Consultor põe política de lado, pede calma na Red Bull e avisa: “Meta é 4º título seguido”

Helmut Marko avaliou que acalmar a Red Bull é “urgentemente necessário”. Dirigente lembrou a defesa que recebeu de Max Verstappen e destacou o valor que dá a uma postura como essa

Consultor da Red Bull, Helmut Marko tirou o pé do acelerador e avaliou que é hora de acalmar a equipe dos energéticos. O dirigente acredita que é hora de deixar a política de lado e focar na conquista do quarto título seguido na Fórmula 1.

O time rubro-taurino enfrentou semanas para lá de tumultuadas neste início de temporada, principalmente após uma denúncia de comportamento inapropriado feita contra Christian Horner por uma funcionária da Red Bull. O dirigente britânico passou ileso da acusação e segue contando com respaldo da companhia, especialmente entre os acionistas tailandeses — que são maioria —, mas ficou evidente a disputa de poder entre o chefe da equipe e Marko.

Max Verstappen se posicionou a favor de Marko e própria permanência do #1 na equipe chegou a ser colocada em dúvida. Ainda que tenha um contrato de longa duração em vigência.

Às vésperas do GP da China, o consultor acredita que é hora de acalmar as coisas e focar apenas no desempenho na pista.

Christian Horner e Helmut Marko mediram forças em 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Questionado pelo jornal austríaco Kleine Zeitung sobre a situação atual da Red Bull, Marko respondeu: “Basicamente, é questão de acalmar a equipe. E isso é urgentemente necessário”.

“Como vimos na Austrália, se não entregarmos, a Ferrari está lá”, indicou. “Outros fatores também tiveram um papel, mas a meta tem de ser o quarto título em sequência. Todo o resto está subordinado a isso”, frisou.

O consultor evitou falar da briga por poder dentro da Red Bull e insistiu que a meta competitiva como prioridade.

“Essa é a política com a qual não estou preocupado no momento”, insistiu. “É tudo para vencer o próximo título”, acrescentou.

No entender de Marko, a performance dominante de Verstappen — que venceu três das quatro corridas do ano — não tem sido devidamente valorizada por causa do tumulto envolvendo a Red Bull.

“Ele está incrivelmente focado. Não precisa de uma equipe ao redor dele para ajudar essas situações”, avaliou. “Ele é uma exceção e tem só 27 anos. Ele faz o dele de qualquer forma e isso é bom”, considerou.

Ainda, Marko comentou a defesa que recebeu de Verstappen durante a passagem da Fórmula 1 pela Arábia Saudita.

“Aquele foi um grande sinal de lealdade. Eu, absolutamente, não desprezo isso, especialmente nos dias de hoje”, observou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Na sexta-feira (19), o treino livre está marcado para a 0h30 (de Brasília GMT-3). Depois, às 4h30, acontece a classificação da sprint. No sábado, a prova curta será meia-noite, com a classificação às 4h. No domingo, a largada está marcada para as 4h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.