Consultor da Red Bull vê “domínio de outro planeta” de Norris: “Tirou 1s por volta”
Helmut Marko, consultor da equipe austríaca, destacou que o RB20 “nunca teria feito os tempos” do MCL38 com pneus médios em Singapura
A Red Bull segue em busca de respostas para a superioridade recente da McLaren, que culminou na liderança do Mundial de Construtores e em mais uma vitória dominante de Lando Norris, no GP de Singapura. A vantagem final do piloto britânico, que chegou a quase 30s durante a prova, foi de 21s para Max Verstappen, provocando Helmut Marko a falar que o domínio do inglês “é de outro planeta”.
O consultor da Red Bull destacou que o ritmo do MCL38 com pneus médios era “de um mundo totalmente diferente” e que a McLaren de Norris estava “tirando de 0s9 a 1s” por volta. Marko também afirmou que, mesmo em uma situação ideal, o RB20 nunca marcaria os mesmo tempos da equipe papaia.
Marko também exaltou o ritmo de Charles Leclerc, afirmando que o monegasco “estava tão rápido ou mais rápido” que Norris no segundo stint. Por isso, o austríaco valorizou o segundo lugar conquistado por Verstappen em Marina Bay.
“O domínio do Lando é de outro planeta, especialmente com pneus médios. Ele nos tirou de 0s9 a 1s por volta. Mesmo que o carro tivesse sido otimizado, não poderia ter feito aqueles tempos com pneus médios. E todos nós estamos nos perguntando como fez isso”, comentou em entrevista ao Formel1.de.
“Quando Norris tira de nós 0s9 a 1s por volta, é um mundo totalmente diferente. Não se esqueça, no segundo stint, Leclerc foi tão rápido quanto Lando ou talvez um pouco mais. Então, para nós, o segundo lugar foi como uma vitória”, completou.
Em busca de uma melhor performance na sequência de circuitos de rua, a Red Bull introduziu atualizações ao assoalho antes do GP do Azerbaijão. Segundo Marko, foram atualizadas apenas “algumas partes”, o que resultou em “um passo na direção certa”.
“É um passo na direção certa, mas não é o suficiente. Eles trabalharam muito duro e obtiveram certos entendimentos. Não era um assoalho completamente novo, mas algumas partes dele eram novas. Mas acho que o fator decisivo será o desempenho em Austin. Há muitas outras coisas por vir”, concluiu.
Após a rodada em Singapura, a McLaren ampliou a vantagem na ponta do Mundial de Construtores e agora tem 516 pontos, contra 475 da Red Bull, que vem em segundo. Já entre os pilotos, Verstappen ainda lidera, com 331 tentos, seguido por Norris, que tem 279.
A Fórmula 1 agora só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: McLaren hoje sobra na F1, mas despreparo para vencer aproxima Verstappen do tetra