Red Bull descarta troca de diretor por acordo com McLaren: “Não está indo com motor”

Chefe da Red Bull, Christian Horner afasta ideia de que ida do ex-diretor de engenharia para McLaren não tem relação com acordo de motores

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Três dias antes do início das atividades de pista para o GP da Espanha, a McLaren anunciou Rob Marshall, ex-diretor de engenharia da Red Bull, como novo diretor-técnico da equipe a partir da temporada 2024. Apesar do vínculo de 17 anos com a equipe austríaca, a chegada de Marshall a Woking não está relacionada a qualquer possível parceria entre os times para desenvolvimento de motores visando 2026, de acordo com o chefe dos rubro-taurinos, Christian Horner.

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Desde 2006 no corpo técnico da Red Bull, Marshall foi uma dos responsáveis pela entrada da equipe no seleto grupo dos times de ponta da Fórmula 1. “Rob esteve conosco por 17 anos. E ele foi uma peça fundamental na construção da Red Bull Racing”, destacou Horner, em entrevista à revista inglesa Autosport.

Mesmo essencial na área de engenharia mecânica da Red Bull Powertrains, a divisão de motores da marca dos energéticos, fundada no ano passado, o ex-diretor não estava mais tão envolvido com o desenvolvimento dos motores da equipe. Ao menos é a história contada por Horner. “Nos últimos anos, ele passou para outros projetos e não esteve focado na Fórmula 1”, apontou.

McLaren ainda não definiu parceira de motores para 2026 (Foto: McLaren)

Horner rechaçou qualquer relação da saída de Marshall para McLaren com um acordo entre as partes para o fornecimento de unidades de potência da Red Bull PT em 2026, quando a equipe austríaca terá o apoio técnico da Ford e a F1 passará por uma nova mudança de regulamento no desenvolvimento de motores. Foi além ao se adiantar e afirmar que a marca não procura novos clientes além da equipe de fábrica e da AlphaTauri.

“Não, Rob não está indo com um motor”, ratificou Horner. “Nosso plano no momento é fornecer motores para duas equipes, porque não queremos nos sobrecarregar no primeiro ano. E, é claro, essas equipes provavelmente serão as duas de propriedade da Red Bull”, completou.

Questionado sobre a possível parceria técnica com a Red Bull, o chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, também negou qualquer negociação. “Posso confirmar que não há ligação”, iniciou. “Tivemos conversas com a Red Bull há alguns meses como parte da diligência prévia para explorar o que está disponível no mercado em termos de unidade de potência para 2026”, prosseguiu.

Stella aproveitou para revelar que está em conversas avançadas com a Mercedes para manter a parceira de fornecimento de unidades de potência para 2026. “No momento, estamos bastante avançados em nossas negociações com a HPP (High Performance Powertrains, divisão de motores da marca alemã). Portanto, não há conversas em andamento com a Red Bull”, finalizou.

Red Bull e McLaren retornam à pista nos próximos dias 16, 17 e 18 de junho para a disputa do GP do Canadá, oitava etapa da temporada 2023 da F1. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

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