Consultor da Red Bull reafirma "talento excepcional" e garante que "Verstappen é como Senna"

Helmut Marko, homem por atrás do programa de jovens pilotos da Red Bull, comparou Max Verstappen a Ayrton Senna e reafirmou confiança no talento do jovem

Consultor da Red Bull e principal responsável pelo programa de jovens pilotos da marca austríaca, Helmut Marko comparou com as habilidades do recém-contratado Max Verstappen com as do tricampeonato Ayrton Senna.

Verstappen vai se tornar o piloto mais jovem a estrear na F1. O holandês de 16 anos ingressou neste ano na escola da Red Bull e já foi imediatamente chamado para substituir Jean-Éric Vergne na Toro Rosso em 2015, ano em que vai correr ao lado do novato Daniil Kvyat.

Max Verstappen é o atualmente o vice-líder da F3 Euro (Foto: Red Bull)

O filho de Jos Verstappen já iniciou os testes com carro de F1 e deve andar ainda neste ano no GP do Japão, durante o primeiro treino livre em Suzuka, na próxima semana. A estreia, entretanto, ainda depende da superlicença concedida pela FIA.

Ao falar da promessa, Marko reconheceu o talento do jovem e o comparou com Senna. "Ele é muito parecido com Ayrton Senna", respondeu o consultor ao ser questionado sobre as qualidades do jovem.

"Max possui um talento excepcional, que surge apenas uma vez a cada década. E é um erro olhar apenas por sua idade. Ele tem falado com pessoas especializadas no desenvolvimento de jovens pilotos e eles me disseram que ele pensa mais como alguém de 22 anos do que de 16."

"E a respeito de suas habilidades, ele corre desde os quatro anos de idade, e isso profissionalmente. Por isso, esperamos que seja competitivo desde a primeira corrida", completou.

Marko também fez questão de minimizar as críticas e reafirmou a confiança no garoto. "Nós não estamos jogando na loteria, nós sabemos o que estamos fazendo. E o sucesso com outros pilotos nos dá essa certeza", acrescentou.

As imagens da carreira de Max Verstappen
#GALERIA(5082,78686)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.