde estamos na classificação.”

Esteban Ocon, 13º: “É bom voltar a pilotar nesse circuito icônico. Silverstone sempre tem um fluxo [de ar] tão bom e é incrível atacar algumas dessas combinações de curvas fantásticas com total aceleração. Em termos do nosso dia de hoje, acho que aprendemos muito com as duas sessões de treinos livres e adquirimos alguns bons dados para determinar a direção que precisamos seguir na configuração do carro para amanhã. As condições climáticas provavelmente serão diferentes para a classificação e talvez até para a corrida, então isso é algo que todas as equipes ficarão de olho com certeza. Temos muito trabalho pela frente antes de amanhã, mas estou confiante de que estaremos em boa forma.”

Lando Norris, 14º: “Um dia um pouco complicado. Lutei um pouco com o equilíbrio e a confiança do carro. Não foi o melhor começo, mas ainda temos muito tempo para trabalhar nisso. Provavelmente não estamos no mesmo nível que estávamos na Áustria, mas sabemos que podemos tirar mais proveito do carro.”

Lewis Hamilton, 15º: Hamilton mostra frustração com desempenho na Inglaterra: “Carro difícil de pilotar”

Valtteri Bottas, 16º: “ Hoje, assim como na maioria das sextas-feiras, foi tudo sobre aprendizado. As atualizações que trouxemos aqui parecem ter nos dado um pouco mais de downforce; é um passo em frente, mas não somos a única equipa que trouxe peças novas este fim de semana e, mais uma vez, vimos como as equipes do meio do pelotão estão próximas. Acho que ainda há algum trabalho a fazer durante a noite para otimizar ainda mais este pacote, a fim de encontrar aquele desempenho extra que pode fazer a diferença. Amanhã será crucial fazer uma classificação perfeita, para nos colocarmos em uma posição favorável no grid e esperamos entrar na disputa por pontos no domingo.”

Oscar Piastri (Foto: McLaren)

Kevin Magnussen, 17º: “É normal focar no acerto e nos pneus na sexta-feira. Acho que parecíamos um pouco fracos hoje, mas, novamente, Nico fez um tempo de volta muito bom. Há algo que podemos aprender com isso, espero. Sabemos que nosso carro geralmente pode fazer uma volta boa, mas depois sofre na corrida. Acho que meu foco está realmente no final do dia, mais no ritmo de corrida e no desempenho dos pneus.”

Yuki Tsunoda, 18º: “Com um número tão grande de peças novas que introduzimos, leva tempo para entendê-las. Definitivamente, vimos algumas melhorias em algumas áreas, e usaremos a noite de hoje para analisar os dados que coletamos hoje. Se eu conseguir chegar ao Q2 amanhã e estiver próximo do 11º lugar, ficarei feliz. É claro que seria ainda melhor estar no Q3, mas primeiro temos de garantir a classificação para o Q2. Esse é o meu objetivo no momento.”

Nyck De Vries, 19º: “No TL1 realmente parecia ok, o TL2 foi um pouco mais difícil. Não somos os únicos que trouxemos atualizações, descobriremos amanhã onde estamos quando todos juntarem e derem o melhor para a classificação.”

Charles Leclerc, 20º: “Embora a sensação no carro tenha sido boa com pouco combustível, ainda temos algum trabalho a fazer para melhorar nosso ritmo de corrida. Esperamos dar alguns passos em frente até amanhã, embora as condições sejam muito diferentes, pois esperamos que chova. É uma pena que eu não tenha participado do TL2 porque faltam algumas simulações de corrida para domingo, mas vamos trabalhar para maximizar o que temos na preparação para a classificação e a corrida de qualquer maneira.”

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Amanhã, o terceiro e último treino livre para o GP da Inglaterra está marcado para as 7h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação é a partir das 11h. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.