Ricciardo admite culpa por incidente com Sainz em Ímola: “Estraguei nossas corridas”

Daniel Ricciardo se envolveu em acidente com Carlos Sainz ainda na primeira curva que arruinou corrida de ambos, e admitiu culpa por tentar criar espaço e perder controle do carro

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: GP DA EMÍLIA-ROMANHA DE F1 | Briefing

Daniel Ricciardo tinha uma ótima oportunidade pela frente no GP da Emília-Romanha, disputado neste domingo (24), com a sexta colocação no grid de largada — apenas uma posição atrás de Lando Norris, seu companheiro de equipe. No entanto, os planos ruíram completamente ainda na segunda curva — quando o australiano se envolveu em um incidente com Carlos Sainz, e ambos viram suas chances na corrida acabarem.

Enquanto o piloto da Ferrari precisou abandonar, Ricciardo ainda conseguiu permanecer na disputa — ainda que com um carro bastante avariado. Após a prova, o australiano admitiu que cometeu um erro ao se posicionar para fazer a curva, o que influenciou no toque dado na traseira do carro do espanhol.

“Minha primeira impressão foi de que eu tinha sido empurrado contra o Carlos [Sainz], mas acho que eu mesmo fui em sua direção”, explicou. “De cabeça, você sabe que a curva 1 vai engarrafar, e tentei criar um pouco mais de espaço para mim mesmo na virada. Mas assim que cheguei, comecei a escorregar e fui indo à frente até que Carlos precisou virar e eu acertei sua traseira”, lamentou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ricciardo acerta Sainz logo na largada e causa entrada do safety-car (Vídeo: F1)

“Assim que o acertei, eu o vi girando e já pensei: ‘Ah, isso não é legal'”, admitiu. “Então, estraguei minha corrida e a dele. Obviamente tenho que me responsabilizar por isso, não acho que estava com as rodas travadas e acertei ele, as condições eram complicadas”, prosseguiu.

Ricciardo disse que vai assistir novamente o momento do acidente para entender se havia alguma forma de evitar o toque no piloto espanhol, mas aproveitou para adiantar que vai se desculpar junto a Sainz quando encontrar o rival. Daniel ainda afirmou que poderia ter sido mais conservador, mas acredita que essa decisão também poderia ter sido perigosa.

“Eu vou assistir à câmera onboard para ver se tinha algo que eu poderia fazer ou se estava mesmo tão escorregadio”, afirmou. “Não sei, talvez não houvesse [algo que pudesse fazer]. Dentro da cabeça, você pensa: ‘Poderia ter tido mais cautela, ter ido um pouco mais devagar'”, reconheceu.

Daniel Ricciardo teve domingo para esquecer na Emília-Romanha (Foto: McLaren)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Mas se você se torna essa pessoa, então alguém mais vai fazer o mesmo com você ou vai se projetar por dentro”, salientou. “Ser muito conservador às vezes significa se colocar em mais perigo, ao acabar sendo espremido ou algo assim. Mas vou assistir à onboard e encontrar Carlos para me desculpar. Uma desculpa não muda nada, mas ao menos por agora é tudo que eu posso fazer”, encerrou.

Agora, a Fórmula 1 volta apenas no próximo mês. Entre os dias 6 e 8 de maio, a categoria vai realizar o primeiro GP de Miami de sua história, na Flórida, na primeira das duas corridas programadas para os Estados Unidos em 2022.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.