De entrada em nova fase, Renault anuncia saída do presidente Jérôme Stoll

A divisão esportiva da Renault será rebatizada de Alpine e, desta maneira, começa a se reorganizar internamente com a saída de Stoll

A Renault aproveitou esta terça-feira (15), para anunciar a saída de Jérôme Stoll do cargo de presidente da divisão de esportes da fábrica francesa. Stoll esteve no cargo desde 2016, quando a Renault voltou a fazer parte do grid da Fórmula 1 como equipe de fábrica. Agora, deixa o cargo após cinco anos e a melhor temporada desde o retorno.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Além da Fórmula 1, Stoll também supervisionou sucesso da montadora na Fórmula E antes de entregar as rédeas daquele time para a companhia-irmã Nissan. A partir do ano que vem, a Renault será rebatizada de Alpine para todas as atividades esportivas.

“Esses últimos cinco anos como presidente da Renault Sport foram muito intensos. Assumir o desafio de reconstruir uma equipe de Fórmula 1 é difícil, leva tempo, comprometimento e determinação sem esmorecer. O primeiro passo foi dado com equipe e pilotos que, agora, todos podem ver no pódio”, afirmou.

“Agradeço o privilégio de ser parte de todas essas mudanças e nosso progresso. O esporte a motor, mais ainda na Fórmula 1, é, acima de tudo, uma aventura humana, encontros e laços são forjados, alegria, decepções e recompensas de valor inestimável. Os títulos da Fórmula E, ver pilotos guiando nossos carros na Eurocup ou na Copa Clio são parte integral do que tem sido uma experiência maravilhosa”, seguiu.

FERNANDO ALONSO; F1; TESTE DE NOVATOS; ABU DHABI;
A chegada de Alonso abre a nova fase Alpine (Foto: Renault)

“Devo muito a cada colaborador desta companhia. Estão comprometidos e determinados a dar o melhor à nossa marca e fazer com que nossos valores brilhem. Um novo capítulo está se abrindo com a Alpine, e estou certo de que o melhor ainda virá. Estou feliz e orgulhoso por ter feito parte desta aventura com tanta gente ótima”, finalizou Stoll.

Chefe da equipe na F1, Cyril Abiteboul também homenageou o ex-presidente. “Que longa estrada atravessamos juntos desde o começo do projeto até os pódios desta temporada. A paixão de Jérôme pela competição e sua lealdade pelas mulheres e homens de nossa equipe foi inestimável durante os últimos anos”, disse.

“O suporte e visão estratégica dele nos permitiram superar barreiras e avançar com nossas ideias por um ambiente cada vez mais complexo. Hoje, uma nova aventura começa com a Alpine e a equipe da F1 será um ativo gigante para desenvolver nossa marca. Obrigado, Jérôme, pela confiança, conselhos e lealdade”, encerrou.

A Renault terminou com a quinta colocação do Mundial de Construtores em 2020, mas duelou em igualdade de condições com McLaren e Racing Point, superou a Ferrari e foi a três pódios: com Daniel Ricciardo nos GPs de Eifel e da Emília-Romanha e com Esteban Ocon no GP de Sakhir.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.