Verstappen bate Sainz por pouco e lidera TL2 da F1 na Inglaterra. Mercedes sofre

Max Verstappen voltou a liderar no segundo treino livre, mas viu Carlos Sainz ficar no mesmo décimo. Williams foi surpresa positiva, enquanto Mercedes decepcionou na Inglaterra

Ainda que o resultado final não tenha mostrada nada de muito revelador para o que se espera do GP da Inglaterra de 2023, o segundo treino livre desta sexta-feira (7), em Silverstone, teve elementos bastante interessantes para o começo dos trabalhos. Para ficar claro, isso quer dizer apenas para além do primeiro lugar: esse ficou mesmo com Max Verstappen, com sempre tem sido na temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Só que, desta feita, a Red Bull não conseguiu colocar os dois carros nas primeiras posições. Mais que isso: Carlos Sainz se aproximou bastante e ficou somente 0s022 atrás do 1min28s078 de Verstappen.

A maior supresa esteve em seguida: a Williams. Alexander Albon havia mostrado força com o terceiro posto do TL1, mas conseguiu repetir a colocação e ficar somente 0s218 atrás de Verstappen. Se Sergio Pérez foi o quarto, Logan Sargeant pôs a outra Williams logo na quinta posição.

Atrás disso, o azarado Lance Stroll, que teve uma quebra no retrovisor e tomou uma pedrada num dedo, mas ainda foi sexto colocado. Nico Hülkenberg, Pierre Gasly, Oscar Piastri e Fernando Alonso fecharam o top-10.

Outro dos elementos interessantes esteve nos problemas de confiabilidade. Charles Leclerc sequer foi à pista por conta de uma questão elétrica na Ferrari #16, que ficou presa nos boxes ao longo da hora. Lando Norris apresentou a segunda dificuldade da atualizada McLaren no dia e também teve o carro parado por boa parte da atividade.

A grande decepção foi a toda atualizada Mercedes, que não conseguiu entrar no top-10 em momento algum. George Russell e Lewis Hamilton foram, respectivamente, 12º e 15º colocados.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Amanhã, o terceiro e último treino livre está marcado para as 7h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação é a partir das 11h. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

Max Verstappen mandou no dia em Silverstone (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi o TL2 do GP da Inglaterra:

A insana programação das atividades em Silverstone na sexta-feira fez com que, logo de saída, a Fórmula 1 atrasasse em cinco minutos o começo do segundo treino livre. Tempo apenas para limpar a pista após a classificação da F2, que terminou apenas minutos antes. A temperatura ambiente estava em 27°C, com 41°C no asfalto, no momento em que a sessão foi iniciada. O horário era 12h05 (de Brasília), 16h05 locais.

Sem mais tempo a perder, quase todos os pilotos saíram logo que apareceu bandeira verde. Lewis Hamilton e Kevin Magnussen demoraram apenas instantes a mais, enquanto Charles Leclerc tinha problemas de ordem elétrica no carro da Ferrari e seguia nos boxes.

Sem tempo a perder, a Red Bull assumia a dianteira com Max Verstappen. Diferente do TL1, quando meio grid surgiu de pneus duros, a escolha principal era pelos médios no TL2. Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Alexander Albon, Lance Stroll, Nico Hülkenberg e Nyck de Vries eram os diferentes.

De Vries saiu da pista no TL1 e terminou mesmo assim com rendimento melhor que Tsunoda, e quase repetiu a parte de viajar na brita. Precisou salvar no braço uma chicoteada do carro na Maggotts.

Pérez chegou a tomar a ponta de Verstappen por instantes, mas finalmente alguém superou a Red Bull. Difícil esperar que fosse por muito tempo, mas Carlos Sainz cravava 1min29s083 e pintava na frente. Enquanto isso, na outra Ferrari, um coletivo de mecânicos trabalhava por dentro do carro de Leclerc, já sem a tampa do motor, enquanto o piloto estava fora do carro, sem capacete.

Charles Leclerc nem foi à pista (Foto: Ferrari)

A Alfa Romeo não fez nenhum barulho no TL1 e apareceu de maneira negativa no treino da tarde inglesa. “Algo está quebrado”, relato Guanyu Zhou ao time. Aliás, é o primeiro dia de Zhou na pista de Silverstone após o acidente assustador do ano passado.

