Difusor à Williams: como Red Bull se inspirou até em algo do carro mais lento da F1

Mesmo dominante na nova era aerodinâmica da F1, grupo de engenheiros da Red Bull também observa as soluções apresentadas pelos adversários. Até da Williams

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O famoso lema “em time que está ganhando não se mexe” não vale na Red Bull. Mesmo com uma ampla vantagem sobre os adversários na atual temporada da Fórmula 1, a equipe austríaca apresentou no GP da Espanha uma atualização no desenho do difusor do assoalho da RB19. E para surpresa dos especialistas, a mudança do conceito aerodinâmico foi inspirada na Williams FW43B, modelo de 2022 do time de Grove e que ficou em último lugar no campeonato ao somar apenas 8 pontinhos.

Desde a chegada do novo regulamento técnico que revolucionou a concepção dos carros de F1 a partir do ano passado, as equipes estão em busca de melhor absorver as vantagem da passagem do fluxo de ar que causa o efeito-solo. Um dos sistemas principais para melhor aproveitamento da circulação de ar que vem da frente para a traseira do carro é o conjunto assoalho-difusor.

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Com novo design no difusor da RB19, Max Verstappen dominou o GP da Espanha (Foto: Red Bull Content Pool)

Como apresentado desde o ano passado, mas exposto de maneira mais evidente a partir da 12ª etapa do campeonato de 2022, o GP da França, a combinação assoalho-difusor da Red Bull é o mais eficiente da F1 e tem gerado nas equipes adversárias um trabalho constante para desenvolver um conceito semelhante, com a finalidade de diminuir a desvantagem ou, até mesmo, superar a rival em pista.

Porém, a Red Bull também está atenta aos desenhos aerodinâmicos dos adversários e, de acordo com o engenheiro-chefe da equipe, uma atualização no difusor, com cantos superiores e uma curvatura maior, apresentada na dominante vitória de Max Verstappen no GP Espanha, foi inspirada na solução desenvolvida no FW43B, esquecível carro da Williams de 2022.

“Houve um pequeno aumento na carga local em direção à borda traseira nos cantos superiores do difusor, com um perfil mais curvo inspirado em designs de concorrentes”, começou o engenheiro-chefe da Red Bull, Paul Monaghan, em entrevista à revista inglesa Autosport. “Se você observar, o design do assoalho foi usado no início de 2022. Lembro-me de que a Williams o utilizou bastante no início, assim como outras equipes”, acrescentou.

Red Bull tem ampla vantagem sobre as adversárias na temporada 2023 da F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

A mudança no difusor estava em pauta para ser aplicada desde o ano passado no RB18, mas depois de não conseguirem aplicar o conceito ao design do ano passado, a modificação na traseira do carro casou com o desenho do assoalho do RB19. “Na época, não funcionou muito para nós, mas olhamos para ele algumas vezes e é um pequeno benefício. Parece uma mudança um pouco maior do que realmente é, porque está chegando na parte traseira do assoalho”, revelou.

Apesar da ampla vantagem sobre os adversários desde o início da nova era aerodinâmica da F1, Monaghan reconheceu que a Red Bull não domina todos os setores de desenvolvimento do carro, logo, a equipe precisa estar atenta também às soluções técnicas apresentadas pelos adversários. “Você não pode acreditar que tem a melhor solução em todas as áreas do carro quando o coloca pela primeira vez na pista”, explicou.

Por fim, o engenheiro-chefe da Red Bull afirmou que a mudança não causa tanto impacto no rendimento em pista. “Portanto, não é algo que influencia bastante, mas ajuda um pouco. E estamos bastante limitados em altura, onde podemos fazê-lo”, completou.

F1 volta no próximo fim de semana, entre os dias 16 e 18 de junho, com o GP do Canadá. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

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