Diretor da Renault cita mudanças no motor para 2015 e garante: “Vamos continuar progredindo ao longo do ano”

Diretor-esportivo da Renault, Remi Taffin avaliou que, mesmo limitada pelo regulamento da FIA, a montadora conseguiu fazer todas as mudanças que julgava necessárias no motor V6 Turbo para a temporada 2015 da F1. Dirigente garantiu que a unidade de potência francesa seguirá melhorando ao longo do ano

Depois de uma performance abaixo da expectativa na temporada 2014, a Renault tratou de renovar sua unidade de potência para voltar mais forte neste ano. 
 
De acordo com Remi Taffin, chefe de operações da montadora francesa, a Renault conseguiu fazer todas as modificações que julgava necessárias, mesmo limitada pelas diretrizes da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). 
Renault se mostrou satisfeita com a evolução de seu motor (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Segundo o regulamento do Mundial, cada uma das fábricas presentes no grid de 2014 — Renault, Mercedes e Ferrari — poderá trocar até 32 tokens em 2015, o que representa 48% de todo o pacote do motor. 
 
 “Durante o inverno, nós realmente conseguimos mudar tudo que gostaríamos”, contou Taffin em entrevista à emissora finlandesa ‘MTV3’. “A única limitação foi o número de peças, onde a FIA alocou um certo número de ‘tokens’ para o que você quer mudar”, explicou. 
 
Na visão do representante da Renault, entretanto, essas peças que podem ser alteradas representam mais o que esses 48%.
 
“Para as fábricas existentes, nós podemos mudar muitas coisas, seja no moto ou no sistema do ERS”, explicou. “Em resumo, nós podemos até mesmo construir um motor completamente novo”, continuou.
 
“Você poderia dizer que, em comparação com o ano passado, nós trocamos cerca de dois terços de peças, e, certamente, vamos continuar progredindo ao longo do ano”, concluiu Taffin.
PINTURA POR CARIDADE

A nova regra da FIA a respeito das trocas de capacetes ao longo do ano não intimida Sebastian Vettel.Piloto que ‘lançou a moda’ ao trocar frequentemente de capacete ao longo da carreira, Vettel vem usando um casco branco com a bandeira da Alemanha em destaque na pré-temporada com a Ferrari.

Mas dependendo de qual for a punição a ser paga pelo desrespeito a regra, o tetracampeão não deve abandonar definitivamente o hábito.

É VOCÊ, KIMI?

Kimi Räikkönen está sorridente e falante em 2015. É o que diz Maurizio Arrivabene, novo chefe da Ferrari, a respeito da postura do finlandês nos bastidores da equipe durante a pré-temporada. Mas o italiano aponta mais motivos para relatar porque tem certeza que verá o campeão de 2007 provando seu valor no campeonato deste ano. De acordo com Arrivabene, que fez sua primeira aparição como chefe da Ferrari em um circuito nesta semana em Barcelona, o principal fator é o carro. Kimi está bem mais confortável.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.