Domenicali afirma que não considera apenas Red Bull como grande rival da Ferrari em 2013

Stefano Domenicali, chefe de equipe da Ferrari, afirmou que não vê apenas a Red Bull como grande rival do time vermelho para 2013. O dirigente não descartou Mercedes e McLaren da briga

► As imagens do Wrooom, o evento que marca o início de ano de Ferrari e Ducati

Falando aos jornalistas sobre a temporada 2013 no Wrooom, tradicional evento da Ferrari de início de ano, Stefano Domenicali afirmou que não vê uma batalha única entre a equipe italiana e a Red Bull pelo título deste ano, repetindo o que aconteceu na parte final do último campeonato. Ainda que McLaren e Mercedes estejam em momento de muitas mudanças, o chefe da esquadra de Maranello se negou a descartá-las ao falar da luta pelo campeonato que começa na Austrália, em março.

A expectativa é ver como a equipe inglesa vai se virar com a perda de Lewis Hamilton para essa temporada, enquanto o mesmo acontece no time alemão, que contratou novos nomes para a parte técnica, além do próprio Hamilton. Embora a Ferrari e a Red Bull permaneçam com os times inalterados e tenham completado o fim da última temporada de maneira forte, Domenicali disse que não pode se dar ao luxo de não considerar as demais rivais. Quando perguntado se via apenas sua equipe e a adversária austríaca na briga, o dirigente respondeu: "No papel apenas, esse cenário parece correto."

Stefano Domenicali descartou uma briga única com a Red Bull em 2013 (Foto: Ferrari)

"Mas, como de costume, temos de ter muito, muito cuidado nessa área. Prefiro considerar todos os adversários que tivemos na temporada passada. Surpresas acontecem todos os anos", completou.

O italiano também falou do novo carro da Ferrari, que será apresentado no dia 1° de fevereiro, em Maranello. Domenicali adiantou que, como não há grandes alterações com relação ao regulamento técnico para 2013, o projeto vai abordar uma melhora no desempenho do sistema de escape. "É claro que, com a continuidade das regras, você não pode fazer mudanças revolucionárias do ponto de vista estético. E vamos focar a nossa atenção na tentativa de maximizar o efeito do escape, porque é onde se pode obter uma performance adicional", explicou.

O objetivo da equipe vermelha também é não repetir os problemas enfrentados no início da temporada passada. "Nós já começamos o trabalho de desenvolvimento do carro de 2013 no túnel de vento da Toyota e vamos trabalhar com esse túnel neste ano sem a preocupação ou necessidade de verificações e correções. isso vai nos permitir ter um trabalho mais eficiente e eficaz", concluiu.

Na temporada passada, a Ferrari enfrentou dificuldades com o próprio túnel de vento, que acabou prejudicando o desenvolvimento de várias pecas aerodinâmicas e atrasando a evolução do carro ao longo do campeonato.

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.