O primeiro a colocar pneus macios foi Fernando Alonso. Logo na primeira tentativa, pôs a Aston Martin no segundo posto, 0s051 atrás de Sainz. Antes que pudesse tentar de novo, porém, veio Verstappen de macios para anotar 1min28s078 e reassumir o controle da atividade. Alex Albon reforçou a impressão da manhã e foi melhor que Pérez e Alonso para chegar em segundo. Logan Sargeant virou em quarto, à frente de Alonso.

Com exatos 30 minutos passados e outros 30 pela frente, Verstappen tinha o melhor tempo com vantagem de 0s022 para Sainz, que conseguira baixar a volta. Albon, Pérez, Sargeant, Stroll, Hülkenberg, Pierre Gasly, Oscar Piastri e Alonso formavam o top-10.

“Estou com o retrovisor quebrado”, avisava Stroll no rádio da Aston Martin. O espelho do canadense se partiu durante a volta rápida. Falando em voltas velozes, Hamilton entrou nos boxes para colocar pneus macios e partir para a dele. Mas virou apenas o 11º tempo após duas voltas.

Além de Leclerc na Ferrari, a McLaren também tinha problemas com Lando Norris. Vários mecânicos cercavam o carro para averiguações, inicialmente não informadas pela equipe. É bom lembrar que Piastri sofreu com um problema hidráulico nos minutos finais do TL1. Ainda que o ritmo da McLaren tenha começado encorajador com as atualizações, os problemas de confiabilidade eram bastante presentes.

Alex Albon foi novamente o terceiro colocado com a Williams (Foto: Williams)

Mesmo com menos correria nos boxes da Ferrari, Leclerc nem colocava o capacete. Com pouco mais de 20 minutos de treino ainda pela frente, parecia improvável que o monegasco fosse participar. As dificuldades também estavam na Mercedes. George Russell foi outro que não conseguiu virar um dos dez melhores tempos de pneus macios.

Se antes tinha sofrido com a quebra inesperada do retrovisor, agora Stroll avisava que estava com um dedo machucado. “Uma pedra me acertou”, disse. Que azar…

Após a sessão passar de 35 minutos, quase nada acontecia. As voltas rápidas rarearam em prol de simulações de corrida e nenhum grande problema se apresentava. Assim, mesmo nos últimos dez minutos, a Williams mantinha os dois carros no top-5.

Os resultados em nada mudaram nos últimos minutos, com a Mercedes realmente vivendo um miserável dia em Silverstone mesmo com o W14 atualizado. A única coisa diferente que aconteceu no final foi um furo de almanaque no pneu dianteiro de De Vries, que passou direto numa das curvas da primeira parte da pista. Mas nada grave.

F1 2023, GP da Inglaterra, Silverstone, 2º Treino Livre:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda 1:28.078 26
2C SAINZ JRFerrari 1:28.100+0.02229
3A ALBONWilliams Mercedes 1:28.296+0.21829
4S PÉREZRed Bull Honda 1:28.342+0.26429
5L SARGEANTWilliams Mercedes 1:28.766+0.68829
6L STROLLAston Martin Mercedes 1:28.866+0.78830
7N HÜLKENBERGHaas Ferrari 1:28.880+0.80227
8P GASLYAlpine 1:28.889+0.81127
9O PIASTRIMcLaren Mercedes 1:28.926+0.84829
10F ALONSOAston Martin Mercedes 1:29.134+1.05626
11G ZHOUAlfa Romeo Ferrari 1:29.225+1.14727
12G RUSSELLMercedes 1:29.238+1.16024
13E OCONAlpine 1:29.242+1.16423
14L NORRISMcLaren Mercedes 1:29.260+1.18224
15L HAMILTONMercedes 1:29.283+1.20524
16V BOTTASAlfa Romeo Ferrari 1:29.378+1.30027
17K MAGNUSSENHaas Ferrari 1:29.439+1.36119
18Y TSUNODAAlphaTauri Honda 1:29.483+1.40525
19N DE VRIESAlphaTauri Honda 1:29.571+1.49329
20C LECLERCFerrari    
  Tempo 107% 1:34.243+6.165 
🔴AO VIVO! F1 2023 na Inglaterra: tudo sobre os treinos livres | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.