Ricciardo evita rótulo de invencível, mas diz que Red Bull quer “esmagar a competição”

Daniel Ricciardo acredita que o RB20 da Red Bull será um carro vencedor, mas avaliou que é cedo para dizer que a equipe vai vencer todas as corridas da temporada 2024 da Fórmula 1. Ainda assim, australiano considerou que, com as atualizações preparadas para este ano, os rubro-taurinos quiseram “esmagar a competição”

Daniel Ricciardo acredita que é cedo para dizer que a Red Bull vai vencer todas as corridas da temporada 2024 da Fórmula 1, mas admitiu que o RB20 o deixou com a sensação de que os rubro-taurinos querem “esmagar completamente a competição”.

Dominante no ano passado, a Red Bull não se contentou com uma simples evolução do carro e arriscou com uma mudança de conceito. Ainda assim, os austríacos mostraram força na pré-temporada, ainda que Max Verstappen tenha encerrado os testes no Bahrein apenas em quarto, 0s433 atrás de Charles Leclerc, o líder.

Relacionadas


Questionado pela publicação inglesa Autosport se ficou surpreso com o trabalho da Red Bull no RB20, Ricciardo respondeu: “Rio, pois estou surpreso, mas não estou”.

“Sinto que é uma equipe que opera no melhor quando está vencendo. Sinto que, quando estão vencendo, é como se quisessem simplesmente esmagar completamente a competição”, avaliou. “Não é tipo: ‘Ok, agora estamos vencendo. Vamos sair de férias’. É mais: ‘Vamos colocar os pés no chão’. Acho que foi isso que eles fizeram esse ano. Depois da temporada mais dominante em 2023, agora eles aparecem com carro que até eu pensei ‘uau’”, acrescentou.

Daniel Ricciardo elogiou o trabalho e mostrou admiração por Adrian Newey (Foto: RB)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ricciardo, que foi titular da Red Bull entre 2014 e 2018, elogiou o trabalho da equipe liderada por Adrian Newey, o projetista da equipe.

“Acho que eles fizeram — meio que — mais atualizações do que qualquer um, e isso realmente diz alguma coisa. Olha, eu amo ver Adrian perto do carro e tal. E nem me sinto mal em destacar Adrian, pois sei que é mais do que só Adrian, mas ele, obviamente, é uma grande parte disso. E é muito legal de ver”, comentou. “Sendo parte da família ou não, eu só, como fã, amo ver esse tipo de abordagem e resposta a um ano tão forte. De certa forma, você tem de admirar. Sei, obviamente, que para os fãs assistindo no sofá, é meio que ‘Ah, quero alguém que desafie a Red Bull neste ano’, mas você tem de admirar a abordagem deles”, defendeu.

Mesmo vendo mais um salto da equipe de Verstappen e Sergio Pérez, Ricciardo não está 100% certo de que a Red Bull será capaz de vencer todas as corridas da temporada, algo que não atingiu no ano passado.

“Parece quase impossível”, avaliou. “Só porque são muitas corridas, aí pode chover ou não. Por mais que tenham trazido um novo carro para a temporada — e tenho certeza que será um carro vencedor — acho que é muito cedo para ter certeza de que será dominante como no ano passado”, acrescentou.

“Eles vão vencer corridas. Tenho certeza. Mas não diria ainda que será imbatível”, ponderou. “Acho que a Fórmula 1 é imprevisível demais para serem imbatíveis. Acho que vão se sair muito bem, mas é muito cedo para ter essa confiança”, concluiu.

Fórmula 1 abre a temporada 2024 no próximo fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.